Mães em idade escolar podem ter vaga garantida na unidade dos filhos

JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

Mães e filhos em idade escolar poderão estudar na mesma unidade de ensino, caso seja aprovado e sancionado o PL (Projeto de Lei) 520/2018, de autoria do vereador Rinaldi Digilio (PRB).

A iniciativa valerá apenas para crianças de até seis anos de idade.

Em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, o PL estabelece que as unidades de ensino da rede pública municipal de educação deverão disponibilizar as vagas para as mães no mesmo período das aulas dos filhos no Ensino Fundamental.

No caso de crianças em creches públicas, o projeto diz que elas deverão estar matriculadas no mesmo horário das aulas das mães, condicionadas à presença da respectiva aluna em sala de aula.

Na justificativa do projeto, o vereador menciona que a gravidez na juventude, apesar de ter caído recentemente, ainda são relativamente altos com índice superior a 7 milhões de mulheres na adolescência no Brasil. O documento assinala ainda que quase 40% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres. Ainda segundo o texto do PL, em dez anos, também cresceu o número de mulheres sem cônjuge.

Segundo o vereador, diante desses números, as mães se prejudicam faltando às aulas e deixando as instituições de ensino, o que tende a atrapalhar a sua formação profissional.

“Assegurando a vaga em CEI, as mães conseguem conciliar o tempo de ensino com o cuidado dos profissionais adequados com seus filhos, realizando atividades de entretenimento, alimentação e demais formas de atividades voltadas a essas crianças”, aponta a justificativa do projeto.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Rinaldi Digilio (PRB). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também