Comissão de Direitos Humanos discute a intolerância religiosa

EXTRA DIREITOS HUMANOS-FRANCA-07401-300ABRE

Representantes de diversas matrizes religiosas compareceram à Câmara para debate sobre intolerância
Foto: Luiz França / CMSP


DA REDAÇÃO

Tendo como pano de fundo os ataques terroristas à cidade de Paris, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, a Comissão de Direitos Humanos realizou nesta quinta-feira um debate sobre a intolerância religiosa. Representantes das mais diversas matrizes religiosas, como judaísmo, budismo, evangélicos e religiões de matriz africana estiveram presentes na Câmara Municipal.

Para o xeque Abdul Hamid, líder da Mesquita Brasil, viver em terras brasileiras é muito bom, pois existe uma aceitação da religião islâmica muito maior do que em outros países. “Nós repudiamos todos os atos cometidos em Paris. O islã não aceita de forma nenhuma tudo isso. O islã prega a paz. Muçulmano não é terrorista e terrorista não é muçulmano”, afirmou.

Damaris Moura, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB São Paulo, disse que foi uma iniciativa extraordinária realizar uma reunião como essa, na Câmara Municipal. “Quanto mais espaços institucionais nós conseguirmos aglutinar para essa luta com ideal pacifista, que é promover e defender os direitos de todos os grupos religiosos, melhor”, disse.

“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem amor no coração, complementou o vereador Laércio Benko, presidente da Comissão.

170 Contribuições

RAFAELA GARCIA RAMOS

É preciso tomar cuidado com os comentários preconceituosos em uma reunião em que se discute o preconceito religioso. Como no comentário do vereador “Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração” que expressa claramente o preconceito a quem é ateu e agnóstico. É preciso retratação!

Responder
Ricardo Erick Rebêlo

Espero que vocês afastem o vereador Laércio Benko por afirmar o que ele afirmou, pois ofende todos aqueles que, diferente dele, se responsabilizam pelo bem e o mal que fazem ao invés de colocar tudo sob a capa de um ser imaginário. Dêem uma olhada na constituição brasileira e vejam que, acima de tudo, estamos em uma nação laica.

Responder
puppy

As maiores abobinaçoes da historia da humanidade, foram cometidas e seguem sendo cometidas hoje eh no futuro, por gente como laércio benko, presidente da Comissão, com seres imaginários no coração, e no escasso cérebro !!

Responder
Alan Gustavo Santana Ribeiro

Lamentável a declaração do Vereador Laércio Benko. Esse tipo de declaração é que faz crescer a intolerância religiosa contra Ateus e Agnósticos. O problema dos ataques em Paris é resultado da danosa doutrinação religiosa que faz com que pessoas matem umas as outras em nome de Deus. E sim, o resultado daquilo pertence ao fundamentalismo religioso de quem acha que tem “deus no coração”.

Responder
marisa

Pelo que notei havia representantes de várias religiões, e por que não havia representantes da ATEA, dos Ateus?? podemos não ter deus no coração, mas temos caráter, e pagamos nossos impostos, coisa que igreja não faz.

Responder
rodrigo

espero que essa comissão não faça da lei uma espécie de volta da inquisição. porque se o fizer estará retrocedendo na evolução da humanidade.

Responder
Thiago

O estado é laico !!!
Que mané “sem Deus no coração”
Deve haver algo equívoco nos livros de história que li. Pois neles estão relatados como a causa de grandes atentados terroristas, a RELIGIÃO. Todos foram baseados em ideais religiosos. Talvez o problemas seja o excesso de Deus no coração. grandes atentados como o de Paris foram obras de grupos religiosos. Nunca vi um ATEU prejudicar ninguém!

Responder
Jefferson

Acho que sua afirmação ficaria melhor assim…

O estado é “laico”!!!

Esse nosso estado é laico somente no papel. E as vezes nem no papel o é…
Infelizmente…

Responder
Paulo

Não preciso ter deus no coração, se é que existe, para não ser terrorista. Uma declaração estupida e preconceituosa.

Responder
Thiago

O estado é laico !!!
Que mané “sem Deus no coração”
Deve haver algo equívoco nos livros de história que li. Pois neles estão relatados como a causa de grandes atentados terroristas, a RELIGIÃO. Todos foram baseados em ideais religiosos. Talvez o problema seja o excesso de Deus no coração. grandes atentados como o de Paris foram obras de grupos religiosos. Nunca vi um ATEU prejudicar ninguém!

Responder
antonio rocha

com essa educação e informação que esse nobre idiota tem, não poderia ele saber que os ISLAMITAS os difere dos cristão só por MAOMÉ , mas o deu$ deles é o mesmo que esses troglodita segue !!!

Responder
Eduardo Rocchigiani Matos

REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO VEREADOR LAÉRCIO BENKO

É um verdadeiro absurdo que em um debate cujo tema é “Intolerância Religiosa” sejam proferidas declarações desrespeitosas com a opção de não-crença dos ateus e agnósticos. É lamentável que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de SP esteja presidida por uma pessoa tão sem noção e despreparada para o exercício desta função.

Responder
Frederico Werneck Lima

Como ateu, exijo retratação pública sobre a declaração de que os atentados em Paris foram atos “”de quem não tem Deus no coração””. E relaciono o referido comentário com a declaração do apresentador Datena da Rede Band de televisão.

Caracterizo tal declaração como ofensiva, excludente, preconceituosa, ignorante e grosseira. Exijo retratação por parte da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Municipal e do Sr Damaris Moura pelo infeliz e repudiante comentário.

Frederico Werneck Lima

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/datena-e-condenado-por-ofender-ateus-em-programa

Responder
Fernando Cézar de Miranda Ferreira

Apoio integralmente a indignação do Sr. Frederico Werneck Lima.
Como ateu também, sinto-me cada vez mais indignado com o desrespeito à nossa Constituição. Não podemos continuar neste estágio de alienação desrespeitosa.
Exijo também a retratação por parte da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Municipal e do Sr. Laércio Benko.
Fernando Cézar de M. Ferreira

Responder
Estelita R. Borges

Quero mostrar meu repúdio ao comentário do senhor Laércio Benko. Sou ateia, tenho amigos ateus e não ateus. Considero a todos igualmente e não vejo bondade nem maldade em qualquer pessoa devido a religião ou à falta dela. Além disso, os representantes do Estado Islâmico são sim, profundamente religiosos, e negar isso é tentar mascarar o fato de que a religião e a crença em uma divindade são promotoras do ódio em relação aos diferentes. Lamento que, em um Estado laico, ainda existam pessoas incapazes de conviver com a pluralidade de ideias e concepções filosóficas, especialmente dentro do poder Legislativo, que deve zelar por esse direito.

Responder
Geovane

Eu acredito que o senhor Damaris Moura foi muito infeliz ao declarar o que o texto diz.
Me sinto obrigado a transcrever algumas frases para o mesmo, levanto-se em conta que o mesmo não é pago para dar conselhos de sua fé, visto que já sabemos o que aconteceu quando se misturou politica com religião.


“Perguntou-se a José Saramago:
– Como podem homens sem Deus serem bons?
Sua resposta foi:
– Como podem homens com Deus serem tão maus?”
“O senhor ainda sente necessidades de ajustar contas com Deus, mesmo acreditando que ele só existe na cabeça das pessoas?
Sua resposta foi:
– Deus não existe fora da cabeça das pessoas que nele creem.”
– Entrevista a Ubiratan Brasil, em O Estado de S. Paulo em 17-10-2009

Fonte: https://pt.wikiquote.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago

Responder
Rafael

A afirmação de que o atentados de Paris foi cometido por pessoas que não acreditam em deus e que só pessoas que não acreditam em deus cometem esse tipo de atrocidade é inaceitável.
O Brasil é um estado laico e deve respeitar religiosos e ateus. É triste ver uma instituição pública fazer uma afirmação triste como essa.
Sou ateu, sou brasileiro e espero Damaris Moura venha a publico para pedir desculpa a todos os ateus. Uma pessoa que faz esse tipo de afirmação não deveria ser presidente da Comissão de Liberdade Religiosa.

Responder
Ricardo

Eu não tenho Deus no coração, sou ateu. Gostaria de saber como o vereador explica a minha sensibilidade com os atentados em Paris, já que ele afirma que pessoas como eu tem potencial para serem terroristas.

Responder
Adriano José Araujo Souza

Um agente do Estado promovendo discurso ofensivo aos ateus. Como esse indivíduo pode presidir uma comissão sem ter o mínimo de conhecimento para desempenhar tal atribuição.

Responder
Carlos Eduardo Ravaglio

Um total e inadmissível absurdo querer vincular o atentado RELIGIOSO ocorrido em Paris às pessoas “sem deus no coração” não existe nenhum ateu envolvido, não existe nenhuma motivação de ateístas neste atentado horroroso, é ridículo que um vereador se ache no direito de envolver e denegrir cidadãos vinculando quem não crê em deuses ou religiões a um ato terrorista, isso é uma ofensa, uma afronta uma demonstração clara de desrespeito!

Responder
Vicente

Senhor vereador Laércio Benko, vcs religiosos fazem parte de mais de 90% da população religiosa desse país e o tornaram um dos países mais corruptos, violentos e atrasados do mundo. Veja que países com os melhores IDHs do mundo tem grande parcela de ateus e os piores países do mundo são os mais religiosos. Vale lembrar que quem superlotam nossas cadeias e puteiros são vcs cristãos.

Responder
Hélio

Laércio Benko, peça perdão aos ateus. Sua fala é tão estúpida quanto ao do Datena. O que temos visto é que todas as tragédias provocadas pelo homem sempre tem por trás o fanatismo religioso.

