Primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico da capital paulista está disponível para consulta pública

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

Foi lançado no último dia 26 de janeiro, pela Prefeitura de São Paulo, o primeiro PMDE (Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico) da capital paulista. A proposta foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em parceria com a sociedade civil e o setor privado.

Disponível para consulta pública até fevereiro neste link, o documento está dividido em cinco eixos, 15 diretrizes, 35 propostas e 119 ações de curto, médio e longo prazo que visam impulsionar a retomada econômica da cidade, além de promover um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo para um horizonte de 10 anos, por meio da introdução de uma agenda que aproveite as virtudes e potenciais da economia paulistana e, ao mesmo tempo, guie o planejamento de políticas públicas capazes de enfrentar seus desafios e superar suas fragilidades, inclusive frente a crescente exposição ao mercado internacional e aos novos desafios de competitividade.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 2022-2032 começou a ser produzido em 2019, por meio de estudos, levantamentos e encontros participativos, visando conhecer melhor as necessidades da população e do setor privado, especialmente nas periferias. Para a elaboração da proposta, a equipe responsável pela elaboração do Plano, que conta com o apoio da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), levou em conta sugestões recebidas do setor privado e da sociedade civil, os impactos econômicos dos dois últimos anos provocados pela pandemia do novo coronavírus e também analisou os principais planejamentos do município, como o Plano Plurianual, o Plano Diretor Estratégico, o Programa de Metas, a Agenda 2030 e o Plano de Ação Climática, com o objetivo de ter um maior impulsionamento do Poder Público nas ações e diretrizes estruturantes para a retomada econômica da cidade no pós-pandemia.

Dentre outros pontos, o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 2022-2032 propõe a atuação de todas as secretarias municipais e órgãos públicos para que, em conjunto com o setor privado e a sociedade, ocorra uma estratégia integrada de desenvolvimento, identificando vocações regionais, necessidade de obras públicas, desburocratização, desestatização, qualificação da mão de obra, benefícios sociais, geração de renda e promoção cultural.

Além disso, o documento propõe ações para impulsionar o turismo de compras na cidade, posicionando São Paulo como o maior centro comercial do país; ampliar e fortalecer a qualificação profissional, buscando reduzir a defasagem de mão de obra; implantar, ativar e impulsionar distritos criativos, fortalecendo as vocações vinculadas à economia criativa de cada região; e criar um selo municipal que incentive e fomente a implementação de práticas e ações de responsabilidade social e ambiental.

Foram identificados 10 setores considerados estratégicos para a administração municipal, que totalizam mais de 70% dos empregos da capital: comércio e varejo; economia verde e sustentabilidade; economia criativa; educação e qualificação; infraestrutura, mobilidade e construção; indústria; saúde, esporte e qualidade de vida; serviços financeiros e profissionais; tecnologia e inovação; turismo e gastronomia.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 2022-2032 está disponível para consulta pública neste link

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também