Médicos do Hospital Pérola Byington debatem câncer de mama e colo do útero na Câmara

Éricka Perestrelo

Quarta, 29 Maio 2013 17:46

 


Médicos do Hospital Pérola Byington debatem câncer de mama e colo do útero na Câmara by Web Rádio Câmara

 

No dia 26 de junho, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher vai realizar um debate sobre os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres no Brasil: o de mama e o de colo do útero.

O requerimento que convida os doutores Jefferson Drezett e Luiz Henrique Gebrim, ambos do Hospital Pérola Byington, centro de referência da saúde da mulher, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde foi aprovado na reunião do colegiado, realizada nesta quarta-feira.

A vereadora Noemi Nonato (PSB), autora do pedido, destacou que a ideia é capacitar outros profissionais para o diagnóstico precoce da doença e diminuir a longa espera por cirurgias.

A comissão discutiu também o mau uso que a população faz do sal de cozinha e aprovou o projeto de lei do vereador Gilberto Natalini (PV) que proíbe que os estabelecimentos deixem os saleiros expostos nas mesas.

Natalini explicou que a proposta foi uma solicitação da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Para o parlamentar, dificultar o acesso ao produto pode ajudar a diminuir o consumo.

O vereador lembrou também que os brasileiros consomem duas vezes mais sal do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dentre os principais problemas de saúde provocados pelo consumo excessivo do sal estão as complicações circulatórias e o aumento da pressão arterial, que pode provocar acidente vascular cerebral, insuficiência renal crônica, infarto do miocárdio e arteriosclerose, entre outras doenças.

As reuniões da Comissão de Saúde são abertas à população e acontecem todas as quartas-feiras, na Câmara Municipal.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também