Especialista defende uso de veículos elétricos na Comissão de Estudos para Plano de Cidade Inteligente

 

André Bueno | REDE CÃMARA SP

Reunião da Comissão de Estudos para a Criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City) desta segunda-feira (7/3)

ELYS MARINA
DA REDAÇÃO

Vereadores da Comissão de Estudos para a criação de um Plano de Cidade Inteligente (Smart City) se reuniram na tarde desta segunda-feira (7/3) para conhecer ações sustentáveis para a cidade de São Paulo. O objetivo desses encontros tem sido o de unir inovação e tecnologia em iniciativas que possam colaborar com a elaboração de uma proposta de políticas públicas para o município de São Paulo.

O presidente da Comissão, vereador Marlon Luz (MDB), deu a palavra ao presidente da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), Adalberto Maluf, que realizou uma apresentação sobre a importância de se privilegiar os veículos elétricos e planejar a estrutura urbana com micromobilidade, gerando eficiência e qualidade de vida. “A mobilidade sustentável é chave para o sucesso de qualquer cidade, seja do ponto de vista de produtividade, de levar as pessoas mais rápido, de reduzir o ruído, melhorar a qualidade de vida, seja para usar os atributos que essa cidade tem do ponto de vista de eficiência…melhor uso do espaço viário, a integração dos diferentes modais…”

Para Maluf, os veículos elétricos contribuem inclusive na geração da energia como um todo numa cidade, possibilitando economia e agilidade. “As pessoas vão chegar na sua residência no horário de pico, ao invés de consumir uma energia mais cara, porque no pico a gente liga as térmicas, o carro elétrico abastece a residência. E aí você carrega a noite quando você tem energia eólica”.

A vereadora Cris Monteiro (NOVO) ficou interessada com a possibilidade de se promover isenção de impostos para promover essa energia mais limpa. “Essa questão do incentivo do IPTU…A gente tem aqui algumas iniciativas do incentivo do IPTU, mas eu gostaria muito de ver mais os resultados dessa questão do incentivo”.

No final da reunião, o presidente da Comissão, Marlon Luz (MDB) comentou o quanto é importante conhecer melhor essas alternativas para promover uma cidade que evolua em todos os sentidos. “Desde a redução da poluição, e menores custos hospitalares, até a efetividade melhor no transporte, na energia limpa. De como a eletricidade principalmente pode deixar uma cidade mais inteligente”.

Também participaram da reunião de trabalho, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, os vereadores Thammy Miranda (PL) e Sonaira Fernandes (REPUBLICANOS).

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também