Iluminação de led é debatida pela Frente Parlamentar pela Sustentabilidade

ILUMINACAO PUBLICA-21-05-2015 FRANCA-01198-3-300ABRE

Reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade na Câmara      Foto: Luiz França / CMSP


DA REDAÇÃO

A implantação da iluminação de led em São Paulo foi discutida nesta quinta-feira (21/5) pela Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. Especialistas estiveram presentes e apresentaram os detalhes do novo tipo de iluminação.

O professor José Gil Oliveira, da Universidade de São Paulo, esclareceu que a lâmpada de led tem uma eficiência muito maior que a tradicionalmente utilizada, a de mercúrio. “Para ter uma ideia, uma lâmpada de led tem uma eficiência de 200 lumens/watts . Uma lâmpada convencional tem 11 lumens/watts.”

De acordo com Marco Martins, diretor da Abilux, outra grande vantagem da iluminação de led é seu tempo até o descarte.  “Vai diminuir terrivelmente a geração de lixo, mas vale lembrar que ela vai passar a ser um lixo eletrônico, e terá que ser tratado da mesma forma que fazemos com computadores e televisores”, disse.

A prefeitura de São Paulo concedeu à iniciativa privada toda a gestão e renovação do sistema de iluminação pública de vias e de espaços públicos. O modelo escolhido foi o da parceria público-privada (PPP) e a concessão terá um prazo de 25 anos.

Para o vereador da Frente Parlamentar, Natalini (PV), é lamentável que a Câmara não conheça muito esse projeto do Executivo. “Essa iniciativa de implantar as lâmpadas de led é positiva, bem-vinda. Só que a Câmara não está ciente desse projeto, que custa mais de R$ 7 bilhões em investimento”, disse.

3 Contribuições

Diego Brea

Exatamente, é um grande investimento para a cidade de São Paulo, os locais que já possuem as novas lampadas LEDs, é possível constatar a grande diferença com a iluminação, está bem melhor 🙂

Responder
adria. pasta

gostaria de que fosse enviado convite e todo o trabalho sobre ledś para o prof. \marcelo Mrtinelli fisico da Usp.
mmartine@usp.br
ele quer saber da composição da lampada.
obrigada

Responder
Maurício L Bertoni

Projeto de extrema importância dada a economia de energia gerada, que é muito significativa e trará um retorno rápido ao investimento feito. Porém é de extrema importância se assegurar da qualidade do produto e do procedimento de instalação para que não aconteça como na Praça Franklin Roosevelt, em que as luzes com menos de dois anos já apresentam defeito. E no final do elevado Costa e Silva, sob a mesma praça, as luzes ficam piscando aleatoriamente causando uma sensação incômoda e perigosa aos motoristas.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também