Interpretes de Libras são homenageados na Câmara

SS HOMENAGEM AOS INTERPRETES DE LIBRAS -11-08-2015-ANDRE BUENO-EDIT6346-300ABRE

Evento foi iniciativa do vereador Quito Formiga (PR) e contou com a presença do vereador Andrea Matarazzo (PSDB)
Foto: André Bueno / CMSP

DA REDAÇÃO

Os profissionais interpretes de Libras, a língua de sinais, foram homenageados em uma sessão solene realizada na noite desta terça-feira (11/8), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O evento que lembrou os desafios e conquistas da profissão foi iniciativa da homenagem foi do vereador Quito Formiga (PR).

“Existe hoje uma necessidade grande de buscar novas soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Os interpretes de Libras ensinam as pessoas a se comunicar com os surdos. É um trabalho importantíssimo e merece ser reconhecido, porque essas são as pessoas que melhoram a vida de quem precisa”, ressaltou o vereador.

Segundo o IBGE cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência auditiva, representado cerca de 5% da população do país. O vereador Andrea Matarazzo (PSDB) destacou a importância do reconhecimento da profissão e da presença dos profissionais em equipamentos públicos. “A cidade tem em torno de 450 mil deficientes auditivos e nada mais justo que tenham um atendimento de qualidade. O Poder Público precisa dar este apoio. Cidade que quer ser moderna deve dar o primeiro passo através da inclusão”, afirmou.

A psicóloga e tradutora/ interprete de Libras, Priscila Mourão, atua na área há 7 anos e falou dos desafios e do prazer que tem em atender os surdos. “Um grande desafio para nós é a regulamentação, o reconhecimento da profissão, mas é sempre muito bom poder ser um instrumento de entendimento entre as pessoas, é sempre um olhar diferente, um contexto diferente, é muito bom. Eu gosto de interpretar”, disse.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também