Center Norte cumpre acordo para extração de metano do subsolo

Vereadores da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal fizeram na manhã desta terça-feira uma vistoria no Shopping Center Norte e constataram que os dutos para extração de gás metano do subsolo foram devidamente instalados, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Ministério Público.

O shopping, que recebe cerca de 120 mil pessoas por dia aos finais de semana, ficou fechado por 48 horas na semana passada devido aos riscos de explosão decorrentes da produção de metano pelo solo do terreno — o centro de compras foi construído sobre um antigo depósito de lixo, e o processo biológico de decomposição dos resíduos gera a produção do gás.

Para cumprir as exigências previstas no TAC, o Center Norte investiu cerca de R$ 3,7 milhões na instalação de dez drenos. Segundo o superintendente do shopping, Ricardo Afonso, “o local está em plenas condições de funcionamento, como sempre esteve”. “Vamos dar continuidade aos estudos para acompanhar a eficiência do sistema instalado até que todo o gás seja extinto”, afirmou.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Gilberto Natalini (PV), o estabelecimento cumpriu com o que foi acordado. “Aquilo que foi exigido tecnicamente foi feito. O metano está sendo drenado e há segurança no local”, explica Natalini.

A vereadora Sandra Tadeu (DEM), também da comissão, disse que o colegiado continuará monitorando as áreas contaminadas da cidade. “Mesmo o Center Norte tendo cumprido as exigências, vamos querer os laudos para acompanhamento. Além disso, continuaremos as vistorias em locais contaminados para que todas as providências necessárias sejam tomadas”.  

LEIA TAMBÉM:
Prefeitura começa a instalar dutos em conjunto habitacional

(11/10/2011 – 14h41)

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também