CMSP discute regulamentação da profissão de cuidador de idosos

Margarete Rapussi

Terça, 28 Maio 2013 17:20


CMSP discute regulamentação da profissão de cuidador de idosos by Web Rádio Câmara

A regulamentação da profissão de cuidador de idosos e a Emenda Constitucional número 72, de 2013, foram pautas nesta terça-feira de uma mesa redonda, realizada no Salão Nobre Presidente João Brasil Vita, da Câmara Municipal de São Paulo.

O vereador Gilberto Natalini, do PV, que promoveu o evento, considera o tema importante, pois, segundo ele, em 2030 São Paulo terá 3 milhões e meio de idosos. O parlamentar ressalta que, além do avanço da idade, a falta de mobilidade dificulta bastante a autonomia dos idosos.

Para Natalini, o cuidador vem para preencher uma lacuna, já que muitas famílias não têm tempo de cuidar de seus idosos.

O vereador Gilberto Natalini anunciou que a Câmara vai sediar um curso de preparação de cuidadores de idosos, com profissionais de diversas áreas da saúde, inclusive geriatras. Outro ponto fundamental destacado pelo parlamentar, seria agilizar no Congresso Nacional a votação da proposta que oficializa a profissão de cuidador de idosos.

A Coordenadora do Curso de Formação de Cuidador de Idosos, Marília Viana Berzins, que compôs a mesa redonda, apontou a necessidade de políticas públicas para esse segmento da população. Segundo ela, um cuidador cobra atualmente em São Paulo em torno de 150 a 200 reais a diária, dificultando a contratação pelas famílias.

Marília Viana Berzins trabalha em uma ONG – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, onde oferece um programa chamado CUIDAR É VIVER com o propósito de formar cuidadores de idosos para o mercado de trabalho. Interessados podem buscar mais informações no site: WWW.olhe.org.br

O primeiro curso piloto para cuidador família (aquele que não tem remuneração) será realizado na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 17 de junho, na sala Sérgio Vieira de Mello.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também