PL proíbe exibição de animais em eventos públicos

Tramita na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) um projeto de lei (PL) do vereador Roberto Tripoli (PV), líder do governo na Casa, que proíbe a apresentação de animais em exposições, estabelecimentos, feiras, eventos, convenções e outras reuniões desse tipo, mesmo que organizados com objetivos institucionais, culturais, beneficentes, artísticos ou promocionais. O PL 477/2010 já foi aprovado em primeira votação e agora precisa passar novamente pelo crivo dos vereadores antes de ir para sanção do Executivo.

Enquadram-se na proibição animais domésticos, domesticados, silvestres nativos e exóticos. Estão excluídas feiras de adoção ou doação de cães e gatos; exposições de entidades oficiais de criadores de animais de raça; feiras, exposições e leilões pecuários; exibições militares e da Guarda Civil Metropolitana; e animais mantidos em parques públicos, aquários e zoológicos.

Também não se enquadra no projeto a exposição de animais disponibilizados para a venda, em estabelecimentos legalmente autorizados, vedadas as apresentações performáticas e a acomodação em vitrines e recintos similares.

O texto estabelece ainda que não mais será permitida a entrega de animais como brinde, prêmio ou em sorteio.

Se o PL for aprovado em segunda votação e sancionado, os estabelecimentos terão prazo de 60 dias, a partir da promulgação da lei, para providenciar a retirada dos animais. Em caso de descumprimento, caberá à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente aplicar multa de R$ 10 mil, valor que será dobrado em caso de reincidência.

Na justificativa do projeto, Roberto Tripoli argumenta que a utilização e exibição de animais em eventos públicos resultam em sofrimento físico e mental, contrariando e Lei dos Crimes Ambientais e o artigo da Constituição da República que atribui ao Poder Público a responsabilidade de vedar as práticas que os submetam à crueldade.

“Recintos exíguos, iluminação e ruído excessivos, circulação intensa de populares, dentro outros fatores, compõem um ambiente hostil e adverso à natureza dos animais, o que constitui por si só um absurdo”, diz o vereador.

OUTROS PROJETOS
Para conhecer todos os projetos de lei aprovados no primeiro semestre de 2011, clique na imagem abaixo:

pdf_cmsp

(15/07/2011 – 14h24)

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também