PL defende política de incentivo ao uso do bambu

DA REDAÇÃO

O Projeto de Lei (PL) 303/2012 recebeu nesta quarta-feira (12/11) o parecer favorável da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia. De autoria do vereador Goulart (PSD), ele visa criar diretrizes para que seja instituída uma Política Municipal de Incentivo à cultura do bambu por meio de programas governamentais e de empreendimentos privados.

O objetivo do projeto é relacionar ações que devem orientar a implementação da política. Assim, haveria o incentivo à pesquisa, à orientação ao cultivo e à extração, e o estímulo ao comércio de produtos à base de bambu.

Eu não acredito que São Paulo seja atrasada em relação a utilização do bambu nas mais variadas atividades. Pode ser que a cultura dele, por ser mais da área rural, não tenha um desenvolvimento grande aqui na Capital, disse o vereador Senival Moura (PT), presidente da Comissão. Mas a cidade tem uma alta capacidade de aceitação de novas culturas e com o bambu não será diferente, concluiu.

De origem asiática, o bambu-gigante uma das espécies mais conhecidas da gramínea está presente em países como Sri Lanka, Tailândia, Bangladesh e China, onde é considerado agronegócio. O país conta com uma área de cultivo superior a três milhões de hectares e movimenta mais de um bilhão de dólares por ano. Na Malásia, nas Filipinas e na Indonésia, a espécie foi introduzida, assim como no Brasil, pelos colonizadores portugueses e, posteriormente, por imigrantes chineses e japoneses. As suas inúmeras utilidades incluem cadeiras, mesas, portões, pontes e casas.

(12/11/2014 14h20)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também