PL fixa maio como data base para reajuste de tarifa de táxi

MARCOS CAMPOS
DA TV CÂMARA

O Projeto de Lei que autoriza o reajuste de tarifas de táxis na Capital foi discutido em audiência pública realizada nesta quarta-feira (18/3) pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. Se aprovado, as tarifas serão reajustadas sempre no dia 1º de maio de cada ano.

“Em São Paulo, tivemos um reajuste agora, mas depois de quatro anos sem aumento, e tivemos uma inflação acumulada no período de trinta anos. O reajuste não chegou a 10%, então temos de preservar a categoria dos taxistas”, disse o autor do projeto, vereador Laércio Benko (PHS).

Presente na audiência, o presidente do Sindicato dos Taxistas de São Paulo, Natalício Bezerra, aprovou a iniciativa. “O projeto é bom porque durante o ano, se tiver alguma coisa que eleva os preços de combustíveis, automóvel e por aí afora, a gente tem direito de pedir um reajuste ao senhor prefeito. Mas tendo essa data base, temos como falar ao prefeito, cobrar o reajuste”, disse.

O projeto autoriza também a cobrança de bandeira dois no mês de dezembro, independente do horário da corrida. O objetivo seria compensar o décimo terceiro salário. Mas será necessário alterar a base de cálculo, pois segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o valor já está embutido no valor da bandeira.

“Já está embutido o percentual correspondente ao décimo terceiro, que ele terá ao final dos doze meses trabalhados. Portanto, se fixar uma bandeira dois em dezembro, ele estaria recebendo em duplicidade, e provavelmente o Ministério Público entraria com uma ação contra a prefeitura”, orientou o diretor do Departamento de Transportes Públicos, Daniel Telles.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também