Programa Animal Legal proposto sugere censo bienal de pets em São Paulo

DA REDAÇÃO
DANIEL MONTEIRO

O PL (Projeto de Lei) 583/2018, de autoria do vereador Souza Santos (PRB), propõe a criação do Programa Animal Legal, para realizar, a cada dois anos, o censo populacional dos animais domésticos no Município de São Paulo.

Além do controle estatístico da população animal, o intuito do PL proposto também é localizar, cadastrar e orientar os proprietários dos animais domésticos sobre os cuidados e a necessidade de controle das zoonoses.

Em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, a iniciativa surgiu a partir da inclusão dos pets no Censo populacional realizado em 2015 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O levantamento do IBGE mostrou, entre outras tendências, que o crescimento da população de animais domésticos é maior do que a taxa de natalidade infantil na capital. Por conta disso, argumenta o PL, é necessário estabelecer o controle e planejamento em relação aos animais domésticos da cidade.

O Projeto também trata de prevenção aos maus tratos, guarda negligente e controle de zoonoses. Para tanto, propõe a criação de legislação especifica que promova o controle desses animais, bem como o registro nos órgãos municipais competentes. E abre ainda a possibilidade de parcerias com a sociedade civil e universidades, para fomentar políticas públicas voltadas aos animais domésticos.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Souza Santos (PRB). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também