Bibliotecas temáticas oferecem programas culturais por toda a Cidade

Ericka Perestrelo

Sábado, 01 de Outubro 2011 – 13:23


Bibliotecas temáticas oferecem programas culturais por toda a Cidade – ouça o boletim by radiowebcamarasp14

A cidade de São Paulo possui 60 bibliotecas públicas,sem contar as escolares, das quais oito são especializadas em determinadas áreas do conhecimento.

Cultura popular, música, cinema, meio ambiente, poesia e conto de fadas, por exemplo, têm espaço especial em bibliotecas temáticas espalhadas por todas as regiões da Cidade.

Grande parte do acervo já pode ser consultada por meio de pesquisa on-line no catálogo do Sistema Municipal de Bibliotecas, por meio do link www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/

Essa ferramenta auxilia a procura do leitor e evita deslocamentos desnecessários de um local para outro em busca de algum exemplar.

A pesquisa pode ser feita por título, autor, assunto e editora e até por biblioteca e região da Cidade.

 

Poesia

A Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste) tem um andar exclusivo para a poesia, onde é possível desfrutar da leitura acomodado confortavelmente em um dos pufes ou nas mesas com cadeiras.

Com dois mil títulos relacionados à poesia, o acervo tem boa parte dedicada à poesia brasileira dos séculos 19 e 20, à poesia portuguesa e poesia francesa. É possível encontrar também livros de poesia norte-americana, greco-latina antiga, espanhola, italiana, latino-americana, japonesa, chinesa e russa, todos traduzidos para o português.

Este mês, a biblioteca recebe a 2ª edição do ciclo Outras Margens, que debate a poesia contemporânea e a contracultura. Amanhã, às 19h, será realizada a mesa-redonda Poesia de rua: na contramão da margem?

Cultura Popular

A Biblioteca Belmonte (Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul) abriga livros especializados em etnologia, religião, folclore, festas, lendas, artesanato, entre outros.

Desde 2007, ela funciona como pólo disseminador das produções culturais tradicionais e dá suporte bibliográfico a alunos e pesquisadores. Mais de mil novos volumes relacionados às temáticas da cultura popular foram comprados desde que a biblioteca se tornou temática.

A Belmonte possui ainda um pequeno acervo on-line de links para entrevistas e artigos relacionados à cultura afro, povos indígenas brasileiros e à cerâmica, atividade observada por muitos pesquisadores que procuram informações sobre o modo de vida em alguns povoados e localidades.

Música

O Espaço Itamar Assumpção da Biblioteca Cassiano Ricardo (avenida Celso Garcia, 4.200, Tatuapé, Zona Leste) foi criado em 2007. Com o intuito de reunir acervo dedicado ao ensino musical, à prática profissional e amadora e à pesquisa, a biblioteca preserva exemplares impressos e fonogramas.

Além de revistas e livros acadêmicos e comerciais que tratam da estética musical popular e erudita, a Cassiano Ricardo tem material voltado para análise e interpretações, biografias, partituras e songbooks.

São quase 30 mil fonogramas gravados entre o começo do século 20 e meados dos anos 1960. Entre as raridades do acervo estão composições de Pixinguinha e canções do início das carreiras de Elis Regina e Roberto Carlos. A biblioteca possui ainda uma pequena coleção de CDs e DVDs contemporâneos para consulta local.

Cinema

Batizada de Roberto Santos, em homenagem ao cineasta, roteirista e produtor de cinema brasileiro, a biblioteca temática localizada na rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul, tem um acervo dedicado à cinematografia. São mais de mil DVDs que podem ser vistos nas oito cabines equipadas com fone de ouvido instaladas no espaço.

Dentre os títulos, estão filmes representativos da evolução histórica do cinema mundial e nacional que ajudam a construir um panorama das diferentes fases do cinema. Há também filmes raros que não existem em DVD e foram cedidos por diretores e um grande número de filmes franceses, suecos, iranianos, japoneses, coreanos, indianos, entre outros. Além disso, a biblioteca reúne mais de 1.200 livros sobre a sétima arte.

Meio Ambiente

Qual lugar seria mais adequado para a instalação de uma biblioteca temática de meio ambiente senão um parque? É nessa atmosfera de natureza que a Raul Bopp foi instalada no parque da Aclimação, na rua Muniz de Souza, 1.115, região central. O acervo especializado constituído com a curadoria do ambientalista Fabio Feldman reúne 500 livros, publicações e estudos, abordando assuntos como aquecimento global, desenvolvimento sustentável, biodiversidade, ecologia, Amazônia, preservação ambiental, dentre outros.

Conto de Fadas

Aquelas histórias que marcaram a infância da maioria dos adultos estão preservadas na Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen (avenida Celso Garcia, 4.142, Tatuapé, Zona Leste). Com mais de 17 mil livros dirigidos a crianças e adolescentes e mais de 800 volumes com a temática de contos de fadas, a biblioteca tem um ambiente próprio que remete ao universo mágico. As crianças se divertem na sala temática, onde as estantes têm o formato de um castelo medieval. A programação de outubro de contação de história já está disponível no site da biblioteca  http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também