Responder
Henrique

“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração. A soma de todas as religiões é igual a Deus”, complementou o vereador Laércio Benko, presidente da Comissão.

Esse cara tá de brincadeira? Não foi um ato religioso? Além disso o presidente da comissão apropria toda a moral à religião? Os milhões de cidadãos de bem Ateus no brasil sem deus no coração estão criando seus filhos, gerando ciência e renda e não inventando gerras com fundamento religioso para atacar os infiéis. Lembre que acreditar na sua religião te faz Ateu na religião do outro. Esse tipo de injuria não pode ficar assim.

Responder
Onedio Souto Gonçalves

Ter “Deus no coração” é se ausentar da ética, da moral, da justiça, da luta cotidiana pela paz e por uma sociedade mais igualitária? Senhor vereador, Laércio Benko, pois o que vemos hoje no nosso Brasil é a ausência de tudo isso, corrupção para todos os gostos, ausência total da ética na política e em quase que todos os seguimentos institucionais do nosso País… Ter “Deus no coração” é ter os presídios abarrotados de detentos com Bíblias nas mãos; é ter parlamentares (políticos), líderes evangélicos, com polpudas contas bancárias em paraísos fiscais; é ter números de escolas diminuídos e de igrejas e presídios aumentados; é ter peregrinos buscando em seus santos de devoção aquilo que o Estado, através de seus governantes, com “Deus no coração”, lhes negam…? Senhor Vereador, eu não tenho e nunca tive “Deus no coração”, e disponho, no alto dos meus 58 anos, toda a minha vida, como cidadão brasileiro, a vossa disposição para verificação se em qualquer momento infringi alguma lei ou norma legal vigente no Brasil. Portanto, Senhor, reveja seus conceitos sobre esse assunto, antes de disparar asneiras, demonstrando ausência de conhecimentos. Assinando atestado de ignorância… Fica aqui o meu protesto!

Responder
Onedio Souto Gonçalves

Ter “Deus no coração” é se ausentar da ética, da moral, da justiça, da luta cotidiana pela paz e por uma sociedade mais igualitária? Senhor vereador, Laércio Benko, pois o que vemos hoje no nosso Brasil é a ausência de tudo isso, corrupção para todos os gostos, ausência total da ética na política e em quase que todos os seguimentos institucionais do nosso País… Ter “Deus no coração” é ter os presídios abarrotados de detentos com Bíblias nas mãos; é ter parlamentares (políticos), líderes evangélicos, com polpudas contas bancárias em paraísos fiscais; é ter números de escolas diminuídos e de igrejas e presídios aumentados; é ter peregrinos buscando em seus santos de devoção aquilo que o Estado, através de seus governantes, com “Deus no coração”, lhes negam…? Senhor Vereador, eu não tenho e nunca tive “Deus no coração”, e disponho, no alto dos meus 58 anos, toda a minha vida, como cidadão brasileiro, a vossa disposição para verificação se em qualquer momento infringi alguma lei ou norma legal vigente no Brasil. Portanto, Senhor, reveja seus conceitos sobre esse assunto, antes de disparar asneiras, demonstrando ausência de conhecimentos. Assinando atestado de ignorância… Fica aqui o meu protesto!

Responder
José Fischer

“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração. A soma de todas as religiões é igual a Deus”

Deixo aqui minha indignação a esse comentario preconceituoso e absurdo, que trata com inferioridade as outras religiões e ateísmo. Esse tipo de pessoa asquerosa não devia estar na Comissão. Lembrando as pessoas de memória curta como ele que foram pessoas com dEUS no coração que promoveram tortura, inquisição, KKK, entre outros processos e eventos históricos abusivos, tão ruins se não piores que o Estado Islamico.
Fora Laércio Benko, vergonha para o Brasil

Responder
Jocilene Silva

O que é isso??? Estou indignada por colocarem a culpa em pessoas que “seguramente” não tem dels no coração.

Claro que a motivação do terrorismo é de cunho psicoligioso. .. acrescento psico por acreditar que quem usa a religião ou a falta dela para praticar atrocidades contra o próximo deve ser portador de alguma psicopatologia, claro, longe de que tal constatação redima um crime e consequente punição… Mas atribuir o terrorismo a quem não tem um deus no coração é uma ofensa à muitos que crêem que nao exista um ser superior que reje a raça humana.

Eu não acredito em um deus, muito menos seria capaz de cometer atrocidades terroristas.

Desejo que meus direitos e que minha opinião sem respeitados.

Responder
Aecio Almeida

Religião de paz não condena uma mulher ou qualquer outra pessoa, (independente do crime), ao apedrejamento, ou alguém conhece um islamista que não apoia a Sharia? Religião de paz não permite ou ensina que o marido deve bater em sua mulher. Gostaria que o presidente da comissão, o vereador Laércio Benko, pudesse fazer a correção do complemento de sua fala, pois eu não tenho deus no coração ou em minha cabeça, eu tenho apenas razão e ética, sou ateu com muito orgulho, como sou humano, já errei muito, mas procuro fazer o certo, todavia, não tenho coragem de fazer mal a um rato, inclusive, por esse motivo sou vegetariano. A intolerância a religião está em pauta, mas a intolerância a nós ateus acontece abertamente, e mesmos os que não assumem, discriminam de forma velada.

Responder
Edevaldo Polizeli

O Vereador Laércio Benko é apenas mais um dos exemplos de políticos incompetentes que temos, sempre tivemos e vamos ter, enquanto não houver uma grande reforma nesta politica medíocre aqui praticada, onde os candidatos são transformados por marqueteiros em ícones de capacitação e idealismo

Responder
Ademario Alves dos Santos

Vereador Laércio Benko o Sr. foi infeliz na sua declaração pois Eu não tenho o Deus Cristão no coração e não pratico essas atrocidades, é bom o Sr. reconsidera pois agindo desta forma evitará incitar o ódio a quem não serve o seu Deus e também é bom o Sr. ver que se tratando de um vereador da comissão de direitos humanos o estado é Laico e a Laicidade deve prevalecer no comprimento do seu mandato. Eu expresso aqui o meu Repúdio as suas declarações.

Responder
Anderson

Discordo plenamente do que foi dito pelo vereador Laércio Benko. O que ocorreu em Paris, igualmente com o que ocorreu durante a santa inquisição na idade média, é ato de pessoas que tem algum tipo de deus no coração.

Responder
Alaric Saltzman

“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração.”
Se os terroristas não tinham deus no coração, oque “Allahu Akbar” significa ?
E qual a punição pra apostasia, segundo a “religião da paz” ?

Responder
Leonardo Neto

Pensei que o Estado fosse laico, mas parece que não.
Falta de deus no coração, acho q isso é falta de mentalidade na cabeça.

Responder
Manocrazy Player

E desde quando nós ateus somos responsáveis por tamanha chacina, o que nos motivaria a cometer um ataque terrorista como esse? Somos diversos espalhados pelo mundo e pregamos a independência, não temos lideres fora os chefes de estado, essa sua afirmação é irresponsável e amadora, uma vez que você não apresente dados concretos.

Responder
Demétrius Gomes

Bom, só não é fruto de religião quanto esta é o ISLÃ, já que este hoje em dia este é sacrossanto e ninguém toca. Mas quando se trata de cristianismo, tá liberado o festival de “intolerância RELIGIOSA”, “cristãos fascistas”, “cristãos homofóbicos”, etc.

Esse vereador é um merdinha mesmo. Vale tudo pra defender o Islã.

Responder
Henrique

“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração. A soma de todas as religiões é igual a Deus”

Incrível como alguém que diz algo assim chega ao posto de vereador. Será que ele não estudou história para saber sobre a inquisição? E outra, os terroristas de paris justificaram seus atos justamente com a sua religião, igual ao que os religiosos estão fazendo para justificar seus preconceitos no Brasil.
É absurdo ver que, em um país com 95% de religiosos e um dos maiores índices criminais do mundo, ainda tem gente que acredita que crença em deus é inversamente proporcional à violência, ainda que em países de maioria sem religião como o Canada e os países nórdicos, a violência é muito menor.
Intolerância religiosa não se trata apenas de preconceito entre religiões, mas também entre preconceito contra pessoas que não tem religião. Uma declaração infeliz dessa não ajuda em nada, apenas fomenta mais intolerância ainda.

Responder
Rodrigo Vergne de Abreu Santos

É um absurdo que em um debate sobre a intolerância religiosa chega-se a conclusão que ataques terroristas são causados por quem não tem deus no coração.
Eu não tenho deus nenhum em meu coração. Vivo muito bem sem nenhuma deidade. É muito importante que se respeite os religiosos, os que não tem religião e os que nem mesmo acreditam em deus.

Responder
Manoel Valentim

Vereador Laércio Benko o Sr. foi infeliz na sua declaração pois eu não tenho nenhum deus no coração e não pratico essas atrocidades, é bom o Sr. reconsiderar pois agindo desta forma vai incitar o ódio a quem não serve a seu deus e também é bom o Sr. ver que se tratando de um vereador da comissão de direitos humanos o estado é Laico e a Laicidade deve prevalecer no comprimento do seu mandato. Eu expresso aqui o meu Repúdio as suas declarações equivocadas, cheia de discriminação religiosa reversa e ignorância gratuita!

Responder
Felipe Andreoli

Como pode uma pessoa na posição do Sr. Laércio Benko proferir uma frase tão infeliz, desrespeitando toda uma parcela da população mundial que justamente não tem nada a ver com ataques de cunho religioso como esse de Paris? Desde quando ter “Deus no coração” foi pré-requisito pra se ter bons valores morais e respeito à vida alheia? Aliás, como mostra a história, é bem o contrário. Os maiores massacres e atrocidades foram sempre validados em nome da religião.

