Projeto proíbe aplicativos de cadastro de carros particulares para transporte de pessoas

SDF

Paramentares foram favoráveis a projeto que proíbe aplicativo para transporte de pessoas em carros particulares       Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou nesta quarta-feira (24/6) o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 349/2014, do vereador Adilson Amadeu (PTB), que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado de pessoas.

De acordo com a proposta, a associação entre empresas administradoras desses aplicativos e estabelecimentos comerciais também será proibida. Se a medida for aprovada pela Câmara de São Paulo e sancionada pelo prefeito, Fernando Haddad, quem descumprir a regra pagará multa de R$ 1.700, terá o veículo apreendido e poderá sofrer outras sanções.

“O absurdo está acontecendo em São Paulo, porque temos uma empresa irregular fazendo o transporte de pessoas. Esse projeto é importante porque vai dar a constatação para aqueles que realmente têm condições de trabalhar, ou seja, tem o alvará e o Condutax (Cadastro Municipal de Condutores de Táxi). Quem não tem essas licenças, está passando por cima da legislação e fraudando os cofres do município, porque não recolhem os impostos”, explicou Amadeu.

O presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos, Natalício Bezerra Silva, elogiou o projeto e espera que o prefeito não o vote. “Essa transporte é ilegal, feito por empresas e organizações clandestinas. Isso representa um problema que deve ser fiscalizado pela prefeitura”, afirmou.

O aplicativo que tem causado essa polêmica com os taxistas é o Uber – que oferece um serviço semelhante aos táxis de luxo.

Para o presidente do colegiado, vereador José Police Neto (PSD), é necessário uma discussão mais ampla sobre a necessidade de uma nova modalidade de transporte na cidade. “Precisamos verificar se é necessário discutir a quantidade de veículos que fazem esse serviço, mesmo porque existe uma demanda dos taxistas para a ampliação dos alvarás. O Plano Municipal de Mobilidade deverá trazer orientações sobre esse tipo de transporte”, disse.

Ainda na reunião, os parlamentares aprovaram um requerimento do vereador Adilson Amadeu para que o diretor de Fiscalização do Departamento de Transportes Públicos, Renato Pinto Coelho, e os demais fiscais venham prestar esclarecimento à Comissão de Finanças e Orçamento sobre as apreensões e fiscalizações da frota de veículos clandestinos.

16 Contribuições

Eduardo Santos Lira

O serviço de Taxí na Capital é muito ruim,são vejamos:Taxista cheirando a álcool,maconha,toma “arrebite” p/ não dormir,pois dirige 18 a 20 horas explorados que são pelos donos dos Alvarás.roupas sujas barbas a fazer,carros velhos sujos,reclamam quando o passageiro pede p/ ligar o ar condicionado,falam que esta quebrado e o que dizer quando a corrida é inferior a R$30,00.Não transportam pessoas abeças,negros,senhoras com muletas.Nos USA,os taxista que eram explorados pelas frotas,foram para UBER.

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Erika

Caro Vereador Líder de Bancada,
Eu tenho o direito de escolher como me movimento pela cidade. É por isso que desejo que você NÃO COLOQUE EM VOTAÇÃO o PL 349/2014, lei que representa o retrocesso da inovação e das políticas de mobilidade urbana de São Paulo, passando por cima do Plano Diretor de nossa cidade.
Tenho certeza de que você tem essa mesma preocupação. Espero que você escolha a transparência e a inovação, legislando em nome dos 12 milhões de paulistanos e garantindo meu direito de escolha.
Atenciosamente,

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Breno

Caro Vereador
Peço -lhe que não coloque este projeto em votação, tenho meu direito de escolher que carro vou pegar.
Taxistas não atendem mais a comunidade como antigamente, hoje os carros são sujos, motoristas bêbados, carro cheirando mau, e além de não ligarem o ar condicionado. EU TENHO O DIREITO DE ESCOLHER, COMO 12 MILHOES DE PAULISTANOS.

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Wandenkolk Tinoco Neto

Sinceramente, o monopólio das empresas de taxis é algo que dá repudio. Se o Uber tem cliente, é porque efetivamente eles gostam do serviço e preferem utilizá-lo aos taxís. Se os taxístas se sentem ameaçados pela concorrencia, ao invés de melhorar o seu serviço, ter carros melhores, e serem mais honestos nas corridas, é mais prático tentar derrubar um provável competidor. Todos temos famílias para sustentar, entretanto ficar refém de uma classe porque ela se sente no direito de ter o monopólio no transporte particular, em uma cidade que já está com problemas de mobilidade é no mínimo demagogia dos senhores vereadores. Regulamentem se for necessário o Uber, mas é fundamental que o serviço continue.
Abraços.

