Comissão ouve representantes do Executivo sobre metas para idosos

COMISSAO PERMANENTE DO IDOSO 25-06-2015 FRANCA-04828-300ABRE

Reunião da Comissão Permanente do Idoso e Assistência Social
Foto: Luiz França / CMSP

MARINA PAES
DA TV CÂMARA

O administrador Remo Vitório Querubim veio à Câmara Municipal nesta quinta-feira (25/6) para reivindicar mais atenção aos idosos. “Para o idoso, falta espaço para tudo, moradia, lazer, saúde. Tudo o que você imagina para o idoso não tem”. Ele e dezenas de outras pessoas participaram da reunião da Comissão do Idoso, que recebeu representantes do Executivo para falar sobre o cumprimento do Plano de Metas da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, falou sobre o que a pasta vem fazendo para os idosos de São Paulo. O projeto de centros “Dia”, onde idosos sem autonomia são cuidados durante o período diurno, vai sair do papel. “Estamos abrindo um agora na região da Sé, em parceria com uma entidade e com supervisão do Einstein [Hospital]. Temos mais dois chamados para serem abertos até o final do semestre e pretendemos abrir muitos mais”, disse a secretária. “Em relação aos institutos de longa permanência, onde idosos moram, nós temos hoje nove na cidade, mas temos uma meta de abrir mais cinco”, disse.

No Plano de Metas da prefeitura estão 5 metas para os idosos, entre elas a criação de 6 universidades para a terceira idade. Segundo a coordenadora de Políticas para Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Guiomar Silva Lopes, a universidade começou em 2013 como um plano piloto de um curso interdisciplinar. Até agora 5 unidades já estão disponíveis em equipamentos públicos.

“São três CEUs em territórios mais distantes do centro, como Aricanduva, Parelheiros e Canto do Amanhecer, e nós temos duas unidades que estão em parceria com a Universidade Federal de São Paulo. Uma na vila Clementino e outra em Santo Amaro”, disse.

O Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, falou sobre a intenção de acelerar a regulamentação do Fundo Municipal do Idoso, aprovado pela Câmara em dezembro do ano passado. “O meu compromisso é logo que recebermos estas sugestões, encaminharei para o prefeito, para que ele tenha a decisão final sobre o decreto que vai regulamentar o fundo municipal dos idosos”, afirmou.

“Você tem a oportunidade de ter recursos privados ou de várias outras fontes de financiamento direcionado aos idosos. Isso é fundamental, porque você onera menos o tesouro municipal e beneficia os idosos”, disse o vereador Mário Covas Neto (PSDB), presidente da Comissão do Idoso na Câmara.

2 Contribuições

Denise Cantarelli

Bom dia
Me interesso pelo tema sobre os idosos de maneira pessoal e profissional
Gostaria de receber emails cursos sobre o assunto
Estamos estruturando um núcleo de prestação de serviço e podemos construir juntos um melhor futuro para a 3a e 4a idade
Fico contente em ver ações na esfera pública pois e cruel chegar nesta fase da vida sem esperança
Cordialmente
Denise

Responder
Antonio Nilton Martins de Moura

Bom tarde
Me interesso pelo tema sobre os idosos de maneira pessoal e profissional.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também