Exijo uma retratação do Sr. Laércio Benko, que prestou um desserviço à sociedade, promovendo intolerância e desrespeito.

Responder
Alexandre Torres

A câmera de vereadores da cidade de São Paulo acaba de me ofender, pois sou Ateu e não tenho “Deus” nenhum no coração. Sou um cidadão honesto, trabalho, pago (MUITOS) impostos. Lamento que muitas pessoas gastem um dinheiro que lhes faz falta sustentando pastores e padres, mas respeito seu direito. É uma infelicidade que os políticos brasileiros, conhecidos mundialmente por sua “honestidade”, agora tenham o hábito de produzir bodes expiatórios para seus crimes. Quando não é presidente culpando “os brancos”, é um vereador culpando quem tem a opção de não acreditar em Deus.

Responder
Larissa

Absurdo! O presidente da Câmara diante de uma situação de intolerância religiosa não ter tolerância com os sem deus no coração. Nós, sem deus no coração, devemos ser respeitados igualmente. Ter um deus seja ele qual for não significa ser mais bondoso do que o que não tem. Como exemplo disso temos o próprio caso de Paris. Essas pessoas tinham o deus delas em seus corações.

Responder
Diego Ramos da Silva

EU NÃO TENHO DEUS NO CORAÇÃO! Mas nem por isso eu sou a favor dos crimes cometidos em Paris, Nova York, Londres, Síria e Iraque, isso pra citar alguns dos tantos lugares em que a guerra, motivada por questões religiosas, mata pessoas. Fico imensamente ofendido pelo senhor vereador Laércio Benko ser o presidente de uma comissão dos direitos humanos e ao mesmo tempo desrepeitar o meu “direito humano” de ser ateu e, consequentemente, não ter deus (algum) no coração e além disso me relegar à classe de terrorista por conta desse meu direito.

Responder
elvismack fernandes

Não tenho deus no coração, no entanto não cometo atos terroristas nem leso os cofres públicos.
Sua categoria (POLÍTICOS) tá levando o Brasil ao caos.

Responder
ATEU CONVICTO SEM SANTO

Lamentável que um cidadão a frente dos direitos humanos venha pronunciar palavras sem conhecimento do que verdadeiramente está ocorrendo mundo afora em nome de um ser invisível que existe somente na cabeça daqueles que de uma certa maneira predispõe-se a aceitá-lo. Senhor Laércio Benko, presidente da Comissão exijo como como cidadão que haja uma retratação pública quanto ao citado pois, sou ateu e não tenho deus no coração.

Responder
Adair Bonini

O comentário de Benko é preconceituoso contra ateus e crentes de outras crenças. Além disso, fere a laicidade do Estado, uma vez que quem faz a apologia é um de seus representantes. Temos que respeitar e valorizar a diversidade e não eliminá-la pelo pensamento único.

Responder
Márcio Emanuel

Isso é um absurdo, tudo o que aconteceu em Paris e o que acontece na
Siria, no Iraque é movido pelo teísmo, pela crença em deus e pela religião…. Como ateu me sinto enojado ao ler essa matéria, não tenho deus no coração, trabalho, sou honesto e repudio por completo essa declaração.

Responder
Madge Porto

Srs. Sras. Vereadores/as, o vereador Laércio Benko . foi infeliz na sua declaração, pois eu não tenho o Deus Cristão no coração, não quero ter, e não pratico essas atrocidades. Será prudente que o vereador reconsidere seus argumentos, pois mantendo esse tipo de discurso incita o ódio a quem não serve ao seu Deus. Quem pensa isso não poderia presidir a comissão de direitos humanos, pois o estado é Laico e a Laicidade deve prevalecer no comprimento dos mandatos legislativos. Assim, eu expresso aqui o meu Repúdio as suas declarações.

Responder
Fernando Salonia Nascimento

Vereador Benko, a sua declaração aparte de infeliz e preconceituosa é completamente alheia e oposta a realidade e aos fatos ocorridos em Paris. Foi sim em nome de um suposto “deus” que os atentados foram perpetuados ! Antes de falar em publico pense e analize os fatos para não dizer besteiras.

Responder
fernando

A soma de todas as religiões é igual a GUERRAS SANTAS, INQUISIÇÕES, MORTE AOS HOMOSSEXUAIS, INTOLERANCIA contra pessoas que sabem que não existe nenhuma evidência de algum deus, E MORTE AOS INFIÉIS, dentre eles cientistas trabalhando duro, enquanto os trouxas religiosos não conseguem provar que algum deus exista, e por isso guerream entre si, matando quem não acredita no deus que aquela determinada religião inventou sem nenhuma Evidência fiável

Responder
rogerio augusto ayres de Araujo

repudio qualquer manifestação e opinião não laica dos vereadores e sua opinião preconceituosa contra ateus

Responder
Adriano Lerner Biesek

Faço minhas as palavras do Sr. Frederico Werneck Lima, que são as seguintes:

Como ateu, exijo retratação pública sobre a declaração de que os atentados em Paris foram atos “”de quem não tem Deus no coração””. E relaciono o referido comentário com a declaração do apresentador Datena da Rede Band de televisão.

Caracterizo tal declaração como ofensiva, excludente, preconceituosa, ignorante e grosseira. Exijo retratação por parte da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Municipal e do Sr Damaris Moura pelo infeliz e repudiante comentário.

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/datena-e-condenado-por-ofender-ateus-em-programa

Responder
GUSTAVO VOLTOLINI PACHECO

Estou querendo entender onde não ter Deus no coração leva alguém a praticar atos de violência sendo que grande partes das guerras que ocorrem no mundo são devido as religiões ou ao fanatismo religioso. Como ATEU estou completamente ofendido e só não estou mais indignado porque não moro no Estado de São Paulo Justificar um ato de terrorismo como obra de pessoas do tipo que não tem DEUS no coração não somente ofende os ATEUS como todas as outras religiões não cristã judaica oque torna um ato mais abominável ainda esse vereador sem conhecimento e completamente ignorante deveria ser afastado do cargo é uma vergonha as falas dele para toda a nação brasileira.

Responder
Isabel Moreno

O que aconteceu em Paris foi reflexo da lavagem cerebral feita por religiosos fanáticos! Não tenho deus no coração, sou ateia e com enorme orgulho! Da mesmo forma que vocês não gostam de ser acusados por generalizações, outras pessoas também não gostam! Lembrem-se que fazemos parte de um Estado Laico. Esse tipo de discussão não é se quer cabível em um ambiente político público!

Responder
Danielle

Isso é um absurdo! Sou ateia e jamais faria mal a alguém. Comparar quem não tem deus no coração a um terrorista é de uma ignorância que chega a ser infantil.

Responder
Rogério Carvalho Prates

Sr. Vereador…eu não tenho deus no coração…sou ateu… por esse motivo não saio por aí matando pessoas…! Esperamos uma retratação…!

Responder
Fabiano Vieira

Primeiro: eles fazem o que fazem em nome de deus deles sim, estudem um pouquinho sobre os grupos que assumem os ataques. Eles declaram abertamente que fazem em nome de Alá!
Segundo: Coisa de quem não tem deus no coração? vai ver quantos presos são ateus. Várias pesquisas aos presídios brasileiros mostram que a maioria é crente em alguma religião e em deus. Sou Ateu com muito orgulho e pratico o bem sem precisar ter medo de ir para o inferno.

Responder
Nandara Lima

Declaro meu repúdio à infeliz frase absolutamente preconceituosa contra os cidadãos que, assim como eu, “não têm deus no coração”, por serem ateus. Sim, sou ateia, não tenho deus no coração. E nem sou obrigada a ter, pois vivo em um Estado laico. Mas sou cidadã, cumpridora de meus deveres e das leis e pagadora de impostos. Portanto não admito esse tipo de comentário preconceituoso, ignorante, maldoso e insensato. Exijo retratação.

Responder
Mauricio

Lamento informar, mas “quem não tem deus no coração” pode fazer coisas muito melhores do que “quem tem deus no coração”… Aliás, todos os terroristas do ataque a Paris, por exemplo, se autodeclararam religiosos e, portanto, tinham deus no coração… Hitler se autodeclarava católico e, portanto, tinha deus no coração… São tantos exemplos… Essa declaração é, no mínimo ignorante e preconceituosa para com nós ateus.

Responder
Lucas Serafim da Silva Lins

“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração. A soma de todas as religiões é igual a Deus”

Essa declaração demonstra ignorância pura, preconceito e discriminação contra os descrentes. Tal ofensa contra os ateus e agnósticos não pode ficar impune. Fomos comparados a terroristas sem a menor justificativa. Querem combater discriminação com mais discriminação e nos usar como bodes expiatórios usando a velha falácia do irlandês de verdade. Não há a menor evidência de que os terroristas que atacaram Paris não acreditassem em Allah. Prestem mais atenção no que falam para não cometerem mais injustiças como essa no futuro. Acreditar ou não em uma divindade não define a índole de ninguém.

Responder
Paula M. A. Ricardo

Fatos são fatos. Infelizmente, foram religiosos que cometeram os atentados. Não inverta as coisas, vereador. Na verdade, a maioria dos parisienses assassinados eram ateus e exatamente por isso foram alvos dos ataques em Paris. Os ateus são os que atualmente mais sofrem com a intolerância religiosa que é difundida e estimulada por religiosos como o vereador Laércio Benko.

Responder
RENATO KAZUO SYOZI

Acho um absurdo alguém dizer que “não tem deus no coração” sendo essa a frase que justificaria um ataque terrorista, vale lembrar que 99% de todas as guerras que já aconteceram no mundo foram fundamentadas através de religião. Um insulto num país “laico” onde a pressuposição e realmente um fator que demonstra o nível de inteligência deste povo.

