Chagas defende requalificação arbórea e ambiental da cidade

Juvenal Pereira
Chagas_-_noticia__5648
“Com a criação e a aplicação do Programa estaremos criando um verdadeiro sistema natural de resfriamento da cidade”, diz Chagas


Projeto de lei do vereador Francisco Chagas (PT) cria o Programa de Requalificação Arbórea e Ambiental da Cidade de São Paulo, a ser implementado nas ruas, praças e parques da cidade. O documento prevê a utilização de espécies arbóreas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental, umidificando o ar e dando sensação de conforto térmico. 

Entre as espécies de árvores indicadas, incluem-se o jacarandá, mangueira, ipê, jambolão e chuva de ouro. O programa de requalificação será coordenado, segundo o projeto,  pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, mediante a definição das áreas públicas e a realização de estudos técnicos, levando-se em conta o porte máximo que a espécie atinge em sua fase de pleno desenvolvimento. 

O autor do Projeto de lei 113/2009, aprovado em primeira votação em 04/08/2010, se baseia no fato de que, nos últimos tempos, com as temperaturas médias da cidade aumentando de ano para ano, todos os cidadãos sentem no próprio corpo o imenso desconforto térmico de nossos dias mesmo noites. Além disso, o vereador aponta a redução da umidade relativa do ar que, na Capital, chega a índices abaixo de 30%. 

Chagas cita pesquisa da Unicamp que demonstra a necessidade de recuperação e ampliação da cobertura arbórea da cidade. Com a criação e aplicação do programa de Requalificação Arbórea e Ambiental na Capital estaremos criando um verdadeiro sistema natural de resfriamento da cidade, contribuindo para termos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, enfatiza o vereador.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também