Câmara presta homenagem ao Corpo de Bombeiros

Juvenal Pereira
Prêmio Hélio Caldas
Soldado PM Eduardo Brandão (à direita) realizou trabalho de parto de emergência dentro da Câmara Municipal

 

A Câmara Municipal, através do projeto de resolução 06/09, do vereador Goulart (PMDB), prestou homenagem aos integrantes do Corpo de Bombeiros que diariamente arriscam-se em ocorrências na capital paulista. Os profissionais foram condecorados, nesta quarta-feira (10/03), com o Prêmio Coronel Hélio Barbosa de Caldas, data em que a corporação de São Paulo completa 130 anos.

A homenagem, com o nome do Coronel Caldas, tem por objetivo lembrar a memória e seu importante trabalho. Caldas por duas vezes recebeu prêmio de bravura e foi considerado herói pelo desempenho nas operações de resgate dos incêndios nos Edifícios Andraus e Joelma, em 1972 e 1974, respectivamente. O evento reforça o trabalho da corporação e prestigia os profissionais. 

Em sua justificativa, o vereador Goulart disse que “não importam as condições, as intempéries, as ideologias, as diversidades todas, os sinistros, os desastres naturais. Não importam os riscos, o trabalho do Bombeiro está sempre colocado a serviço da vida, da preservação da vida do outro, do cidadão, qualquer que seja sua condição.”

 

Foram homenageados na pessoa dos indicados ao Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas os seguintes profissionais, por trabalhos de salvamento em situações de grande dificuldade.

 

Subtenente PM Nelson Rodrigues Barbosa, do 2º GB; 

1º Sargento PM Osvaldo Marx Vaz, do 4º GB;

Soldado PM Eduardo Brandão, do 1º GB;

Soldado PM Marcos de Siqueira, do 1º GB;

Soldado PM Jean Carlos Borges, do 2º GB.

 

Trabalho de Parto

 

O Soldado PM Brandão, na data de 02 de outubro de 2009, foi acionado para ocorrência de parturiente, no interior da Câmara Municipal de São Paulo. A gestante em questão estava em um táxi a caminho do Hospital do Servidor Público Municipal sentindo fortes dores e já em trabalho de parto. Porém, o grande congestionamento impediu a chegada do veículo ao hospital a tempo, e o motorista viu-se obrigado a solicitar apoio defronte à Casa Legislativa.

 

De imediato, Brandão conduziu a mulher para o interior do prédio, onde auxiliou na realização do parto, que durou aproximadamente 30 minutos. Mesmo com as adversidades e dificuldades enfrentadas o Soldado realizou os procedimento de maneira técnica e adequada às circunstâncias, demonstrando alto grau de profissionalismo e competência na tarefa de auxiliar a todos aqueles que precisam, de maneira indistinta e eficiente.

 

Os homenageados agradeceram a Câmara e a todos os profissionais da corporação pelas honrarias. ”Fazemos tudo com muita dedicação, este prêmio é para todos os bombeiros”, agradeceu o 1º sargento PM Oswaldo Marx Vaz.

 

A mesa da solenidade foi composta pelo vereador Goulart; Coronel PM Luiz Alberto Navarro, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coronel Vicente Antonio Ferraz, chefe de gabinete do comandante geral da PM; Coronel PM Reginaldo Repulho, comandante do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana; Coronel PM Vagner Campos do Nascimento, comandante do 1º Grupamento de Bombeiros da capital; e Antonio Carlos Caruso, conselheiro do Tribunal de Contas do Município. 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Prêmio Hélio Caldas
Vereador Goulart (à direita) presidiu o evento
Juvenal Pereira
Prêmio Hélio Caldas
Salão Nobre
Juvenal Pereira
Prêmio Hélio Caldas
Bombeiros homenageados

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também