Um insulto generalizado a todos que buscam a paz, sim, estou falando de nós ATEUS, E temos lutado contra essa repudia insignificante que torna a sociedade divisível em todos os sentidos. Dizendo está mal sucedida frase você acredita que eu NAO tendo “deus” algum no coração, então teria pré disposição para ataques terroristas? Aprenda rapazinho. Seu conhecimento e cultural e cheio de paradigmas insignificantes

Responder
Adriano Miranda Bitencourt

Como muitos já comentaram, apenas quero endossar minha posição sobre a infeliz colocação pública do vereador Laércio Benko, presidente da Comissão. Tenha mais cuidado ao se pronunciar publicamente sobre determinados temas como esse, pois mesmo que tenha pensado em outra coisa, ou não teve a intenção de ser preconceituoso acaba sim expressando o que não queria dizer.

Responder
Fernando Passos

Caros Representantes do Povo,

Sobre o evento para discutir intolerância religiosa, quando o seu presidente, o vereador Laércio Benko, declarou o seguinte:

“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o
que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem
não tem Deus no coração.”

Ele não poderia ter falado besteira maior, o que ocorreu lá, foi consequência de ódio e falta de tolerância de uma crendice sobre a outra, os idiotas que provocaram essa carnificina, todos eram seguidores e acham que estavam fazendo a vontade do deus deles. Quando vocês afirmam que “quem não tem deus no coração” faz ou faria algo assim, estão imputando a culpa nós Ateus e ao longo da história, não existe nenhum caso de Ateus promoverem mortes em massa, ao contrário de vocês religiosos, que sempre estão matando uns aos outros em nome desta idiotice que é acreditar num ser imaginário (Jesus ou Papai Noel ou Alá ou Coelho da Páscoa ou Iemanjá ou etc…) e tentar impor a sua ridícula crença sobre os outros.

Peço que reflitam sobre a besteira que propagam, o que pode levar a ódio dos crentes cristãos fanáticos ignorantes, sobre os Ateus.

Desde já agradeço a atenção e desejo boas festas!!!

Responder
Vanderli

Infelizmente os “não religiosos” não são devidamente respeitados e compreendidos por estupidas autoridades e lideranças do nosso país. Muitas vezes vemos e ouvimos absurdos religiosos contra ateus que indignam e revoltam, mas acredito que esse contexto pode e deve mudar desde que busquemos nosso espaço e voz.

Responder
Eliezer Messias

Fazer um comentário criticando a não crença é pior que defender a crença e a liberdade religiosa que também exige a liberdade de não se ter nenhuma religião… E no meu caso ATEU…. Eu repudio tal comentário e afirmação…

Responder
Vera Menezes

Desafio o vereador a achar um ateu sequer articulando ataques terroristas. Nós os ateus não temos nenhum deus no coração, mas temos amor, solidariedade, ética, compaixão e, acima de tudo respeito aos outros.

Responder
João Dias

Como cidadão europeu considero o seu comentário digno de III Mundo, de um cidadão com responsabilidade pública desinformado que desconhece o que motiva muçulmanos a cometerem tais atos.
Deveria também ter conhecimento que países com IDH elevado e baixo índice de criminalidade são os países menos religiosos e portanto sem deus no coração!

Responder
Caio Augusto Barretta

Nosso estado é Laico e tal comentário está sendo intolerante com ateus e agnósticos. A religião historicamente foi motivo de guerra e ódio contra etinias e grupos sociais, portanto os problemas não se resumem a falta de um deus no coração, e sim na falta de amor e respeito ao próximo, que habitualmente um discurso intolerante e discriminador não possui.
Tal comentário deve ser retratado e revisado, pois está fazendo uma propaganda intolerante, falsa e descriminativa.

Responder
Flávio Piro de Oliveira

Que absurdo esse comentário. “Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração”
É uma obscenidade que em pleno século 21 tenhamos alguém no governo com pensamento tão idiota e ultrapassado.

Esquece ele do fato da maioria da população carcerária ser cristã
Esquece também dos crimes cometidos pelos sacerdotes das religiões cristãs (incluindo estupro de menores).

O mais curioso é esse tipo de comentário preconceituoso numa comissão que discute intolerância religiosa.

Parabéns, deputado, por mostrar o porquê é necessário esse tipo de comissão.

Responder
Luís Ferrari

exijo uma retratação do parasita Laércio Benko, e digo exatamente o contrario, apenas pessoas dementes influenciadas por lavagem cerebral religiosa são capazes de cometer atos de atrocidades como os atentados em Paris.

Responder
Rodrigo

Sou Ateu, portanto não tenho deus no coração e não sou nenhum terrorista!!!! E muito menos teria sequer coragem de promover um “genocídio”. Acho que vossa senhoria precisa estudar mais. ^^

Responder
Jean Sodré dos Santos

Auto lá! Eu não tenho nenhum deus no coração, sou ateu, mas não cometeria tais atrocidades.. O que me guia é o sentimento ético, é uma moral que almeja o bem, sem a necessidade de crenças em entidades transcendentais. É leviano afirmar que o tipo de pessoa que eu sou é mais ou menos probo por não partilhar de sua confissão de fé. Esse tipo de discurso é preconceituoso, depreciativo, equivocado e fomenta e dissemina o ódio contra ateus, agnósticos e céticos em geral. Repudio veementemente a assertiva do Vereador. Recomendo revisão dessa posição.

Responder
Lucas

Realmente patético como as pessoas distorcem os fatos para o que elas querem ver e ainda usam de sua influência para atingir pessoas ignorantes, eu sou uma pessoa sem “deus” no coração e não preciso disso pra fazer o bem.

Responder
Marco Antonio Felicio

Justamente quem tem Deus no coração que comete barbáries e selvageria,pois muçulmanos acreditam e matam alegando com base no Alcorão,que Deus permite esses assassinatos,todos em nome de Allah, pois a guerra “santa” é justa e divina. Não são ateus que andam explodindo bombas por aí, ou se explodindo,em nome de “Deus”.

Responder
Paulo César da Silva Pinto

Repúdio essa declaração contra os ateus e sugiro processo igual ao aplicado ao apresentador Datena. Onde já se viu um representante dos direitos humanos e de um Estado laico falando que foram pessoas sem Deus no coração que promoveram os ataques em Paris? Peç retratação igual usando a mesma mídia de divulgação da ofensa.

Responder
José Carlos Logullo Gonçalves

Repudio totalmente o preconceito e a intolerância contra os ateus. Imputar ações criminosas ou mau comportamento aos “sem deus no coração” é crime. E dizer que se eu não faço maldades é por que no fundo eu tenho deus no coração é tão absurdo quanto a infeliz frase do “negro de alma branca”. Não acredito em seres sobrenaturais e isso inclui fadas, unicórnios e deuses. Para saber o que é certo nos ateus costumamos usar nossas consciências (funciona, vocês deveriam experimentar). É por essas e por outras que se percebe (ou não) a necessidade de se separar o estado da religião. ESTADO LAICO DE FATO JÁ.

Responder
Nei Guimarães

A Madeireira Rio de Janeiro em nome de seu proprietário, Nei Guimarães, vem repudiar essa atitude leviana e alienistica do vereador Lércio Benko em sua declaração a respeito dos atentados em Paris. O Brasil não precisa de comentários desse tipo, clara pobreza de evidência intelectual. Estaremos verificando no âmbito da esfera judicial qual medida a ser adotada.
Atenciosamente: Nei Guimarães

Responder
Edson

Pára com esse negócio de “Tudo Deus”. O estado é laico. Violar esse preceito é violar a constituição… lembram-se disso. As religiões já fizeram estragos demais no mundo. Chega

Responder
Coyote do Capo

Tentar disseminar a informação de quem não tem Deus no coração faz mal aos outros apoiando-se num atentado realizado por religiosos extremistas e alegar que estes não são religiosos é o absurdo da intolerância, a questão náo esta em ofender os não religiosos e sim os próprios religiosos… Como se apenas eles o fossem e não os demais.
Sugiro sr. Vereador pensar antes de falar e parar de dizer que gente má não tem Deus no coração, esse tipo de maldade apenas ocorre porquê vocês religiosos são intolerantes que exigem que as pessoas sejam tolerantes com vocês.

Responder
Afonso Guedes

Esse é outro energúmeno. Os caras gritam o nome de Alá e não tem deus no coração. Ele esta certo! É no cérebro que a maldição se aloja.

Responder
Gustavo

É absolutamente inaceitável que esse tipo de comentário intolerante e sem qualquer embasamento fático tenha vindo desse senhor na posição de presidente de uma comissão que deveria ser de direitos humanos e que deveria discutir a “Intolerância Religiosa”!! Conforme dito acima pelos respeitosos e dignos senhores cidadãos Ateus desse país LAICO, eu exijo uma retratação pública por essa ofensa intolerante, odiosa e inaceitável proferida por esse vereador Laércio Benko. NÃO vamos aceitar isso calados senhor vereador! Eu posso dizer que a religião e a crença na existência de deuses foi responsável pelas maiores atrocidades cometidas pela humanidade contra os de sua própria espécie, pois contra fatos reais ocorridos ao longo da história não há argumentos. AGUARDAMOS RETRATAÇÃO!!

Responder
Renata

Eu não tenho deus no coração! Nem por isso sou uma pessoa violenta e sem moral. Tenho minha família, trabalho muito, pago meus impostos para o nosso Estado LAICO, cumpro com meus deveres e luto por um mundo justo e humano, onde as pessoas se deem mais crédito pelas coisas e não atribuam tudo a um ser ou a seres imaginários. Aliás, quem colocou você no poder, nobre vereador, foram pessoas!!!!! Não foi ‘graças a deus’. Lamentável sua declaração!

