Bombeiros que se destacaram em 2014 foram homenageados pelo legislativo

SS PREMIO CORONEL HELIO BARBOSA CALDAS-09-03-2015-ANDRE BUENO-EDIT-2266-72ABRE

Bombeiros que se destacaram foram homenageados na Câmara          Foto: André Bueno / CMSP


DA REDAÇÃO

O prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas foi entregue na noite desta segunda-feira (9/3), no Salão Nobre da Câmara Municipal, a cinco bombeiros que se destacaram em suas ações na Capital. Os homenageados receberam as condecorações das mãos do vereador Ricardo Nunes (PMDB), que presidiu a sessão.

“Tem um ditado antigo que diz ‘a voz do povo é a voz de Deus’ e essa é a corporação mais respeitada pela população. Aí a gente tem uma ideia da importância do Corpo de Bombeiros, que é uma categoria que temos o maior orgulho, e é mais do que merecido homenageá-los”, comentou Nunes.

Salvar vidas é uma característica histórica e comum a quase todos os bombeiros, ainda mais para quem atua em uma metrópole como São Paulo. O capitão Rodrigo Otávio Barelli, um dos homenageados, lembrou uma situação que ficou marcada em sua carreira.

“Em um acidente na Avenida Nova Brasília, um ônibus desgovernado passou por cima de um veiculo, prensando a vítima contra uma parede. Foi um serviço muito desgastante e de sofrimento da vítima, que o tempo todo se manteve consciente”, relatou Barelli.

“Eu tirei três operários da fundação da ponte Estaida, de frente ao Anhembi. Caiu um celular de um deles, quando foram buscar havia gás metano. Eu desci com a máscara e consegui resgatá-los. Foi muito complicado”, revelou o cabo Eduardo Roberto de Lima, que também foi reconhecido.

O Corpo de Bombeiros conta com um efetivo de 2 mil homens em São Paulo, que atendem cerca de 800 ocorrências por dia. Deste, infelizmente, 10% são trotes. Também foram homenageados o 1º Tenente César Tadeu Ribeiro Florindo, o cabo Hermínio Reigada Júnior e o soldado Levi Prisco.

Homenagem feminina

A cabo Marlene da Conceição Silva, que desempenha a função de bombeiro na Câmara Municipal desde 2012, também foi homenageada durante a sessão solene. Na semana em que se comemorou o “Dia Internacional da Mulher”, Marlene falou sobre o significado e sua alegria em receber o prêmio. “É muito importante essa valorização da mulher, em especial, na corporação, porque nós somos minoria e eu me sinto muito honrada em representá-las”, disse.

Uma Contribuição

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também