Fórum Paulista de Educação Infantil discute avanços do ensino em SP

XS

                      Cerca de 300 pessoa participaram do Fórum  paulista de educação Infantil
                                                   Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

A reunião do Fórum Paulista de Educação Infantil realizada nesta sexta-feira (11/9) na Câmara Municipal de São Paulo discutiu os 80 anos de história do ensino público para crianças com a criação dos parques infantis.

A professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Marcia Gobbi, explicou que esses espaços foram criados por Mário de Andrade em 1935. “A origem da educação infantil em São Paulo inicia-se com os parques infantis que foram pensados para os filhos dos operários do município, por isso foram criados nos bairros Dom Pedro, Lapa e Ipiranga, onde tinham a maior concentração de operariado”, declarou.

Os parques infantis atendiam crianças entre 3 e 12 anos e elas ficam misturadas e faziam atividades de cultura, arte e folclore nacional. “Os parques infantis garantiam as manifestações desses alunos e inspiraram o projeto com as crianças na EMEI (Escola de Educação Infantil)”, explicou Marcia.

A diretora do DOT (Diretoria de Orientação Técnica), Sônia Larrubia Valverde, durante o Fórum, sinalizou para os avanços do ensino em São Paulo. “Foi importante quando a educação infantil passou da gestão da Secretaria de Assistência Social para a Secretaria de Educação, passando a ser considerado como um trabalho educativo e as creches passaram a ter um olhar mais pedagógico”, declarou.

A gestora do Fórum, Marcia Satomi Tsuda, considera esses encontros fundamentais para se ampliar as políticas públicas para melhorar a educação em São Paulo e no Brasil. “Esses encontros são fundamentais para discutir os avanços que tivemos e os desafios que precisamos resolver. O nosso objetivo é garantir a ampliação da oferta de vagas para as crianças e promover uma educação infantil de qualidade para todos”, disse.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também