Programa de proteção à mulheres e às vítimas de violência é proposto por PL em tramitação na Câmara

DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o PL (Projeto de Lei) 455/2019, que propõe o Programa Repare a Autoestima de proteção específica e especializada para mulheres e vítimas de violência doméstica na capital.

De autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), a proposta objetiva ofertar atendimento especializado na rede pública de saúde do município e conscientizar mulheres e vítimas de violência doméstica sobre seu direito à saúde, inclusive a atendimento psicológico e a cirurgias plásticas reparadoras.

Segundo o texto do projeto, que já foi aprovado em primeira discussão, no âmbito da rede municipal de saúde deverão ser realizadas campanhas de conscientização voltadas às mulheres e vítimas de violência doméstica sobre os seus direitos de atendimento médico especializado. Além disso, os hospitais deverão oferecer às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, visando o controle e o tratamento dos agravos físicos e psíquicos decorrentes de violência sexual, e encaminhamento aos serviços de assistência social.

Na justificativa, o autor do projeto defende que a instituição do Programa Repare a Autoestima visa “dar concretude ao direito fundamental à saúde (…), em vista das dificuldades das mulheres vítimas de violência doméstica na obtenção destes direitos”. Nomura destaca ainda que, “embora exista um tratamento legal para coibir e prevenir a violência doméstica contra a mulher (…), esta se depara com dificuldades para obter atendimento especializado na rede pública de saúde”.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Aurélio Nomura (PSDB). No link, você também poderá obter os canais de comunicação da parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também