Desembargador Thompson Flores recebe título de Cidadão Paulistano

André Moura/CMSP

Presidente do TRF-4, Desembargador Thompson Flores, recebe título de Cidadão Paulistano

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

Em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (6/5), o presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, foi homenageado com a entrega do Título de Cidadão Paulistano. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo.

Thompson Flores, 56 anos, nasceu em Porto Alegre. Membro de uma família de longa tradição no mundo jurídico, o desembargador se formou na Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 1985, com ênfase em direito processual civil.

Autor de diversos trabalhos jurídicos publicados em revistas especializadas, Thompson Flores foi nomeado, em maio de 2001, desembargador federal do TRF-4 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Eleito presidente do TRF-4 pelo plenário do tribunal para o biênio 2017-2019, sua gestão tem sido reconhecida por profissionais da área.

Um das honrarias concedidas pela Câmara Municipal de São Paulo, o título de Cidadão Paulistano busca reconhecer a contribuição de pessoas nascidas em outras cidades, mas que desenvolvem trabalhos e ações significativas para a capital paulista.

Em seu pronunciamento, o desembargador Thompson Flores dedicou a homenagem aos demais profissionais do TRF-4. “Essa homenagem é muito significante. São Paulo é a cidade mais importante do Brasil e isso me deixa ainda mais orgulhoso. Mas compreendo que essa homenagem não é só à minha pessoa, mas sim a todo o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o qual eu tenho a honra de presidir”, declarou.

A Sessão Solene para a entrega do título foi uma iniciativa do presidente da Casa, vereador Eduardo Tuma (PSDB). “Nada mais justo do que reconhecer os serviços prestados à sociedade brasileira pelo desembargador Thompson Flores. A cidade de São Paulo hoje o adota como um filho, porque ele dedica sua vida a construir uma sociedade mais humana, justa e igualitária”, afirmou Tuma.

Presente à solenidade, a presidente do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), Therezinha Cazerta, elogiou o trabalho desenvolvido pelo desembargador homenageado. “O TRF-4 é bastante reconhecido pela sua eficiência, mas o empenho e capacidade de Thompson Flores conseguiram trazer avanços maiores ao tribunal, especialmente na área de tecnologia”, declarou a desembargadora.

Também presente à cerimônia, Paulo Dimas Mascaretti, secretário de Justiça do Estado de São Paulo, enalteceu a trajetória profissional do magistrado. “Hoje vemos o protagonismo do Judiciário em diversas ações. E o desembargador Thompson Flores faz um trabalho brilhante, conduzindo operações muito importantes neste momento”, disse o secretário estadual.

Ex-presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Nelson Calandra destacou o reconhecimento que a outorga do título representa. “Para nós, juízes, que dedicamos uma vida inteira a servir ao povo, é um momento de muito orgulho quando a sociedade reconhece esse trabalho e outorga um título como esse”, disse Calandra, que também presidiu a APAMAGIS (Associação Paulista dos Magistrados).

Representantes de entidades governamentais, jurídicas e personalidades públicas também estiveram presentes. Um dos convidados foi o general do Exército Maynard Marques de Santa Rosa, secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. “Essa é uma homenagem muito merecida porque ele, além de ser uma pessoa de reconhecida conduta ética, é um sábio da arte jurídica”, afirmou Santa Rosa.

Para o professor titular de direito civil da PUC-SP, José Manoel de Arruda Alvim Netto, desembargador aposentado, Thompson Flores é um juiz exemplar. “Além dos deveres usuais do magistrado, ele tem uma grande compreensão do Brasil e tem manifestações que demonstram esse conhecimento, com o propósito de melhorar o País”, disse Alvim Netto.

O ex-governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho também participou do evento. “São Paulo ganha um cidadão extremamente útil ao país. Thompson Flores é um homem íntegro, de uma família ilustre dentro da magistratura brasileira, e essa homenagem reconhece o trabalho que ele tem realizado”, afirmou o ex-governador.

“O desembargador Thompson Flores foi membro do Ministério Público por 11 anos. Para nós, é uma grande alegria que ele receba essa homenagem hoje”, declarou Renato Kim Barbosa, promotor de justiça do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo).

Professor de história e comentarista político, Marco Antonio Villa destacou a perícia técnica do homenageado. “Thompson Flores é uma referência pela competência jurídica e pela seriedade em momentos difíceis do cenário nacional. Então essa é uma homenagem justíssima da Câmara Municipal”, afirmou Villa.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também