Projeto busca incentivar economia solidária de bens produzidos com recicláveis

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

Diante da necessidade de ampliar a reciclagem de lixo na cidade, o Projeto de Lei (PL) 170/2017, de autoria do vereador Ota (PSB), procura incentivar empreendimentos sustentáveis voltados à produção e comercialização de bens provenientes de materiais recicláveis ou reutilizáveis.

Aprovado em primeira votação, o PL sugere que as iniciativas propostas façam parte do Programa Municipal de Fomento a Empreendimentos Ecoambientais de Economia Popular Solidária.

A justificativa do Projeto menciona que, segundo dados da Prefeitura, a capital paulista gera em média 20 mil toneladas de lixo diariamente. Desse total, 12 mil toneladas correspondem a resíduos domésticos, porém apenas 7% são reciclados.

A proposta estabelece ainda que serão considerados empreendimentos econômicos ambientalmente sustentáveis e solidários aqueles organizados sob a forma de cooperativas, associações e grupos comunitários para geração de trabalho e renda. O Projeto esclarece que o fomento ao programa proposto poderá vir de várias fontes, como dotações orçamentárias do município ou doações de pessoas físicas e jurídicas.

Segundo o autor do PL, o programa reduzirá o impacto ambiental provocado pelo descarte e destinação incorreta dos resíduos sólidos urbanos. E melhorará a qualidade de vida dos moradores na região onde for implantado.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Ota. No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também