Akihisa Kitagawa é homenageado pela Câmara

 

RenattodSousa

O músico e maestro japonês Akihisa Kitagawa chegou ao Brasil em 1962 apenas para buscar o pai doente, mas devido ao avanço da enfermidade foi obrigado a ficar no país. Nesta terça, 50 anos depois, ele foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo com o Título de Cidadão Paulistano, uma iniciativa do vereador Aurélio Nomura (PSDB).

É muito honroso receber essa homenagem. Eu nunca pensei nisso, até que o vereador Aurélio Nomura disse que eu tinha que receber esse título na Câmara. Não tenho palavras para agradecer. Gosto do Brasil, cheguei aqui há 50 anos, e tenho trabalhado desde então no intercâmbio de cultura Brasil e Japão, disse o homenageado.

No ano de sua chegada, Kitagawa foi contratado como convidado especial no rádio Brasil, onde coordenou a programação musical e as gravações dos programas a serem apresentados. Depois disso, foi convidado pelo deputado federal Yukishigue Tamura a ser seu secretário privativo, onde atuou por 16 anos.

Com a chegada do Karaokê ao Brasil, é convidado a orientar o canto na Associação Beneficente Feminina Esperança, maior grupo beneficente feminino da América do Sul.

Como presidente da Associação Nipo Brasileira de Cultura Musical, realizou durante 15 anos consecutivos, em conjunto com outras entidades musicais, o Concurso Musical Nacional com acompanhamento de conjunto. Foi ainda nessa entidade que ele inaugurou o Nipon Amateur Kayo Renmei do Brasil.

Desde 1997 a entidade envia os representantes do Brasil ao Japão para participar do Nihon Amaterur Kayo Sai Grand Prix Taikai. Nossos representantes já ganharam o Gran Prix de Melhor Intérprete por cinco vezes.

O vereador Aurélio Nomura destacou o trabalho que o professor desenvolveu em todos esses anos em prol da comunidade nipônica. Quando chegou ao Brasil, o professor Kitagawa buscou o campo das artes. Entendendo a necessidade de lazer e de buscar amenizar a saudade intensa que os imigrantes sentiam de seus parentes no Japão, o professor iniciou um trabalho com karaokê no Brasil. Além disso, ele traz essa aproximação dos povos e trabalha dentro da propagação e da divulgação da cultura da paz, tão importante nos dias de hoje, disse.

(07/08/2012 – 20h45)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também