Responder
Coyote do Capo

Senhores(as) vereadores(as) por não ser religioso como vós, não estou a realizar atos terroristas em nome de Deus seu amigo imaginário…
Por não ter Deus no coração, não estou gritando em praça pública, se aproveitando dos mais humildes em benefício próprio em nome da “Fé”…
Por não ter esse maldito “Deus” seu amigo imaginário compartilhado em quase todos os cantos do mundo na Caveira Maldita de minha consciência, que vocês chamam de coração, não quer dizer que ando fazendo mal aos outros, inclusive a vocês religiosos…
Vocês exigem tolerância e respeito, mas são intolerantes e desrrespeituósos com os demais religiosos e não religiosos, não estou dizendo para apoiar os religiósos extremistas do Estado Islâmico ou de qualquer extremismo de outra religião, mas falar que eles não possuem Deus no coração e dizer que por esse tipo de atitude não são religiosos?
Se não consegue enxergar a pluraridade cultural e o livre árbitrio de cada individuo e sair rotulando suas ações e tendênciando os incultos a seguir suas reflexões, porque sabem que o fazem… Essa sua divisão apenas nos mostra, que por seres religioso é tão estúpido quanto as atitudes dos extremistas religiosos, ao contrário das bombas que eles utilizam, vocês usam suas palavras que ofendem, e as pronunciam estando em cargos públicos que deveriam zelar pelo bem comum de religiosos e não religiosos.

Responder
Ricardo Marchesan

A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico. Com essa afirmação se quer dizer que, consoante a vigente Constituição Federal, o Estado deve se preocupar em proporcionar a seus cidadãos um clima de perfeita compreensão religiosa, proscrevendo a intolerância e o fanatismo. Deve existir uma divisão muito acentuada entre o Estado e a Igreja (religiões em geral), não podendo existir nenhuma religião oficial, devendo, porém, o Estado prestar proteção e garantia ao livre exercício de todas as religiões.
Não sei se os ateus de internet conseguem entender o que está escrito ali, mas, o Estado é laico, um vereador, por mais que seja um cargo público eleito, continua sendo um cidadão e seu direito a ter uma religião e se expressar através dela continua a ter o seu direito de ter uma religião garantido mesmo vocês não querendo.

Ao meu ver esse ateísmo de internet pregado pela ATEA está se tornando quase que um fanatismo religioso, deixou de ser uma união para ateus e agnósticos e passou a ser uma caça a religiosos.

“A lógica é apenas o princípio da sabedoria, e não o seu fim”
– Jornada nas Estrelas III – À Procura de Spock

vejo muitas pessoas “full of shit” se dizendo ateus, agnósticos e pregando a constituição, mas não aprenderam a interpretar textos, reconhecer direitos e deveres e muito menos lógica. Ele dizendo que é coisa de gente sem Deus no coração não quer dizer que quem não acredita em um Deus não tenha Deus não coração, entendam a frase ter Deus no coração primeiro, depois defequem.

Responder
Marcello Yesca

Sou ateu e me sentí ofendido pelo comentário infeliz do sr. vereador Laércio Benko.
Porém, acredito que ele já percebeu o que fez, e que o seu silêncio aqui significa apenas vergonha e arrependimento.
Vá em paz sr. vereador, e que isso não se repita!

Responder
Egídio Lisboa

Pobre condição humana! Religião é sustentada pela fé, que é uma “coisa” ideológica. Inteligência é uma questão de ciência que é sustentada pela razão. Assim a mesma fé que sustenta a crença em um deus, sustenta também a descrença nele. Tenho fé que deus não existe! Assim como os religiosos têm fé que deus existe! Portanto a mesma fé, sustenta a crença e a descrença.
Convenhamos, ética, moral, reta intenção, são atributos do ser humano racional. Não há que se ter um deus, para ser portador de tais virtudes. Por favor, antes de qualquer opinião pessoal, leiam o livro “Humano, demasiado humano” de Friedrich Nietzsche. Quem sabe a partir daí possamos conversar melhor sobre o tema.

Responder
Igor

De acordo com esse Laércio Benko, eu, por não ter Deus no coração, sou obrigatoriamente uma pessoa monstruosa. É muita palhaçada. Não foi um Ateu que saiu matando os franceses por não concordar com suas religiões, vereador.

Responder
Felipe

Acredito que qualquer um pode errar, mas manter essa informação no site por tanto tempo e sem nenhuma retratação adequada, acaba reforçando o pensamento discriminatório do Vereador Laércio.

Responder
Reinaldo Galli

Vereador,Deputado ,Senador………..
O que se espera dessa gente despreparada,retógrada,mal educada (cultura e berço)é um comentario tão infeliz ,Ateu não é assassino, que Eu saiba nunca tirou a vida de qualquer ser ,em função da sua descrença,mas,claro em nome de DEUS tudo pode,tudo se admite

Responder
João Paulo

Muito pelo contrário caro vereador, estupidez como essas sempre foram feitas em nome de Deus, por fanáticos que assim como o senhor acreditam na salvação da alma e fazem o que fazem porque não diferenciam a realidade da crença. Eu não tenho Deus algum no meu coração e não faria algo assim não senhor. Quero ver suas desculpas aos ateus.

Responder
Luiz Maschio Junior

Esta declaração é inaceitável. Está aí, escancarado para quem quiser ver e ouvir que esse tipo de violência FOI SIM praticado por causa de uma religião. Aí esse vereador diz ainda que eles não tem dEUS no coração pois se tivessem nao teriam feito e eu lhes proponho o seguinte: Adentrem uma penitenciária qualquer desse país e contem quantos ateus e quantos crentes em dEUS estão presos lá. Façam esse teste simples e vocês perceberão a completa idiotice ao qual estão falando e acreditando. Os crentes em dEUS podem não matar em nome de alá ainda porém assaltam, assassinam, estupram, roubam, corrompem, ameaçam, etc tendo o dEUS de vocês no coração!!!

Responder
Jarbas Santos

Eu creio que o comentário do vereador ligando o ato terrorista de Paris a “pessoas que não têm deus no coração” origina-se mais da sua (do vereador) ignorância do que da sua má-intensão deliberada. De qualqurr forma, nós ateus, não devemos aceitar este tipo de comentário. Ser ateu não significa ser imoral ou violento e criminoso. Eu creio que seja exatamente o contrário.

Responder
wilson neto dos santos

Como um estado pode se dizer laico,com tais comentários,os crentes querem ser respeitado,mais e nós que não acreditamos em conto de fadas?A religião assim como a politica são os verdadeiros demônios da humanidade .

Responder
Juliane Dias

O presidente Laércio está dando uma aula de intolerância religiosa: ele é preconceituoso com quem não tem religião ou que não crê na existência de dividades. Ele está divulgando o conceito que as pessoas que matam e cometem atos de terror são ateias. Desculpe, eu não acredito em divindades, sou mãe de família, realizo trabalhos sociais, faço doações a entidades filantrópicas, educo e valorizo a ética no dia-a-dia e compartilho de uma série de valores universais. Nunca cometi um crime ou atentado e me sinto pessoalmente ofendida com esta declaração.

Responder
Victor Alexandre

Tentando decidir qual o mais pífio/patético: as declarações odiosas desse senhor (que de duas umas: ou revela um desconhecimento profundo sobre o tema ou apenas demonstra o oportunismo/incoerência/ausência de ética) ou a comissão de DH não tomar nenhuma providência quanto a isto.

Responder
DIOGO VIEIRA LEITE

O ESTADO É LAICO!!!!
Sendo assim, não aprovo de forma alguma a parte onde diz que quem comete terrorismo, é porque não tem deus no coração!!! EU NÃO CONCORDO!!!
Até mesmo porque, se olhar para as cadeias do mundo afora, verá que A MAIORIA dos prisioneiros são o que?? Cristãos e/ou muçulmanos.

Entendam que estou lutando por um direito de todos os brasileiros, inclusive meu direito. Quando venho por meio deste informar novamente que o estado é laico, e sendo assim eu como contribuinte deste país NÃO aprovo o favorecimento a quem é crente.

Responder
Jose Fernando

É um verdadeiro absurdo que em um debate cujo tema é “Intolerância Religiosa” sejam proferidas declarações desrespeitosas com a opção de não-crença dos ateus e agnósticos.

Responder
Adelmo C. Serpa

Estou em pleno desacordo com o que foi dito pelo vereador Laécio Benko e publicado no site da câmara:

“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o
que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem
não tem Deus no coração.”

Como que uma comissão para tratar de intolerância religiosa já começa de forma intolerante e preconceituosa com aqueles não tem nenhuma religião?
Claro que todos estes atos de terrorismo tem relação com extremistas religiosos ligados ao Islã.
E na Bíblia, o que muito se vê são atos de extrema violência apoiadas por “ordem divina”.
É de se indignar, que ainda continuemos sendo “apedrejados” por estes indivíduos, o mesmo tipo que cometeram os atentados em Paris, continuem falando asneiras dentro de câmaras municipais, estaduais, congresso ou senado!
Repudio completamente tais declarações e principalmente onde o foco do trabalho é com o combate contra a intolerância e preconceito.

Adelmo C. Serpa.

Responder
Luana Pacheco

O estado é laico !!!
Que mané “sem Deus no coração”
Deve haver algo equívoco nos livros de história que li. Pois neles estão relatados como a causa de grandes atentados terroristas, a RELIGIÃO. Todos foram baseados em ideais religiosos. Talvez o problema seja o excesso de Deus no coração. grandes atentados como o de Paris foram obras de grupos religiosos. Nunca vi um ATEU prejudicar ninguém!

Faço das minhas as palavras do Thiago, mesmo que talvez um tanto entusiasmadas demais, mas a grosso modo é isso, e ninguém quer admitir por conta dessa alienação religiosa e incentivo financeiro dessas instituições para com os “representantes da população”.

