Construção de empreendimento no antigo convento Salesiano é tema de audiência pública 

CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

A construção de um empreendimento no terreno do antigo convento das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas), localizado no bairro do Ipiranga, foi tema de uma Audiência Pública na manhã desta sexta-feira (24/6). A discussão que atende requerimento do vereador Aurélio Nomura (PSDB) e foi realizada pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, recebeu representantes de entidades municipais, da incorporadora e sociedade civil.

O representante da incorporadora Alfa Realty, André Davidocivi, explicou que a construção de um empreendimento de alto padrão no terreno onde está o antigo convento foi cancelada devido à pandemia da Covid-19. Ainda segundo Davidocivi, a empresa estuda outras três hipóteses de investimentos como a construção de um centro médico, centro educacional ou residencial. “Ainda estamos estudando o que faremos no imóvel, mas sempre com a premissa de restauração e alinhamento com a legislação”, frisou Davidovici.

Para João Ribeiro, vizinho do antigo convento, a restauração do imóvel que foi construído em 1924 em estilo eclético e tombado em 2007, é primordial. “Saber que a incorporadora tem intenção de fazer a restauração do prédio nos tranquiliza, mas não saber o que será construído no local nos deixa preocupados”, destacou o morador, que ainda lembrou que o terreno onde está o antigo convento tem aproximadamente 10 mil metros quadrados e somente a metade foi adquirida pela incorporadora Alfa. “Não sabemos quem é o outro proprietário e qual a relação e intenções das empresas”.

O antigo convento está localizado na área envoltória do museu do Ipiranga e por isso as intervenções no imóvel precisam passar por detalhamento técnico que está incluso em resoluções do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), mas até o momento não há nenhum protocolo na entidade sobre o imóvel. “Existe uma resolução que diz que qualquer intervenção no local deve ser apreciada pelo Departamento de Patrimônio Histórico, mas até o momento não há nenhuma propositura sobre o tema na entidade”, explicou o diretor do Departamento do Patrimônio Histórico, Orlando Paixão.

Para o vereador Aurélio Nomura que presidiu o debate, o encontro foi proveitoso pois mostrou a intenção de restauro da incorporadora no imóvel e tirou algumas dúvidas dos moradores da região. “Muito em breve haverá o restauro emergencial no antigo convento e o uso da área será discutido oportunamente”, explicou.

Para conferir na íntegra do debate, clique no vídeo abaixo:

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também