Sessão Solene na CMSP presta homenagem aos 90 anos de Dom Paulo Evaristo Arns

Da redação

Sexta, 30 de Setembro 2011 – 15:38


Sessão Solene homenageia Dom Paulo Evaristo Arns – ouça o boletim by radiowebcamarasp14

A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Jamil Murad e Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese de São Paulo, realiza nesta segunda-feira, às 19h, Sessão Solene para entrega da Salva de Prata em homenagem aos 90 anos do Cardeal Arcebispo Emérito Dom Paulo Evaristo Arns.

Ao justificar a homenagem, o vereador Jamil Murad disse que Dom Paulo teve papel de destaque na defesa dos direitos humanos e na atuação em favor dos oprimidos e por um Brasil justo e igualitário.

Dom Paulo Evaristo Arns foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 1966. Desde o início ligou-se ao setor progressista da Igreja, organizando cristãos nas comunidades de base. Apoiou a criação de mais de 2 mil Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) nas periferias da metrópole.

Assumiu o cargo de arcebispo da cidade de São Paulo em 1970, a maior arquidiocese do mundo.·

Nesta ocasião, Dom Paulo vendeu o Palácio Episcopal por US$ 5 milhões e empregou o dinheiro na construção de 1,2 mil centros comunitários da periferia, demonstrando sua atitude em favor dos menos favorecidos.

Destacou-se como defensor dos direitos humanos durante o período da ditadura militar, quando combateu a intransigência do regime militar e agiu em favor das vítimas da repressão. Passou a ser o porta-voz dos que sofriam torturas nas prisões e aparelhos paramilitares em razão de atividades políticas.

No final dos anos 70, Dom Paulo Evaristo Arns assumiu o projeto “Brasil Nunca Mais”, no qual foi realizada uma investigação minuciosa nos arquivos militares que comprovou a prática da tortura durante o regime militar.

Também foi ele o criador da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, que atua na defesa dos direitos humanos.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também