Conheça os tipos de proposta que tramitam pela Câmara Municipal de São Paulo

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

Projeto de Lei

Os PLs (Projetos de Lei) são elaborados pelo Legislativo ou Executivo para a criação de leis do município de São Paulo. Para tornar-se Lei, o projeto passa pela fase de tramitação, quando é debatido e votado. Após aprovado pelo Poder Legislativo, o PL é submetido à apreciação do chefe do Poder Executivo para sanção ou veto (total ou parcial) do prefeito.

Um Projeto de Lei pode tratar de vários assuntos: dar nome a uma rua, firmar um convênio entre o município e uma entidade, até estabelecer qual será o orçamento (quanto será arrecadado e quanto será gasto pela administração municipal) do ano seguinte.

O Projeto de Lei deve, em primeiro lugar, ser protocolado na secretaria da Câmara e encaminhado para as Comissões Temáticas. Os projetos são distribuídos às comissões para a apreciação dos vereadores, sendo que duas comissões podem analisar mérito e admissibilidade da matéria. A Comissão de Finanças e Orçamento, que analisa a adequação financeira e orçamentária, e a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, responsável pela análise de constitucionalidade.

A maioria dos projetos tramita em caráter conclusivo, o que significa que, se forem aprovados nas comissões, seguem para apreciação e votação no Plenário.

Projeto de Decreto Legislativo

O PDL (Projeto de Decreto Legislativo) é um ato normativo da Câmara, sobre matéria de sua competência exclusiva, fora do campo específico da lei, não sujeito à sanção e de efeito externo.

Um PDL é elaborado por um parlamentar para concessão de títulos de cidadão paulistano, honrarias e homenagens às personalidades nacionais e estrangeiras radicadas no Brasil.

Para ser aprovado em Sessão Plenária, o PDL precisa receber no mínimo dois terços dos votos. Diferentemente dos Projetos de Lei, que passam por duas discussões e duas votações em plenário, os PDLs enfrentam discussão e votação únicas. Dos 55 vereadores da Casa, são necessários ao menos 36 parlamentares favoráveis para que o PDL seja aprovado.

Após sua aprovação, o Projeto de Decreto Legislativo será promulgado pelo presidente da Câmara dos Vereadores, sem a necessidade de sanção ou veto do prefeito.

Projeto de Resolução

Os PRs (Projetos de Resolução) regulamentam as matérias da competência privativa da Câmara e as de caráter político, processual, legislativo ou administrativo. O PR aprovado e promulgado tem eficácia de lei ordinária.

Os Projetos de Resolução são elaborados em diversas ocasiões, como, para a concessão de homenagens realizadas pela Câmara Municipal, definição da forma de custeio dos mandatos parlamentares e a aprovação ou rejeição das contas do município.

É pelo Projeto de Resolução que o Legislativo estabelece a perda de mandato de um parlamentar, a criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), as conclusões de uma CPI, as conclusões de Comissão Permanente sobre proposta de fiscalização e controle, as conclusões sobre as petições, representações ou reclamações da sociedade civil, a matéria de natureza regimental e aos assuntos relacionados aos serviços administrativos do Parlamento.

Projeto de Emenda à Lei Orgânica

Um PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica) é a proposta que objetiva alterar e modificar a legislação, incluindo ou suprimindo os seus dispositivos.

Pelo PLO, os vereadores poderão apresentar mudanças à Lei Orgânica Municipal. Dependendo da área temática, os estudos e os pareceres deverão compor o processo Legislativo, com a promulgação pela própria Casa, ainda que a iniciativa legislativa tenha sido do prefeito.

A Lei Orgânica rege o município e deve atender aos princípios da Constituição Federal e da Constituição Estadual. As alterações são realizadas mediante promulgação da Emenda à Lei Orgânica, desde que aprovada por dois terços dos vereadores, em dois turnos.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também