CPI da Acessibilidade discute municipalização das calçadas

Da redação

Especialistas em acessibilidade sugerem que a Prefeitura de São Paulo assuma a conservação das calçadas e cobre do contribuinte o valor do serviço. A proposta foi apresentada nesta terça-feira, durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito da Acessibilidade, na Câmara Municipal.

Hoje, a responsabilidade pela manutenção cabe ao proprietário de cada imóvel, que fica sujeito a receber multa em caso de irregularidade.

A municipalização das calçadas foi defendida por Silvana Serafino Cambiaghi, secretária-executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida:

 

 
CPI da Acessibilidade e as calçadas – Ouça a sec. exec. Silvana Serafino Cambiaghi by radiowebcamarasp9


Representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil e de outras entidades presentes à reunião também declararam apoio à municipalização das calçadas.

O presidente da CPI da Acessibilidade, vereador Gilberto Natalini (PV), disse que é preciso discutir os custos com a sociedade, mas afirmou que a padronização é uma necessidade:

 


CPI da Acessibilidade e as calçadas – Ouça o vereador Gilberto Natalini (PV) by radiowebcamarasp9

 

A Prefeitura de São Paulo realiza desde 2005 o Programa Passeio Livre, que prevê a recuperação pelo município de calçadas em vias consideradas estratégicas. Segundo dados da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, em seis anos foram reformados 570, dos 800 quilômetros incluídos no projeto.

 


CPI da Acessibilidade e as calçadas – Ouça o boletim by radiowebcamarasp9

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também