Eixo de Desenvolvimento Arco Jacú-Pêssego é debatido em audiência pública

Reunião da CCJ no auditório Prestes Maia

Reunião com vereadores da CCJ no auditório Prestes Maia              Foto: Andre Bueno / CMSP

DA REDAÇÃO

O Executivo enviou a Câmara Municipal o plano de melhoramentos viários para o Eixo de Desenvolvimento Arco Jacú-Pêssego, na zona leste da cidade. A iniciativa, constante no Projeto de Lei (PL) 347/2015, foi debatida em Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (11/11) pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa).

As intervenções propostas no PL vão atingir o perímetro pertencente às subprefeituras de Itaquera, São Mateus e São Miguel. Gustavo Partezani, diretor de Desenvolvimento da SP Urbanismo, esclareceu que o PL pretende facilitar o acesso na região, classificada por ele como estratégica na cidade.

“Eu preciso reservar as áreas que vão receber esses corredores de ônibus, essas estações, esses corredores de carga, a logística da cidade. Vale lembrar que toda matéria prima da cidade, boa parte dela entra pela zona leste e a Jacú Pêssego é um dos principais corredores”, afirmou.

Partezani também acrescentou que o projeto propõe um novo plano de mobilidade na área ‘entre rios’, próximo ao Parque do Carmo, no distrito de Itaquera. De acordo com ele, a intenção é atrair empresas para a região. “Não tem mobilidade, não tem como o trabalhador chegar nem como a matéria prima chegar, então estamos fazendo um novo plano para criar mais ruas e aumentar o acesso”, disse.

Por último, Partezani também adiantou que a implantação do projeto facilitará o acesso dos caminhões de coleta de lixo que circulam diariamente pela Avenida Ragueb Chohfi em direção ao aterro São João. “A gente está melhorando as conexões com o aterro para facilitar a chegada desse lixo produzido na cidade de São Paulo ao seu aterro sanitário”, finalizou.

O vereador Ari Friedenbach (PHS) entende que a intenção do prefeito Fernando Haddad é positiva para a cidade, em especial, por se tratar de propositura que visa o desenvolvimento da zona leste.

“Foi muito interessante essa explanação aqui porque deu para a gente ter uma dimensão do tamanho do projeto. Temos trabalhado em vários projetos para melhorar a condição da zona leste, desenvolver, criar empregos, não apenas moradias. Preparar a zona leste, essa região da Jacú Pêssego para o desenvolvimento é extremamente importante”, argumentou.

Monitoramento em viaturas

Os vereadores da CCJ também deram parecer favorável ao PL 454/2015, de autoria do vereador Eduardo Tuma (PSDB), que implanta sistema de vídeo e áudio nas viaturas automotivas da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

“Isso é um sistema que já existe no mundo como um todo e principalmente aqui para dar segurança ao próprio guarda quanto a sua atuação e pra registrar qualquer atividade ilícita, ilegal nas ruas, através do áudio e do vídeo”, afirmou Tuma.

Padronização de placas

Outra iniciativa que avançou na CCJ foi o PL 557/2015, que estabelece a padronização de placas denominativas de vias e logradouros públicos em sistema com identificador em LED e placa solar, proposta pelo vereador Arselino Tatto (PT).

As novas placas deverão conter endereçamento, distrito em que estão localizadas, CEP e o sistema de identificador em LED e placa solar, todas fixadas em postes confeccionadas com plástico reclicado.

A justificativa do PL defende que a iluminação proporcionada pelas placas com identificador em LED melhorará a sinalização das vias e trará segurança mais segurança. O embelezamento da cidade com a ocupação do espaço urbano por este tipo de equipamento é outra justificativa apresentada.

2 Contribuições

Rosa

Todo progresso que vise mobilidade, infraestrutura é bem vindo. Mas, mas que tal se preocuparem primeiro em reparar os problemas que existem na Jacu Pessego, tais como péssima iluminação pública, isto pra não dizer que ha trezes totalmente apagados … a Ilume so sabe dizer que é um problema de segurança e que haveriam “projetos” mas há trechos em total breu… antes de chegar na Hageb, mais adiante entre as entradas do Jd. Tiete,Jd São Francisco e Nova Paranavai…dá muito medo passar lá, fora os entulhos que encontro nas enconstas e acessos de rotatória… muita coisa prá se fazer e até agora nada de solução. Não sou contra a projetos novos , mas muito coisa que está precária deve ser melhorada.Tenho videos de todos os trechos.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também