Câmara concede Título de Cidadão Paulistano a ex-secretário estadual de Segurança Pública

Mozart Gomes | CMSP

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

Na noite desta segunda-feira, (23/11), o Legislativo paulistano recebeu diversas autoridades que participaram da solenidade de Entrega do Título de Cidadão Paulistano ao ex-secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho. A homenagem foi proposta pelo vereador Celso Jatene (PL).

“O Mágino cumpriu todas as tarefas na vida pública com louvor, dedicação, alegria e com o apoio da família. É importante a gente dizer que tem funcionário público que dedicou toda a sua vida para servir à população do Estado, do município ou do país da forma que se propuseram e merecem a nossa homenagem”, disse Jatene.

A Sessão Solene, que aconteceu no Salão Nobre do Palácio Anchieta, contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Eduardo Tuma (PSDB), do general João Camilo Pires de Campos, atual secretário de estado da Segurança Pública de São Paulo, do coronel da Polícia Militar, de Nivaldo Cesar Restivo, secretário de estado da Administração Penitenciária de São Paulo, de Mário Luiz Sarrubbo, procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo e de Paulo Penteado Teixeira Júnior, presidente da Associação Paulista do Ministério Público.

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, também fez parte da mesa e falou um pouco sobre o homenageado da noite. “Eu tive a oportunidade por mais de 30 anos de conhecer o Mágino e de ver a dedicação dele pela cidade de São Paulo. Mágino é um grande amigo. É na amizade que nós temos o exemplo, é na amizade que nós temos o companheirismo e é na amizade que nós sabemos quem está ao nosso lado para lutar por um país melhor, por uma São Paulo melhor.”

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com quem Mágino trabalhou, elogiou a iniciativa da honraria. “Quero aqui deixar meu abraço afetivo ao senhor Mágino. Essa é uma justa homenagem. É uma alegria fazer parte desta solenidade. São Paulo se engrandece com o seu novo filho”.

Perfil

Nascido em Bragança Paulista, interior de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 1984, ingressou no Ministério Público Estadual. Foi subprocurador geral de Justiça por duas vezes, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral e integrou o Conselho Superior do Ministério Público.

Mágino foi por quatro vezes secretário-executivo da Procuradoria Criminal, área de atuação em toda a carreira. Em janeiro de 2015, Mágino Alves Barbosa Filho ocupou o cargo de secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Em maio de 2016, assumiu como titular da SSP (Secretaria de Segurança Pública), permanecendo na pasta até dezembro 2018.

“Eu devo muito a essa cidade. Aqui estou desde seis meses de idade. Aqui tive minhas melhores experiências de vida. Aqui vivemos eu e minha esposa Maria Rita e tivemos o nosso amado filho João, que nos enche de orgulho. Também foi aqui em São Paulo que iniciei minha carreira no Ministério Público (minha segunda casa), onde permaneci por décadas antes de seguir outros desafios da minha carreira”, agradeceu o homenageado em seu discurso.

Para assistir à íntegra da Sessão Solene, clique aqui.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também