Comissão de Educação debateu atuação da prefeitura com secretários

O primeiro semestre de 2014 foi movimentado para a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara, com visitas dos secretários municipais Cesar Callegari, da Educação, Juca Ferreira, da Cultura e Celso Jatene, dos Esportes.

Os convites partiram da comissão, através de requerimentos do vereador Jean Madeira (PRB) para que fossem apresentados os planos de trabalho, programas, agendas e metas de cada pasta.

No encontro, Callegari destacou as 15 mil vagas criadas em creches desde o inicio da gestão, em 2013. Segundo ele, 2015 será o ano das grandes obras educacionais, quando serão entregues 36 unidades e ampliados dos convênios.

Juca Ferreira apresentou dados sobre Virada Cultural. Foram cerca de 3,5 milhões de participantes em mais de mil atividades, o que o secretário classificou como um sucesso de publico e critica. Ele ainda informou que a pasta está elaborando editais para incentivar iniciativas culturais na cidade também em outras épocas, gerando uma programação mais abrangente.

Já Celso Jatene destacou o desafio gerir mais de 332 equipamentos de administração direta e indireta, 120 km de ciclofaixas (número que deve crescer), a Virada Esportiva, e outras atividades em parceria com os CEUs (Centros de Educação Unificada). Ele também confirmou durante a reunião que os programas Bolsa Atleta e VAI do Esporte — já aprovados e sancionados pelo prefeito Fernando Haddad — serão implantados a partir do segundo semestre deste ano.

Acredito que seja de extrema importância para nosso colegiado acompanhar de perto o trabalho das secretarias. Devemos saber o que esta sendo feito pela nossa cidade, os objetivos de cada gestão e como podemos contribuir para termos as melhorias que a cidade precisa, afirmou o vereador Jean Madeira na ocasião.

PME
No primeiro semestre a comissão também designou o vereador Toninho Vespoli (PSOL) como relator do  Projeto de Lei (PL) 415/12, que institui o PME (Plano Municipal de Educação). A proposta prevê metas a serem atingidas pela rede pública de ensino municipal nos próximos dez anos. E ainda realizou cinco encontros com um grupo de trabalho criado para discutir o texto.

Para o segundo semestre a discussão será ampliada. Vespoli deve apresentar o relatório no início de agosto, e já foram agendadas cinco audiências públicas para tratar do assunto.

O presidente da Comissão de Educação, vereador Reis (PT), espera que professores, alunos, coordenadores, pais e especialistas participem da discussão. Esperamos que todos possam contribuir com este relatório substitutivo e assim construirmos um projeto que contemple as necessidades dos maiores interessados, disse. (Da Redação)

(21/07/2014 – 15h30)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também