Por fim, vamos lutar sim pelo nosso país se libertar disso e cumprir com o que está escrito! Estado Laico já!!

Responder
Daniel

Incrivelmente ofensivo e preconceituoso o comentário do vereador Laércio Benko, que deveria pedir desculpas em público a todas as pessoas que não acreditam em nenhum deus. Os atentados de Paris foram feitos por RELIGIOSOS!!! O comentário tem dois problemas, ataca os Ateus e é de uma ignorância magnânima quando diz que Islâmicos extremistas são ateus. Vereador deveria renunciar o cargo, ele pratica exatamente o oposto do que o cargo exige.

Responder
João Araujo

Não tenho Deus nenhum no coração e nem por isso saio fazendo atentados. Repilo este tipo de preconceito contra os ateus. O estado brasileiro é laico e se respeitam todas as religiões também devem respeitar também quem não acredita em nenhum Deus. Fico admirado com este tipo de preconceito vindo de uma instituição que deveria defender o estado laico e combater o preconceito.

Responder
Carla Dias Cardoso

Tal declaração é digna de repúdio. A ignorância desse senhor e das pessoas que pensam igual é mesmo lamentável. Não ter “deus no coração” significa que não aceitamos a ideia de nenhum deus simplesmente porque não há evidências da existencia de nenhuma dividande; e não porque queremos fazer o mal; e mesmo que houvesse um deus não vemos sentido algum. Descobrimos que moral e ética não dependem da crença em deus. Prefirimos a realidade do que conto de fadas. Vivemos bem sem “deus”, encontramos nosso conforto em horas de desespero em nossa familia, nossos amigos, nossa força interior, decidimos as coisas baseado no bom senso, nossa própria consciência nos diz onde erramos. Temos compaixão pelo próximo , não porque ” buscamos a salvação da alma” depois que morrer, sabemos os limites, não fazemos o mal porque tememos o “castigo” ou punição de nenhum deus não; mas sim porque sabemos que não é certo! E nem fazemos o bem porque queremos recompensa do além. Fazemos o bem porque sabemos que nos sentimos bem conosco mesmo e porque nos apraz ver o semelhante feliz! As pessoas “sem deus no coração” tem feito o bem a humanidade ha muitos anos e não precisam dizer o que fez. É um absurdo dizer que quem cometeu/cometeu tais atentados são pessoas sem deus no coração: MUITA ignorância desse senhor fazer tal declaração! Essas pessoas que cometeram esses atentados são pessoas extremamente devotas a sua divindade! Todo mundo é ciente disso! Sua declação foi muito pobre e infeliz,senhor Laercio Benko! Estás espalhando ignorância, informação errada, isso é lastimável para uma homem que exerce um cargo público! Suas ideias tem meu desrespeito.

Responder
Nilvo Retka

Sr Vereador sou ateu justamente por nunca fechar meus olhos as atrocidades da religiao no passado (basta lembrar que o cristianismo já foi um estado islamico há algum tempo atrás). Gostaria de acrescentar que nao tenho ficha suja na policia e que ela está cheia de religiosos… E mais ainda, todo o religioso é citado como uma cifra do ibge ( já que ninguem pergunta se o cristao tem de fato deus no coraçao) para afirmar que a vontade cristão tem que prevalecer já que é maioria…contudo basta que cometa um ato vergonhoso que o mesmo será a partir daquele momento classificado como ateu. Que vergonha para uma autoridade que nao tem nem noçao do que representa o estado laico.

Responder
Raphael Quaresma Costa

É impressionante a total falta de respeito ao Estado Laico por parte até mesmo de nossos representantes no governo. O vereador Laércio Benko, com essa declaração, repete a mesma injúria cometida pelo apresentador José Luis Datena, ao afirmar que atrocidades são cometidas por pessoas sem deus no coração.

É lamentável que uma pessoa sem o menor discernimento da realidade em que vive presida uma comissão que trata justamente da questão da intolerância à liberdade de crença e de não crença.

Como é possível querer combater o preconceito se os piores exemplos disso partem de cima, ou seja, daqueles que deveriam servir de referência ao seu povo que o elegeu para ocupar um cargo político?

Responder
Nelcy Carvalho

Caro vereador Laércio Benko,

Sua declaração foi ofensiva e maldosa. Ofende a mim, meus pais, amigos e familiares. Ofende a muitos cidadãos de bem que não veem deus algum na soma de todas as religiões e em nenhuma delas em especial.
Sua declaração é perigosa.

Responder
Rodrigo

Ele quis chamar atenção, conseguiu… Vai ter 5 minutos de fama, fez bonito para a família e meia dúzia de amigos, parabéns!!! Continue assim, senhores da lei… Um dia ainda as mulheres usarão burca e apedrejaremos ladrões em praça pública, poderíamos também queimar os livros de ciências nas escolas e bibliotecas!!! Parabéns pra você amigo!!!

Responder
Andréa Barboza

Posso elencar uma série de atos cruéis promovidos por religiosos que os justificam dizendo que “é a vontade de Deus”! Você pode seguir Deus, Alá, Ogum, Buda ou seja lá o que for, mas aprenda que a sua crença não te faz melhor nem pior que ninguém! Ter fé não coloca ninguém acima do bem e do mal. RETRATAÇÃO JÁ! ESTADO LAICO JÁ!

Responder
Luiz Roberto de Souza

Muito pelo contrário os ataques à Paris foram cometidos por pessoas que tinham deus demais no coração, tanto que queriam passar sua mensagem de “amor” aos outros povos, coisas que vcs cristãos já fizeram, de modo que os que não tem essa ilusão no coração nada tem a ver com a luta de vcs por poder e por mídia, pois o deus de vcs é fraco que não faz nada sozinho e precisa de idiotas como vcs para passar a mensagem dele!

Responder
Daniel Ramos

Fico extremamente triste em saber que em pleno século XXI, com todos aparatos tecnológico, que ás informações protão de qualquer canto para suprir seu vasto conhecimento; e vem um cidadão como esse senhor (Laércio Benko) e faz uma declaração esdrúxula como essa. O pior de tudo é que esse cidadão é um dos vereadores da maior cidade do país, São Paulo.
Espero que tenha sido uma atitude infeliz desse senhor e que ele se retrate formalmente.

Responder
Antonio de ARIMATEIA

Não tenho deu$ na cabeça e em nenhuma parte do meu biológico corpo, e isso não me faz uma pessoa melhor nem pior q qquer outra, e uma das poucas coisas q nosso país se diferencia positivamente da maioria das outras nações é o fato de ser tolerante a todo tipo de mazela religiosa.
Chega de sermos tratatos como estranhos, alienígenas pelo simples fato de aceitarmos as leis física, conhecidas e desconhecidas, como suficientes.
Esse incapaz tem q se retratar e antes disso entender o papel e função dele perante a sociedade, ele não pode dar-se ao luxo de falar tudo aquilo em q acredita e crê.

Responder
ANDRO RIBEIRO DE ALMEIRA

esperamos uma retratação do senhor laércio benko, não é possível que uma figura publica tão importante, faça uma declaração tão lamentável, só para recordar para o senhor que mais de 99% da população carceraria do brasil tem deus no coração, sou ateu, pai de família, não sou bandido, valores éticos e morais são inerentes a religiã

Responder
Wendy Mauricio de Carvalho

Prezados boa tarde,

Essa declaração é infeliz. Quantos na historia se diziam com Deus no coração e fizeram atrocidades para humanidade, até mesmo o próprio Deus bíblico traz genocídios, escravidão e uma ideologia para amar o inimigo com que ele mesmo compactua.
Não acredito em divindades pelo exemplos dos supostamente “com Deus no coração”, além da própria mentira de que existe um Deus que zela pela humanidade.
Somos nos que fazemos a diferencia aos que estão ao nosso redor, atitudes, não palavras. Por isso peço por gentileza respeito e pense bem antes de falar besteira. De certo que não pode me representar um vereador que tenha Deus no coração e não observe os que não acreditam em Deus. Religiões só trouxeram hipocrisia. Lamentável e infeliz declaração.

Responder
José Roberto Lopes

Esse vereador imbecil é que é terrorista, porque incita ódio de maneira injustificada contra os ateus, os terrorista de Paris são sim religiosos e fanáticos e não ateus. E esse vereador deveria conhecer melhor a constituição do país, antes de sair por aí, vomitando asneiras.

Responder
andre

a declaraçao do deputado blenko é uma falacia,. mostrando que se trata de uma pessoa ignorante, preconceituosa e intolerante.

Responder
Fabio Silva

Primeiro, o estado deve ser laico, os nossos representantes nao devem tomar partido de nenhuma religiao específica nem a falta dela (agnosticos) e nem sobre a crença ou não em divindades (teísta ou ateísta respectivamente), aos políticos devem discutir assuntos pertinentes a populaçao, e deixar para que cada considere qual manifestaçao religiosa ou a falta dela melhor lhe conforte. A rede Bandeirantes de radio e televisao ja foi obrigada a fazer uma retraçao publica pois o seu apresentador Jose Luis Datena fez declaraçoes identicas ao senhor Laércio Benko. Tornei-me ateu e deixo aqui minha manifestaçao de repudio a declaraçao do vereador Laércio Benko, presidente da Comissão.

Responder
Vitor

Completamente equivocado o vereador que disse isto, pois, justamente por causa da crença e das divergências entre as crenças é que acontecem este tipo de atentados, afinal nunca vi um ateu reivindicando um atentado em nome da não crença. Aprenda vereador. Ateu não é sinônimo de pessoa ruim. Seu comentário foi completamente infeliz.