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Luciano

Acredito que vc não tenha conhecimento de taxi, a frota de taxi de São Paulo é a mais nova, a média de utilização do carro é de 2 anos em média, o uber não trás nenhum tipo de receita pra cidade da lucro para seus donos, pois os motoristas pagam 20% do valor.

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Solange

Caro Vereador Líder de Bancada,
Eu tenho o direito de escolher como me movimento pela cidade. É por isso que desejo que você NÃO COLOQUE EM VOTAÇÃO o PL 349/2014, lei que representa o retrocesso da inovação e das políticas de mobilidade urbana de São Paulo, passando por cima do Plano Diretor de nossa cidade.
Tenho certeza de que você tem essa mesma preocupação. Espero que você escolha a transparência e a inovação, legislando em nome dos 12 milhões de paulistanos e garantindo meu direito de escolha.
Atenciosamente,

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José Brasileiro

Caro Vereador Líder de Bancada,

Eu tenho o direito de escolher como me movimento pela cidade. É por isso que desejo que você NÃO COLOQUE EM VOTAÇÃO o PL 349/2014, lei que representa o retrocesso da inovação e das políticas de mobilidade urbana de São Paulo, passando por cima do Plano Diretor de nossa cidade.
Tenho certeza de que você tem essa mesma preocupação. Espero que você escolha a transparência e a inovação, legislando em nome dos 12 milhões de paulistanos e garantindo nosso direito de escolha.
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Acredito que Exite um mercado para todos… O que não pode é continuar do jeito que esta… MONOPÓLIO. muitos $$ na mão de poucos. E poucos $ na mão de MUitooos cooperados .que pagam diariais absurdas para ,Estes donos de pontos ou de cooperativas igual ao dos aeroportos. Colocando a vida de passageiros em Risco constantemente. Pois Muitos deles dirigem 18 horas por dias. 29 dias por mes… Quem de fato se importa com a vida dos Motorista auxiliar? Quem? ….somente sua família , Mas Ninguem. Agora eu vos pegunto Senhores? porque não regulamentar esta alternativa de transporte? , Acho justo e coerente pagarem impostos também.
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Na minha opinião todos os 60% da categorias do taxistas deveriam migra para o Uber , com seu carros, e deixem que os Donos dos pontos Diretores de cooperativa vão dirigir suas 18 horas diárias de serviços, vão sentir na pele Ralar, Ralar o dia todo , para te no final do mês seus ±$ 4.000.00. liq. ( isso se tudo for Bem) que DEus os proteja.

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Adriana boeira motta

Caro representantes,não gostaria que proibissem a Uber ,acho o serviço de taxi de São Paulo péssimo ,motoristas falam ao celular,carros com cheiro de cigarro, e motoristas totalmente sem postura,regularizem se for o caso ,temos que inovar e não retroceder,temos direito de escolher nosso meio de locomoção,não podemos ficar refém de um trasporte de má qualidade por causa de sindicatos.
Vivemos numa Democracia? Então me provem …. votem a favor da Uber, ,como 12 milhões de paulistanos temos direito de escolher.
grata

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Beatriz

Garanto que quem é contra, ou nunca andou de Uber ou só quer os votos dos taxistas! O serviço prestado é infinitamente melhor do que o prestados pelos taxis. VIVA A CONCORRÊNCIA! VIVA A LIVRE INICIATIVA!

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Guto

As regras/leis da secretária municipal do transporte-sp foram feitas para serem cumpridas e organizar todo o setor do táxi. FISCALIZAÇÃO E PUNIÇÃO AOS INFRATORES !!!

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Omar

O serviço de taxi é ruim e perigoso, todos sabemos que tem muitos problemas, prefiro usar o UBER, aliás deixo meu carro em casa para usar o UBER, por favor, levem em consideração a opinião da sociedade e não somente da categoria dos taxistas.

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Tales Carlos de Pádua

Pelos comentários aqui fica claro que o interesse da prefeitura não é fazer o que a população deseja, e sim manter as coisas como estão, manter o retrocesso, para arrecadar mais. Lembrem-se vereadores, que no plano piloto dessa cidade diz que as tecnologias devem ser abraçadas, e não rejeitadas!
E aos taxistas que estão aqui defendendo o projeto: Migrem vocês para o Uber, ou então protestem para pagar menos impostos e menos taxas de burocracia! Deixem o consumidor escolher o melhor para eles!

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Hugo

Caro Vereador Líder de Bancada,
Eu tenho o direito de escolher como me movimento pela cidade. É por isso que desejo que você NÃO COLOQUE EM VOTAÇÃO o PL 349/2014, lei que representa o retrocesso da inovação e das políticas de mobilidade urbana de São Paulo, passando por cima do Plano Diretor de nossa cidade.
Tenho certeza de que você tem essa mesma preocupação. Espero que você escolha a transparência e a inovação, legislando em nome dos 12 milhões de paulistanos e garantindo nosso direito de escolha.
Atenciosamente,

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