Comissão do Meio Ambiente questiona prefeitura sobre replantio de árvores

ORDINARIADE_MEIO_AMBIENTE-04-11-2014-FRANCA-06444-72ABRE
Reunião da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal    Foto: Luiz França / CMSP

 

MARCOS CAMPOS
DA TV CÂMARA

Só este ano, 52 mil árvores foram plantadas na cidade de São Paulo, contudo, o presidente da Comissão do Meio Ambiente, vereador Gilberto Natalini (PV), disse durante reunião nesta terça-feira (04/11) que o número ainda é pequeno para uma metrópole.

A prefeitura está deixando a desejar. Ela não está cuidando da arborização como deveria cuidar. A angústia é muito grande, tem tombado muitas árvores desnecessariamente e o plantio diminuiu quatro ou cinco vezes em relação há alguns anos atrás, argumento Natalini.

A engenheira agrônoma da secretaria do Verde e Meio Ambiente, Adriana Inês Nápias, afirmou que o número de árvores que são plantadas anualmente na cidade não foi reduzido. O que aconteceu no ano passado foi um prejuízo muito grande em função do rodoanel, mas houve uma compensação ambiental por parte do Estado de São Paulo e das concessionárias que fizeram o trecho sul. Foram plantadas mais de um milhão de árvores durante três anos. A gente faz um acompanhamento histórico, o número vai se mantendo constante, não houve uma diminuição de plantio de árvores na cidade, contestou.

Especialistas afirmam que o ideal é ter 12 metros de áreas verdes por habitante. Eles também aprovam ações como o programa de educação ambiental que vai promover o plantio de 1500 árvores nas escolas municipais e calçadas e defendem a elaboração de um Plano Diretor Arbóreo, a formação de mão de obra especializada e a contratação de mais técnicos.  

É a falta de técnicos e uma falta de profissionalização. Há também da participação da população que é muito precária atualmente. As pessoas não tem como, diretamente, questionar a administração municipal, esses conselhos, essas coisas não são tão diretas e mesmo aqui, as audiências públicas, elas não garantem à população que os problemas sejam respondidos pela administração corretamente, afirmou o arquiteto Paulo Del Pichia.

A prefeitura estava na defensiva, o pessoal que veio estava um pouco nervoso, na verdade não teve muito o que falar. Nós estamos cobrando, nós queremos a preservação, a manutenção e o tratamento das árvores de uma forma que São Paulo não perca a sua massa arbórea, finalizou o presidente da Comissão.

(04/11/2014 20h05)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também