Seminário aborda atendimento e qualidade dos serviços prestados pelo SUS na capital

Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São realizou, nesta sexta-feira (16/6), o seminário “Serviços de Saúde na Cidade de São Paulo – O Sistema Único de Saúde (SUS) na Perspectiva do Usuário”. A iniciativa foi dos vereadores Manoel Del Rio (PT) e Hélio Rodrigues (PT), ambos integrantes da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher. O objetivo foi obter um diagnóstico do acesso e da qualidade dos serviços de saúde prestados na cidade de São Paulo.

“A importância desse seminário é a gente obter uma análise completa da situação da saúde. O seminário visa ouvir os conselheiros de saúde, ouvir a população, o que ela fala sobre a situação da saúde em São Paulo. A gente já tem um panorama da situação, mas a gente quer ouvir deles para a gente apresentar propostas no Plano Diretor Estratégico”, afirmou o vereador Manoel Del Rio.

O vereador Hélio Rodrigues também salientou a relevância de debater este tema no Legislativo paulistano. “A saúde é importantíssima para o município e é importante a gente estar fazendo este tipo de evento para cada vez mais saber como está acontecendo lá na ponta. Uma coisa é você falar dos programas que tem. Outra coisa é você ver como o usuário está sendo tratado e, na perspectiva do usuário, o que precisa ser mudado. Por isso que a Câmara Municipal, o nosso mandato junto com o mandato do vereador Manoel Del Rio, depois de uma audiência pública do Plano Diretor Estratégico que cuidou da questão da saúde, a gente resolveu fazer essa atividade aqui hoje”, explicou.

Entre os convidados para falar no seminário estava o pesquisador do Instituto Pólis, Jorge Kayano. “Eu acho um evento muito importante promovido pela Câmara e pela Comissão de Saúde porque diz respeito ao acesso aos serviços de saúde da população da cidade. A gente sabe que este acesso está bem complicado hoje e as causas são várias, mas nós precisamos refletir a respeito, principalmente do fato de a Secretaria Municipal de Saúde ter adotado recentemente, há cerca de 10 anos, uma política de terceirização de toda a rede de serviços e hoje, praticamente, todas as unidades básicas são gerenciadas por Organizações Sociais de Saúde”, disse.

O conselheiro Rubens Alves representou o CMS (Conselho Municipal de Saúde). Ele disse que é importante levar informação para a população. “A sociedade precisa entender e saber como funciona o SUS, verdadeiramente, principalmente na nossa capital com 12 milhões de pessoas e sendo que 80% são dependentes do SUS aqui”, falou.

A superintendente estadual do Ministério da Saúde, Cláudia Afonso, comentou que o envolvimento dos governos federal, estadual e municipal é fundamental para atender com qualidade os usuários do SUS. “Se a gente pensar que a saúde é o tema que apareceu em todo processo que estamos vivendo de que é a maior necessidade da população, então, todo e qualquer lugar que esteja discutindo as políticas de saúde, como a população está sendo assistida nas suas necessidades em relação à saúde, é fundamental. Não podemos falar em saúde pública sem dizer do Sistema Único de Saúde, o SUS, que é tripartite: União, Estado e município”, frisou.

Confira como foi o Seminário no vídeo abaixo:

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também