Em PL, vereador propõe ação educativa sobre assento preferencial no transporte coletivo municipal

Aprovado em primeira discussão em Sessão Extraordinária, o PL (Projeto de Lei) 149/2018, de autoria do vereador Ricardo Teixeira (DEM), propõe a garantia dos assentos oferecidos no transporte público municipal de São Paulo para uso preferencial de idosos (acima de 60 anos), pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes e adultos acompanhados de crianças de colo.

O vereador explica que elaborou a proposta de lei porque a maioria dos usuários não costuma ceder os assentos comuns, sob o argumento de que já existem os preferenciais. Para ele, é uma questão de empatia.

“Um jovem de 20 anos tem mais vigor físico do que um senhor de 60 anos. Uma pessoa com os membros perfeitos tem mais equilíbrio do que uma com deficiência física. Por isso, defendo que, até criarmos a consciência coletiva de empatia, todos os assentos têm de ser preferenciais. Enquanto não existir a educação, deve perdurar a obrigação”, explicou Ricardo.

O PL tem finalidade educativa, com o objetivo de realizar campanhas educacionais e de conscientização a respeito do uso racional dos assentos no transporte coletivo. Avisos informativos com instruções sobre a legislação serão fixados nos veículos.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Ricardo Teixeira (DEM). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também