Projeto obriga a instalação de ‘bike racks’ nos ônibus de SP

DA REDAÇÃO

Um projeto protocolado no início deste mês na Câmara Muncipal obriga as companhias de ônibus do município a instalarem suportes para bicicleta em suas frotas. Conhecido como “bike rack”, o suporte é colocado na parte da frente do coletivo, sem ocupar espaço no interior do veículo.

ônibus da sp trans com bike rack milton jung flickr

Em 2010, a SPTrans instalou “bike racks” em alguns ônibus de forma experimental. Foto: Milton Jung / Flickr.

O Projeto de Lei (PL) 34/2015, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), determina a instalação do mecanismo, com espaço para pelo menos duas bicicletas, em todo veículo com capacidade superior a 40 passageiros. As empresas teriam um prazo de três anos para se adequar à lei.

“Atualmente algumas cidades nos Estados Unidos, tais como, Miami e Los Angeles já utilizam o suporte nos ônibus com grande sucesso”, afirma Sandra na justificativa do PL.

Em 2010, a SPTrans chegou a implantar “bike racks” de forma experimental em alguns ônibus da frota. Entretanto, o projeto foi descontinuado no mesmo ano e a empresa afirmou na época que não havia planos de retomá-lo.

7 Contribuições

Francisco Marinheiro de Araujo

O ônibus vai ficar parado enquanto o ciclista coloca a sua bicicleta no equipamento. Vai haver muito xingamento de quem vai ficar esperando.

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emanuel loucas

O ônibus tem que parar para os passageiros subirem de qualquer forma, na faz diferença um minuto a mais para prender a bike.

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SHEILA FERREIRA MALAFAIA

Cidades nos Estados Unidos, tais como, Miami e Los Angeles provavelmente não tem a mesma quantidade de gente que em São Paulo, em algumas avenida se perde onibus e onibus devido a enorme quantidade de pessoas e quando algum para no ponto ja estamos mais do que atrasados e pra quem trabalha cada minuto faz toda diferença ou o seu chefe vai entender o seu atraso sempre, sair de casa mais cedo? isso não é o problema os paulistanos acordam bem cedo, portando quem tem bicicleta que vá andando nela.

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Camila Badajoz

Pensamento tosco: colocar a culpa do projeto em outro problema, que é a escassez de ônibus, quando o projeto visa justamente ajudar a resolvê-lo. É uma total falta de tridimensionalidade do pensamento. Então, entenda: bicicleta é um transporte para curtas e médias distâncias, muita gente não sai de bicicleta quando a distância é muito longa. Assim, esse projeto pode ajudar a resolver esse problema, aliviando a pressão sobre os ônibus (se vc pensa, claro, que uma pessoa que necessite fazer isso precisa pegar de dois a três ônibus. Assim, ele pega somente um, por exemplo, deixando os outros livres). Outro ponto é a utilização de áreas de lazer que estão distantes… enfim, algo que, juntando um neurônio com outro, se alcança facilmente.

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Diego Brea

Acredito que pode funcionar tranquilamente, e não vai atrasar a partida do ônibus, é a mesma demora quando o ônibus pega muitas pessoas, ou sobem pessoas idosas, ou pessoas deficientes físicas.
Todos tem o direito de utilizar o transporte publico, independente de quanto tempo demore o embarque ou desembarque.
Está é uma ótima ideia, que permitira o acesso por onde ainda não tem ciclovias, para chegarem até as ciclovias.
Este projeto é um incentivo de uso de bicicleta em São Paulo, parabéns pela atitude e projeto.

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