Projeto autoriza Executivo a fechar acordos para evitar litígio

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

Com o intuito de superar uma lacuna regulatória, o PL (Projeto de Lei) 472/2017, de autoria da vereadora Janaína Lima (NOVO), autoriza o Poder Executivo a realizar acordos e transações para prevenir ou encerrar litígios judiciais.

A iniciativa parte da constatação de que o município de São Paulo participa, como polo ativo ou passivo em disputas legais, de centenas de milhares de ações em tramitação nas diversas instâncias do Poder Judiciário, representadas, em juízo, pela Procuradoria-Geral do Município.

De acordo com a autora do PL, apesar da existência de inúmeras formas de resolução de litígios judiciais – como a transação, mediação e conciliação – a capital possui uma grave lacuna legislativa, pois não há marco legal que regulamente a autorização para o Executivo encerrar litígios por meio de acordos.

O objetivo da proposta é criar uma autorização da legislação municipal, de modo que os procuradores municipais possam celebrar os acordos. Com isso, o Executivo poderá colaborar com o Judiciário, por meio da adoção de medidas efetivas de diminuição de litígios, com a aplicação da legislação federal em vigor.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação da vereadora Janaína Lima (NOVO). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com a Vereadora”.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também