Idosos pedem que catracas de ônibus sejam liberadas 

COMISSAO DO IDOSO--03-09-2015 FRANCA-04555-300ABRE

Reunião debateu mobilidade e desafios para a população idosa na área do transporte
Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

Idosos reivindicaram nesta quarta-feira (3/9) aos vereadores e representantes da prefeitura que as catracas dos ônibus sejam liberadas. Atualmente, pessoas na terceira idade utilizam o Bilhete Único Especial, que é feito por meio de solicitação e que precisa ser validado pelo cobrador, caso o passageiro queira sentar nos bancos localizado na parte de trás do veículo.

“Pedimos que as catracas sejam liberadas porque o idoso passa o cartão e não precisa ficar dizendo que tem ou não a idade”, sinalizou o presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Rubens Casado.

Durante a reunião da Comissão do Idoso e da Assistência Social para discutir a mobilidade e desafios para a população idosa na área do transporte, os participantes ainda reclamaram que não conseguirem registrar as reclamações no 156 (serviço da prefeitura) e de ônibus não estarem em boas condições e demorarem para passar.

“Acontece várias vezes de estar no ponto e o motorista não parar. Anoto o nome da linha e horário, mas quando ligamos no 156 não somos atendidos, ficamos horas esperando no telefone. Sem contar que os ônibus são péssimos e demoram para passar”, reclamou a moradora da zona leste Maria do Socorro.

O gerente de desenvolvimento tecnológico da SPTrans, Idário de Camargo Branco, garantiu que todas as reclamações serão estudadas. “Estamos no meio de um processo de licitação e este é o momento de todas as demandas serem apresentadas. Em relação à liberação da catraca, esse é um assunto delicado porque temos muitas fraudes, principalmente com os bilhetes dos idosos”, explicou.

O representante da SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo) Wagner Palma Moreira, afirmou que existe a possibilidade de as catracas serem liberadas. “Instalamos algumas câmeras próximas aos cobradores e estamos acompanhando para resolver o problema de mau uso do bilhete, e  quem estiver usando o cartão de um idoso inadequadamente será identificado”, declarou.

Para o vereador Abou Anni (PV), esse debate foi importante. “Vamos cobrar para que as providências sejam tomadas e o pedido das pessoas seja atendido. Estamos em um processo de licitação e é necessário que a tecnologia seja avançada para atender a reivindicação da sociedade”, disse.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também