Responder
Simão Ted Pereira

Eu não tenho Deus no coração Senhor Laércio, mas na condição de ser humano, pai de família e outros adjetivos comuns a outros seres humanos crentes e não crentes acho infeliz a sua declaração. Respeitosamente.

Responder
Raf Kiss

Senhores.
Senhor Benko,

“o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração”…

Esta é uma declaração totalmente ridículo e uma mentira. Alguém que não vê a ligação entre os ataques em paris e a religião do Islã é deliberatamente ignorante, ou talvez está tentando ser politicamente correto.

Aqui em baixo está a carta da ISIS, reivindicando responsabilidade pelos ataques. Ela menciona “Alá” (Deus) 14 vezes.

(carta da ISIS)
“E nome de Alá, o mais Misericordioso, o Mais Beneficente

Alá (ta’ala) disse: Eles pensaram que suas fortalezas iriam defendê-los de Alá, mas Alá veio sobre eles de onde eles não esperavam, e infundiu o terror em seus corações para que eles destruíssem suas casas através de suas próprias mãos e pelas mãos dos fiéis. Então fiquem avisados, ó povo de visão. (Al-Hashr: 2).

Em uma batalha abençoada cujo sucesso foi possibilitado por Alá, um grupo de fiéis soldados do Califado (que Alá os fortaleça e dê suporte), começou estabelecendo alvos na capital da prostituição e do vício, a maior mensageira da cruz na Europa, Paris. Este grupo de fiéis era formado por jovens que se afastaram da vida mundana e avançaram em direção aos seus inimigos na esperança de serem mortos em nome de Alá, fazendo isso em apoio a sua religião, ao seu Profeta (que a bênção e paz estejam com ele), e seus aliados. Eles o fizeram a despeito de seus inimigos. Assim, eles foram sinceros com Alá — nós o consideramos — e Alá concedeu a vitória às suas mãos e lançou o terror no coração dos “cruzados” em sua própria terra natal.
E assim oito irmãos equipados com cintos de explosivos e armas de fogo atacaram precisamente os alvos escolhidos no centro da capital da França. Esses alvos incluiram o Stade de France durante uma partida de futebol — entre os times da Alemanha e França, ambas nações cruzadas — na qual compareceu o imbecil da França (François Hollande), o Bataclan, onde centenas de pagãos se reuniram em uma festa idólotra e perversa. Ocorreram também ataques simultâneos a outros alvos no 10º, 11º e 18º distritos. Paris tremeu sob os pés de seus cruzados, e suas ruas tornaram-se estreitas para eles. O resultado dos ataques é nada menos que 200 cruzados mortos e muitos feridos. Todo louvor e o mérito pertencem a Alá.
Alá abençoou nossos irmãos e concedeu a eles o que eles desejavam. Eles detonaram os cintos explosivos nas massas de descrentes depois de esgotar suas munições. Que Alá os aceite entre os mártires e permita que nos juntemos a eles.
Que a França e todos que seguem o seu caminho saibam que continuarão sendo os principais alvos do Estado Islâmico e que continuarão a sentir o cheiro da morte enquanto seguirem o caminho das cruzadas, enquanto se atreverem a insultar nosso Profeta, e enquanto se vangloriarem de sua guerra contra o Islã na França e de suas ofensivas aéreas contra os muçulmanos na terra do Califado.
Este é apenas o começo. E é também um aviso para aqueles que queiram meditar e tirar lições.

Alá é o maior
(A Alá pertence toda a honra, e a Seu Mensageiro e aos fiéis, mas os hipócritas não o sabem) [Al- munafiqun : 8]”
(fim da carta)

Se estes homens não têm “Deus em seus corações”, então ninguém neste planeta tem.

Senhor Benko, estes ataques foram CLARAMENTE ligado à religião do Islã, e como um ateu, eu me sinto muito ofendido pela sua declaração de que “é fruto de quem não tem Deus no coração”. Ao contrário, esses ataques são o melhor exemplo do que pode acontecer quando as pessoas têm um excesso de Deus no coração.

Uma pesquisa básica vai mostrar que os países mais pacíficos na terra são aqueles que são os menos religiosos, e que os ateus (aqueles que não têm Deus no seu coração) estão sub-representadas na população carcerária. Então, na próxima vez, por favor use algum senso comum antes de falar bobagem por favor.

Responder
Marco Aurélio

Como assim “de quem não tem deus no coração?”, esse cara tá louco! Eu não tenho deus no coração, pago todos os meus impostos, trabalho honestamente, procuro fazer o melhor para as pessoas que me cercam e nunca matei ninguém.

Responder
Moacir S.

Então pesquise mais, e verifique se eles por um acaso eram sem religião e “sem Deus no coração” depois me fale

Responder
Luís Eduardo Pontes

No mínimo infeliz a declaração do presidente da câmara lastimavelmente reproduzida aqui na página oficial da casa.
Sr. Laércio Benko, estude História um pouquinho e veja as atrocidades que foram feitas em nome de um deus ao longo dos tempos. Leia algo sobre a Cruzadas.
Por fim, peça perdão aos ateus, que não têm “deus no coração” mas não saem por aí com aromas na mão matando quem tem.

Responder
Bergue Oliveira Rios

Primeiro, no coração só tem sangue. Segundo, Deus não existe, logo não está em lugar algum. E não foram os ateus que queimaram Giordano Bruno na fogueira santa. Os padres pedófilos são religiosos. Nunca vi falar de guerra santa de ateus. E por fim, como é que esse demente vai falar contra intolerância se, de cara, demonstra intolerância aos céticos.

Responder
Bergue Oliveira Rios

Senhor Laercio Benko, primeiro, no coração só tem sangue. Então o atentado de Paris não foi cometido por pessoas que não têm Deus no coração. Segundo, Deus não existe, logo, não está em lugar algum. E não foram os ateus que torturaram Galileu Galilei e queimaram Giordano Bruno na fogueira santa. Os padres pedófilos são religiosos. Nunca vi falar de guerra santa realizada por ateus. E por fim, como é que você fala contra intolerância se, de cara, demonstra intolerância aos céticos. Você ofendeu a pessoas como eu, Camila Pitanga, Lima Duarte, Bill Gates, Dráuzio Varelas e outros.

Responder
Rondinelli Fortalesa Borges

Repudio a declaração do vereador Laércio Benko. Sou ateu e assim como muitos outros ateus não fazemos mal a ninguém. Milhares de pessoas fizeram e ainda fazem mal aos outros em nome de seus deuses, suas superstições, doutrinas e preconceitos.

Responder
Maer

Se o Vereador Laércio se “expressou mal”, ha postagens d Ateus no mesmo “gênero”! Ofendendo a nós Cristãos…!. Ha tbm na fenpage (Satã) onde “Ateus” incitam ao òdio, intolerância etc. Referente a fala do Vereador leiam Art. 5 da CF (Clausula Pétrea).

Responder
Marcus Passos

Gostaria de deixar registrada a minha repulsa ao comentário infeliz do vereador Laércio Benko. É triste saber que vivo em um país laico, porém sou comparado a assassinos por não crer em nenhuma divindade.

Responder
Luciano

Sendo que a nível federal o próprio Comitê de Direitos Humanos é presidido por um homofóbico, preconceituoso e arrogante pastor (Marco Feliciano) que acha normal pessoas serem agredidas física e verbalmente por terem atração por outras do mesmo sexo, até é compreensível que a Comissão da Câmara de São Paulo seja presidida por uma pessoa como o vereador em questão, que mostrou todas as suas ideias contaminadas, preconceituosas e intolerantes com sua declaração: “…gente sem Deus no coração”.
Essa gente ainda luta incansavelmente com ideias medievais atreladas à religião e deus (no diminutivo). O deus de Abraão e Moisés, Jeová, Alá ou como quer que o chame: homofóbico, genocida, sádico, machista, intolerante, orgulhoso e egocêntrico. Felizmente é só um personagem, criado para dar vazão aos sentimentos e dogmas, estes sim infelizmente reais, das pessoas.

Responder
Diogo Gregório Rosado

Como um “ser” desses pode afirmar que os atos ocorridos em Paris foram cometidos por pessoas que não tem Deus no Coração? Sendo que houve vários relatos de sobreviventes mencionando que ouviram claramente que os terroristas diziam “Viva a Alla!” antes de cometerem sua barbárie.
Se o senhor vereador Laércio Benko querer privar os principais responsáveis desses acontecimentos promovidos na capital da França, que são religiosos, é o mesmo que negar a história das religiões durante a vida da humanidade. Pois nesse contexto histórico o Tempo foi espectador de inúmeros atos monstruosos promovidos em nome de um Deus ou crença! Por favor entenda, Laércio Benko, que o que faz as pessoas más são suas atitudes e caráter, não suas ideologias. Como o mundo já suportou a presença de pessoas ateias maléficas como, Josef Stalin, também tivemos os desprazer de conhecer pessoas como Adolf Hitler, que era cristão, ou hoje mesmo, os adeptos e admiradores do Estado Islâmicos!
E óbvio que tivemos o extremo prazer de conhecer ateus muitos bons como Charles Chaplin, e tivemos o também o prazer de conhecer cristão e islâmicos como, Marthing Luther King e Malcom X.
Peço que, por favor, dê o direito de resposta ou uma retratação aos Ateus e Agnósticos, porque sua frase “Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração. A soma de todas as religiões é igual a Deus”, se tornar uma acusação clara que os atos terroristas foram cometidos por ateus e não por fanáticos religioso!!

