SP anuncia chegada de mais 5,5 milhões de doses da vacina Coronavac

MARIANE MANSUIDO
HOME OFFICE

Em coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (21/12), o Governo do Estado de São Paulo anunciou a chegada de insumos para a produção de  mais de 5,5 milhões de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e o laboratório Sinovac. O carregamento está previsto para esta quinta-feira (24/12) e, até o final do ano, a estimativa do governo é ter 10,8 milhões de doses, com a chegada de mais dois lotes na última semana de dezembro.

Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas reafirmou que a divulgação do estudo clínico da vacina e o pedido de registro à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) só serão realizados na quarta-feira (23/12), assim como, o pedido de registro da vacina à NMPA (National Medical Products Administration), instituição responsável pela regulação de medicamentos na China.

Também foi ratificado durante a coletiva que o calendário do Plano Estadual de Imunização, com início previsto para 25 de janeiro de 2021, permanece inalterado. Entre os planos para esse processo, está a ampliação do estoque de seringas e agulhas da Secretaria Estadual de Saúde.

Mais 100 milhões de seringas e 100 milhões de agulhas deverão reforçar o estoque no Estado. A medida busca evitar a falta de insumos ao sistema médico para atendimento da população.

Ainda de acordo com a Administração Estadual, permanece mantida a previsão de retorno às aulas presenciais em fevereiro de 2021.

Mais sobre o coronavírus

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta segunda-feira (21/12) a capital paulista contabiliza 15.260 vítimas da Covid-19.

Há, ainda, 462.927 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 670.157 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 656.068 pessoas receberam alta após passar pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo nesta segunda-feira.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde na Grande São Paulo, a atualização mais recente destaca que, nesta segunda, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 é de 67%.

Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social na cidade de São Paulo, no último domingo (20/12), foi de 44%.

Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

*Para ouvir a versão podcast do boletim Coronavírus, clique aqui

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também