Comitê discute ações da prefeitura e do governo estadual no combate à dengue

K

Comitê Civil de Combate à Dengue vai intensificar vistorias doa agendes de endemia
Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

O Comitê Civil de Combate à Dengue discutiu nesta segunda-feira (16/11) as principais ações dos governos municipal e estadual no combate à dengue no próximo ano. O principal objetivo, de acordo com representantes da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), é acabar com os criadouros do mosquito.

Para isso, as atividades de vistoria realizadas pelos agentes de endemia serão intensificadas pela Covisa. “Vamos intensificar as ações em pontos estratégicos, como grandes reservatórios de inservíveis e imóveis por onde circulam grande número de pessoas. Os subprefeitos, por meio dos comitês regionais, nos ajudarão a informar os cidadãos e a identificar possíveis locais de criadouros”, revelou a coordenadora da Covisa, Wilma Morimoto.

De acordo com ela, os principais locais onde são encontrados focos de criadouro do mosquito são os pratinhos dos vasos de plantas, vasilhas de água dos animais domésticos e calhas. “É necessário que cada uma faça sua parte e limpe e não deixe água acumulada”, explicou Wilma.

O diagnóstico rápido é outra medida que, acredita Wilma, pode ajudar a evitar uma epidemia no município. “Vamos ter o teste rápido em todas as unidades de saúde da prefeitura. O exame permite que o diagnóstico saia em vinte minutos e possamos otimizar o trabalho dos agentes para que a transmissão não atinja níveis epidêmicos”, acrescentou.

A coordenadora da Sucen, Irma Teresinha Rodrigues Neves Ferreira, promoverá entre os dias 23 e 27 deste mês uma semana estadual de mobilização no combate à dengue. “O objetivo é promover um esforço simultâneo e concentrado para eliminar os criadouros”, explicou.

O presidente do Comitê, vereador Natalini (PV), gostou das propostas apresentadas. “Essas reuniões são importantes para discutirmos maneiras de ajudar o governo a combater à dengue e quanto mais pessoas participando, melhor. Vamos participar dessa campanha que será realizada e vamos fazer isso na Sé, no centro, explicando para as pessoas como ajudar a reduzir os criadouros do mosquito”, disse.

Comitê

O Comitê Civil de Combate à Dengue, que funcionou de 2004 a 2007 para ajudar a acabar com a epidemia da doença naquele período, foi reinstalado no início deste ano por conta dos casos registrado no município.

Saiba como ajudar no combate à dengue

Para evitar a propagação do mosquito da dengue, é necessário eliminar locais que acumulam água e servem de criadouro.

– Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;

– Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas fora da chuva;

– Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;

– Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;

– Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;

– Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;

– Lonas, aquários, bacias, brinquedos devem ficar longe da chuva;

– Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo ou “Operação Cata-Bagulho”;

– Cuidados especiais para as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge, ponha água só na terra.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também