Prêmio Betinho 2022 reconhece projetos voltados à cidadania em São Paulo

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

CAROL FLORES
HOME OFFICE

Nesta sexta-feira (23/9), a Câmara Municipal de São Paulo realizou a entrega do Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania 2022. A premiação do Legislativo paulistano, que foi instituída em 1997, reconhece o trabalho de organizações sem fins lucrativos que se destacam no desenvolvimento de atividades de combate à fome, à miséria e exclusão social.

A sessão que marcou a entrega do prêmio foi presidida pelo vereador Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE). Este ano, a vencedora que levou a Salva de Prata foi a Associação União Farol do Alvorecer da Zona Leste, com o projeto Atendimento Refugiados e Imigrantes. No total, foram 28 projetos inscritos de 27 entidades. As cinco instituições finalistas receberam menção honrosa.

Ao parabenizar todos os participantes, o presidente da sessão ressaltou que entidades inscritas representam bem o prêmio Betinho. “Vocês representam muito bem o espírito que motiva a existência desse prêmio há duas décadas”, destacou. Além disso, o parlamentar lembrou que a equipe vencedora atende um segmento fundamental da sociedade que são os migrantes.

“A gente sabe que os migrantes ricos são bem recebidos em qualquer país, mas os pobres são relegados à situação de indesejável. Ao olhar para esse grupo em situação de vulnerabilidade social a entidade dá resposta na luta contra a aporofobia [medo, rejeição, hostilidade e aversão às pessoas pobres e à pobreza]”, salientou o vereador Dr. Sidney Cruz.

Comissão julgadora

A Comissão Julgadora do prêmio foi composta por representantes da ABONG (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Seção São Paulo, AJD (Associação Juízes para a Democracia), Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida e IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).

Conheça os finalistas do prêmio:

– Associação Reflexões da Liberdade, com o projeto Justiça Climática;

– Instituto Adus, com o projeto Programa de Acolhimento e Proteção;

– Instituto Fazendo História, com o projeto Famílias Acolhedoras;

-ITTC (Instituto Terra, Trabalho e Cidadania), com o projeto Grupo de Fortalecimento de Mulheres Sobreviventes do Cárcere e Familiares;

– Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social, com o projeto Treinando para a Vida – Ultrapassando Horizontes.

Hebert de Souza, o Betinho

A honraria é uma homenagem ao sociólogo mineiro Hebert José de Souza, o Betinho (1935-1997), que ficou conhecido pela luta contra a fome, igualdade de direitos, defesa da democracia e luta contra a Aids.

Um dos principais projetos de Betinho foi a criação do IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), de caráter governamental, e que tem como objetivo análise das realidades sociais, econômicas e políticas brasileiras.

Também fundou em 1993 o programa Ação da Cidadania, que luta pela vida e contra a miséria, combatendo a fome e o desemprego através da democratização da terra.

Betinho era portador de hemofilia, doença que apresenta deficiência na coagulação do sangue. Devido às transfusões de sangue que realizava constantemente em consequência da doença, acabou contraindo o vírus HIV. Mesmo com problemas de saúde, o sociólogo jamais deixou de trabalhar em prol a cidadania com o intuito de tornar a sociedade mais justa.

Confira abaixo a íntegra da sessão solene:

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também