Dia da Visibilidade Trans

Hoje, 29 de janeiro, é lembrado em todo o país o Dia da Visibilidade Trans. A data remete ao ano de 2004, quando um grupo de ativistas trans participou, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha nacional contra a transfobia.

À época promovida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a ação teve como objetivo ressaltar a importância da diversidade e respeito para o movimento trans, representado por travestis e transexuais.

Desde então, a data passou a marcar a luta pela garantia de direitos básicos e pelo reconhecimento da identidade das pessoas trans – especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A cidade de São Paulo possui diversos equipamentos sociais de acolhida e apoio à população trans do município, como os CAEs (Centros Especiais de Acolhida) Casa Florescer I e II.

Voltados para o acolhimento de mulheres transexuais e travestis em situação de rua, com funcionamento 24 horas, os equipamentos podem abrigar até 30 conviventes em situação de rua que tenham 18 anos ou mais e podem ser acessados por meio de encaminhamentos dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especial de Assistência Social), Centros POP, outros serviços socioassistenciais, demais políticas públicas e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

O objetivo é atender às demandas da população trans e estimular o processo de autonomia, assim como a reconstrução de vínculos familiares e comunitários. Os equipamentos visam também garantir o acesso desta comunidade aos serviços prestados pela rede socioassistencial, além de orientar sobre outros benefícios e políticas públicas.

Para marcar o Dia da Visibilidade Trans e discutir formas de fortalecer a rede de assistência para essa parcela da população, membras do coletivo Bancada Feminista e Quilombo Periférico visitaram a Casa Florescer II, localizada na Rua Capricho, 872, no bairro Vila Nivi. Mais detalhes você confere na matéria do repórter Felipe Palma da TV Câmara.

 

Serviço:

Casa Florescer I
Endereço: Rua Prates, 1101 – Bom Retiro
Horário: Aberto 24 horas
Telefone: (11) 3228-0502

Casa Florescer II
Endereço: Rua Capricho, 872 – Vila Nivi
Horário: Aberto 24 horas

DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também