Câmara de SP dá posse a novos vereadores

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

A Câmara Municipal de São Paulo empossou três novos vereadores na Sessão Plenária desta quarta-feira (15/3). A nova composição acontece especificamente na bancada do PT, com a ida de parlamentares eleitos deputados estaduais para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Para a vaga deixada por Antonio Donato (PT) chega o vereador Helio Rodrigues (PT). O parlamentar assume uma cadeira na Câmara pela primeira vez. Da tribuna, ele fez um discurso de posse. “Como vereador, pretendo continuar defendendo pautas que direta ou indiretamente beneficiam os trabalhadores e as trabalhadoras – e a democracia é uma delas”.

No lugar de Reis (PT) toma posse a vereadora Luna Zarattini (PT), também parlamentar de primeiro mandato. “Estar aqui faz parte de um sonho, mas também faz parte de muita luta”. Luna destacou ainda que irá trabalhar na “construção de projetos para melhoria na educação, saúde, moradia, cultura e direitos humanos”.

Já a cadeira de Eduardo Suplicy (PT) será ocupada definitivamente pelo vereador Manoel Del Rio (PT), que estava na Câmara como suplente do vereador licenciado Alfredinho – atualmente deputado federal.

Para o cargo de Alfredinho foi empossado o vereador suplente João Ananias (PT), outro parlamentar que assume uma cadeira na Casa pela primeira vez. “Tenho a confiança necessária, e peço a vocês que me acompanhem nessa certeza de que juntos faremos uma legislatura em equilíbrio com a administração, em defesa do bem comum e da democracia. Sim, seremos parceiros do Executivo, porém seremos um parceiro pensando sempre no direito das pessoas”.

Del Rio, que já havia tomado posse no início das atividades parlamentares deste ano, reiterou as expectativas como vereador. “Estamos com o compromisso de trabalhar em pautas que irão fortalecer a questão das mulheres, dos sem-teto, dos trabalhadores das empresas, das fábricas e de todas as pessoas que precisam progredir”.

Presidente da Câmara

Por meio remoto, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), deu as boas vindas aos novos vereadores. “Que venham aqui defender os seus mandatos, com as suas representações, aquilo que o povo os conduziu até aqui”.

Milton Leite concluiu dizendo que “façam e desenvolvam um bom trabalho, e que do ponto de vista da Câmara Municipal de São Paulo, dará todo o suporte que dá a todos os 55 parlamentares”.

Tribuna Livre

Na sessão, também foi aberto espaço para parlamentares se manifestarem por até cinco minutos. Os vereadores que utilizaram a tribuna do Plenário 1º de Maio desejaram boas-vindas aos vereadores que tomaram posse, e se posicionaram sobre diferentes assuntos. As falas trataram de questões partidárias e novamente dos impactos provocados pelas chuvas – tema central da sessão de terça-feira.

Durante a tarde, o líder do governo na Câmara – vereador Fabio Riva (PSDB) – entrou na sessão por meio de videochamada para falar sobre o estado de saúde. Riva sofreu um infarto na manhã de ontem (14) e precisou ser submetido a procedimentos cardíacos.

Do hospital, ainda internado, Fabio Riva agradeceu as manifestações de apoio. “Estou aqui me recuperando, estou super bem. Queria agradecer meus filhos, que rapidamente me socorreram e me colocaram no carro. Foi o tempo exato de eu chegar aqui. Tive uma primeira parada cardíaca, fui reanimado, tive uma segunda, mas eu já estava aqui no hospital. Esse ato entre uma e outra, já dentro do hospital, me propiciou ter uma segunda chance”.

Projetos de vereadores

A Câmara também apreciou na sessão desta quarta-feira uma pauta com propostas de vereadores. Foram aprovados oito PLs, todos em segunda votação. Confira abaixo os projetos e as respectivas ementas:

PL 23/2020 – Ex-vereador Reis (PT) e vereadora Luana Alves (PSOL) (2ª votação)

Denomina Praça da Liberdade Brasil-África-Japão, a área livre que especifica, localizada no distrito da liberdade, subprefeitura da Sé, e dá outras providências.

PL 123/2022 – Vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) (2ª votação)

Altera, nos termos da Lei municipal 14.454/2007, a denominação da CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) – Jardim Ângela, que passará a denominar-se CEMEI Tula Pilar Ferreira e dá outras providências.

PL 168/2022 – Vereador Jair Tatto (PT) (2ª votação)

Denomina o espaço público inominado localizado entre as Ruas Bartolomeu da Ribeira, altura do número 33. CEP 05331-030 e Rua Barcelona, altura do número 414, CEP 05331-011- Subprefeitura da Lapa: Praça Padre Robert Grandmaison, e dá outras providências.

PL 490/2022 – Vereadores Daniel Annenberg (PSB) e Roberto Tripoli (PV) (2ª votação)

Denomina “Praça Moldávia” o logradouro público inominado que especifica, situado no Distrito do Rio Pequeno.

PL 516/2022 – Vereador Isac Félix (PL) (2ª votação)

Denomina Parque Municipal do Piqueri Vereador Toninho Paiva, o espaço público que especifica, localizado na Rua Tuiuti, nº 515, Tatuapé, e dá outras providências.

PL 570/2022 – Vereador Gilson Barreto (PSDB) (2ª votação)

Altera a Lei municipal nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o Dia Yorubá, e dá outras providências.

PL 604/2022 – Vereador Paulo Frange (PTB) (2ª votação)

Denomina a praça compreendida entre a Avenida Direitos Humanos e a Avenida Imirim, situada no distrito da Casa Verde, Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha, como “Praça Antonio José Paes”.

PL 681/2022 – Vereador Thammy Miranda (PL) (2ª votação)

Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para incluir no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia da Corrida e Caminhada pela inclusão Olga Kos em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (21/3) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista à Sessão Plenária de hoje.

 

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também