Audiência debate ampliação de corredores de ônibus

Luiz França/CMSP
ORDINARIADE_JUSTICAE_LEGISLACAO-18-022014-FRANCA-00237-72ABRE

Representante do Executivo, vereadores e moradores discutiram nesta quarta-feira, em audiência pública realizada na Câmara, o Projeto de Lei (PL) 17/2014, que prevê a construção de novos terminais de ônibus, como o do Itaim Paulista, na zona leste, e o alargamento de importantes avenidas da cidade, como a Nossa Senhora do Sabará, na zona sul, visando aumentar a velocidade média dos coletivos.

Moradores da zona sul questionaram o alargamento da avenida Nossa Senhora do Sabará, alegando que a obra trará desapropriações e desemprego à região. Em nenhum momento a gente está se posicionando contra esse corredor – o que queremos é que seja discutido. Defendemos que esse corredor seja feito ao lado da Nossa Senhora do Sabará, na avenida Miguel Yunes, salientou Luiz Augusto Barbosa, da Associação Comercial de São Paulo distrital Santo Amaro.

No caso do terminal do Itaim Paulista, o empresário Edson Coqueiro argumentou que o local escolhido vai gerar desapropriações e desemprego na região. Temos outros locais que poderiam ter sido escolhidos, por exemplo em áreas vazias. O local escolhido foi o Centro Comercial do Itaim Paulista, onde funcionam 300 empresas, que geram mais de 10 mil empregos. E tudo será demolido, disse.

Presente na audiência, o secretário municipal de Desenvolvimento, Fernando Mello Franco, garantiu que o projeto não prevê desapropriação de moradias ou de pontos comerciais da região. O Projeto de Lei não prevê desapropriações. A construção, por exemplo, de alguns corredores e mesmo do monotrilho do Estado – preveem. Mas esse PL não trata dessa questão, afirmou.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o vereador Goulart (PSD) também se posicionou contra o alargamento da avenida Nossa Senhora do Sabará. Fiquei contra por que sei que existem alternativas mais inteligentes e baratas, disse.

O vereador Floriano Pesaro (PSDB) se manifestou favorável à construção dos corredores de ônibus, desde que não causem impacto sobre empregos e moradias. Segundo o parlamentar, “O PSDB é favorável ao transporte coletivo, 100% favorável. O ônibus atrelado ao metrô é a grande solução para a cidade. Temos que trabalhar de forma coordenada. Ampliar corredores onde é possível ampliar, com menor impacto possível.

(19/02/2014 17h03)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também