Artigo: Os desafios do mercado de trabalho pós-pandemia

VEREADOR DR. SIDNEY CRUZ (SOLIDARIEDADE)

Com mais de 14 milhões de desempregados e cerca de 21 milhões de pessoas na linha da pobreza, quais serão os desafios do mercado de trabalho em nosso país?

Não é de hoje que a classe trabalhadora, principalmente das regiões periféricas, vem sofrendo com o fechamento dos postos de trabalho. Isso ocorre por diversos motivos, entre eles: Falta de qualificação, automação dos postos de trabalho, fechamento de diversas empresas, redução de investimentos em setores estratégicos, situação econômica do país e do mundo e neste ano de 2021, a COVID-19.

Como agentes públicos, temos o dever de criar e implementar políticas públicas para a população, tendo um olhar diferenciado para as camadas mais vulneráveis. A desigualdade social, faz da periferia um deserto de oportunidades, entretanto, o poder público em parceria com empresas de pequeno, médio e grande porte, deve agir o mais rápido possível, planejando e criando oportunidades para a recolocação profissional dos trabalhadores.

Como vereador, apresentei um Projeto de Qualificação Profissional, cujo objetivo é promover a qualificação social e profissional, principalmente nas comunidades periféricas da cidade. Serão oferecidos cursos nas seguintes áreas: atendimento ao público, artesanato, beleza, construção civil, indústria, hotelaria, gastronomia, gestão de comércio e serviços, informática, teleatendimento, confecção, segurança, saúde, entre outras áreas.

Com as transformações sociais, teremos grandes desafios pela frente e precisamos criar novos nichos de atuação para a classe trabalhadora nesta “Nova Revolução Tecnológica” do século XXI.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também