Frente realiza debate sobre nova licitação do transporte público

FRENTE PARLAMENTAR-TRANSPORTE-07-08-2015 FRANCA-00757-300ABRE

Reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade
Foto: Luiz França / CMSP


DA REDAÇÃO

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade realizou nesta sexta-feira (7/8) uma reunião para discutir a nova licitação do transporte público da capital. Estiveram presentes especialistas, que discutiram o novo planejamento para os ônibus da cidade.

Adiado desde 2013, a prefeitura pretende lançar, ainda neste mês, o edital para a licitação do transporte público. O novo modelo, projetado para os próximos 20 anos, inclui grandes mudanças, no valor de R$ 70 bilhões, como a construção de 17 terminais, três grupos de linhas de ônibus, a redução da frota, a possível estatização de garagens, entre outras medidas.

Para Francisco Christovam, presidente da SP Urbanus — sindicato que reúne todas as concessionárias de ônibus da capital paulista, a licitação prevê uma mudança bastante significativa. “O sistema foi todo estudado. A proposta traz a criação de linhas, mudança na tipologia da frota, para que se tenham veículos de maior capacidade, utilização plena dos corredores e faixas exclusivas, enfim, para que a população se desloque de maneira mais rápida”, disse.

Segundo a diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, a proposta não inclui a questão da sustentabilidade e não traz as consequências que ela pode gerar ao meio-ambiente. “A licitação não engloba a questão dos combustíveis. Pela Lei de Mudanças Climáticas estava previsto que em 2018 toda a frota de ônibus utilizasse biocombustíveis.”

Presidente da Frente Parlamentar, o vereador Natalini (PV) acredita que a licitação é muito necessária para que haja uma melhoraria no serviço de transporte de ônibus. “A discussão foi boa, profunda e tem vários problemas para serem corrigidos, particularmente na área ambiental, para melhorar o ar de São Paulo.”

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também