Responder
Cristiano Ferreira Bucek

Inadimissível que durante um encontro para se discutir intolerância religiosa o Presidente possa ser tão categórico e irresponsável ao contribuir para a intolerância religiosa que sofrem os ateus.
E tudo isso pra que?
Pra não adimitir que só a religião pode levar mesmo a mais bem intencionada das pessoas à cometer os mais horríveis atos.
Nem de longe quero dizer que todos os religiosos são terroristas. Mas à evidência que nenhum terrorista é ateu, tal afirmação oscila entre a desinformação e a má fé.

Responder
Karlos

Repudio a declaração do excelentíssimo senhor vereador Laércio Benko, creio que para ser simpático ao seu interlocutor ele tenha dito tais palavras, mas quero deixar claro que de maneira alguma concordo com o que foi dito, deus ao longo da história humana foi usado de todas as maneiras possíveis para se cometer as maiores atrocidades contra os homens e nem por isso tomou qualquer atitude.
Esquecendo os antigos deuses pagão indo direto ao deus Abraânico, que deu origem as religiões abraânicas (judaísmo, cristianismo e islamismo) notemos na bíblia no antigo testamento especificamente em Gêneses uma verdadeira história de horror, o deus Abraão era basicamente um deus violento, não sou eu que digo basta ler o antigo testamento.
Jesus uma divindade do judaísmo de maior tolerância, porém não deixava de ter seu lado violento, mas foi usado pelo cristianismo para justificar uma infinidade de guerras religiosas e mesmo mortes individuais, preconceitos dos mais horrendos possíveis, inquisição, escravidão, genocídios, misoginia, homofobia, etc.
Ala o deus muçulmano que é o mesmo Jeová numa nova roupagem tem mostrado sua verdadeira índole, basta olhar as condições atuais dos árabes e as diversas divisões no mundo árabe, e o resultado disso no mundo contemporâneo.
Entre as concepções de deus as mais comuns incluem-se: onisciência, onipotência, onipresença, benevolência (bondade perfeita), simplicidade divina, zelo, sobrenaturalidade, transcendentalidade, eternidade e existência necessária.
Entendo que um ser com tantas qualidades jamais deixaria o homem fazer qualquer coisa que denegrisse sua imagem sem se manifestar ou tomar uma providencia digna de suas qualidades e se deixou fazer é por pura conivência ou por inexistência.
Se alguém tem duvidas quanto ao significado das qualidades expostas vou transcrevê-las para que não haja qualquer duvida.
• Onipotência: poder absoluto sobre todas as coisas, portanto tem o poder para coibir a maldade dos homes quando é feita em seu nome, se não fez ou é porque não quis ou porque não existe;
• Onipresença: poder de estar presente em todo lugar, em todos os pontos da criação indiferente ao tempo, afinal deus é atemporal, fora do tempo, eterno. Se puder estar presente em qualquer lugar ninguém pode fazer nada escondido, tem poder de saber tudo se sabe tudo nenhuma das intenções humana pode lhe passar despercebida;
• Onibenevolência: poder da bondade infinita, qual a bondade em permitir a morte de 6 milhões de judeus, e outros milhões de seres humanos, sem contar a escravidão, homofobia, preconceitos dos mais diversos
A totalização de todos os atributos divinos da a deus a possibilidade de estar presente em todos os pontos da criação, e, portanto se sabe tudo e nada faz….
Mas como tudo tem uma justificação, pode-se dizer que ao homem foi dado livre arbítrio.

Responder
Karlos

Repudio a declaração do excelentíssimo senhor vereador Laércio Benko, creio que para ser simpático ao seu interlocutor ele tenha dito tais palavras, mas quero deixar claro que de maneira alguma concordo com o que foi dito, deus ao longo da história humana foi usado de todas as maneiras possíveis para se cometer as maiores atrocidades contra os homens e nem por isso tomou qualquer atitude.
Esquecendo os antigos deuses pagão indo direto ao deus Abraânico, que deu origem as religiões Abraânicas (judaísmo, cristianismo e islamismo) notemos na bíblia no antigo testamento especificamente em Gêneses uma verdadeira história de horror, o deus Abraão era basicamente um deus violento, não sou eu que digo basta ler o antigo testamento.
Jesus uma divindade do judaísmo de maior tolerância, porém não deixava de ter seu lado violento, mas foi usado pelo cristianismo para justificar uma infinidade de guerras religiosas e mesmo mortes individuais, preconceitos dos mais horrendos possíveis, inquisição, escravidão, genocídios, misoginia, homofobia, etc.
Ala o deus muçulmano que é o mesmo Jeová numa nova roupagem tem mostrado sua verdadeira índole, basta olhar as condições atuais dos árabes e as diversas divisões no mundo árabe, e o resultado disso no mundo contemporâneo.
Entre as concepções de deus as mais comuns incluem-se: onisciência, onipotência, onipresença, benevolência (bondade perfeita), simplicidade divina, zelo, sobrenaturalidade, transcendentalidade, eternidade e existência necessária.
Entendo que um ser com tantas qualidades jamais deixaria o homem fazer qualquer coisa que denegrisse sua imagem sem se manifestar ou tomar uma providencia digna de suas qualidades e se deixou fazer é por pura conivência ou por inexistência.
Se alguém tem duvidas quanto ao significado das qualidades expostas vou transcrevê-las para que não haja qualquer duvida.
• Onipotência: poder absoluto sobre todas as coisas, portanto tem o poder para coibir a maldade dos homens quando é feita em seu nome, se não fez ou é porque não quis ou porque não existe;
• Onipresença: poder de estar presente em todo lugar, em todos os pontos da criação indiferente ao tempo, afinal deus é atemporal, fora do tempo, eterno. Se puder estar presente em qualquer lugar ninguém pode fazer nada escondido, tem poder de saber tudo se sabe tudo nenhuma das intenções humana pode lhe passar despercebida;
• Onibenevolência: poder da bondade infinita, qual a bondade em permitir a morte de 6 milhões de judeus, e outros milhões de seres humanos, sem contar a escravidão, homofobia, preconceitos dos mais diversos
A totalização de todos os atributos divinos da a deus a possibilidade de estar presente em todos os pontos da criação, e, portanto se sabe tudo e nada faz….
Mas como tudo tem uma justificação, pode-se dizer que ao homem foi dado livre arbítrio.

Responder
Elvis Paixão

Se isso é coisa de gente sem deus no coração porque não vejo nenhuma milícia ateia explodindo coisas por ai?

Quem não tem deus no coração e, principalmente na cabeça, não sente necessidade de defender, expandir e consolidar os dogmas, nem tão pouco eliminar a concorrência desse deus.

Responder
Roberto Barbieri

As motivações de um grupo de homens que se armam de bombas e se explodem no meio de multidões precisa ser melhor analisada, pois individualmente estes homens estavam indo a caminho de suas promessas religiosas. Ou não?
Não vamos entrar em discussões religiosas, o espaço não permite, porém se fôssemos analisar todas as atitudes de alta agressividade contra o ser humano de filosofia contrária aos de determinados grupos, veríamos que em todas as religiões e teocracias, desde que as que foram nomeadas pagãs, até o surgimento dos deuses “verdadeiros” de cada uma nas religiões monoteístas mais conhecidas que são o judaísmo, o cristianismo, o islamismo, o neo cristianismo, os montes de seitas sincréticas, que a tragédia permeou durante séculos e milênios continuando até hoje. Em todas as “santas” religiões ocorreram e continuam ocorrendo manifestações bárbaras de intolerância em relação às concorrentes.

Responder
Roberto Barbieri

Por fim o vereador, travestido de pregador e de forma ecumênica demagógica, teria anunciado, na presença de representantes de várias religiões no evento, a seguinte pérola: “A soma de todas as religiões é igual a Deus”.
Quer tratar o assunto de forma séria e no cerne do problema ou quer fazer apologias?

Responder
Flávio Murilo Branco

– Lamentável ter q ler uma declaração tão ignorante como essa. É exatamente o contrário à essa declaração os motivos q levaram os agentes desse episódio à cometê-lo.
Cresçam e se desprendam dessa hipnose q a humanidade será mais feliz e próspera…

Responder
Thiago Vieira

A ignorância daqueles que acreditam que uma boa moralidade está necessariamente associada a uma crença… Lamentável

É muito fácil dizer que religiosos que cometem crimes não eram religiosos pra simplesmente livrar a barra de religiões que contém textos claros que, se são bem ou mal interpretados, levam à gestos de intolerância por preconceito de diversos tipos, principalmente contra diferentes orientações sexuais e diferentes crenças, levando em alguns casos à violência física, como noticiado por diversos jornais.

Responder
Bruno

Total repúdio à esta declaração infeliz deste senhor, atual vereador, Laércio Benko!
Grupos de ateus e agnósticos jamais promoveram atos terroristas como este em toda a história da humanidade.
Retratação pública é o mínimo a ser exigido!

Responder
Newton Rizzi

Entendo que esta frase “não tem deus no coração” virou uma espécie de ditado popular para quem pratica violência. Assim como “Deus me livre” ou “nossa senhora” e assim por diante. Porem, é perigoso ao mesmo tempo porque algumas pessoas fazem correlação a esta frase aos ateus e agnósticos. Pessoas acabam acreditando que todo ateu é violento e imoral pelo simples fato de não terem Deus no coração.

Então acredito que antes de falar coisas como esta seja pensado antes, pois vejo religiosos exigindo respeito mais não perdem tempo de desrespeitar qualquer um que seja, principalmente evangélicos. Então por favor, ateus (que não tem Deus no coração) são pessoas normais, que tem filhos, família, pagam impostos, respeitam a lei e muitas vezes são caridosos. São pessoas boas assim como qualquer outro, compreendam isso.

Responder
Carlos Augusto M. Carvalho [Cacá Pimenta]

Li toda a matéria e todos os comentários, esperando ver a resposta ou defesa do tal vereador, mas acho que ele não teve coragem e é muito covarde e obtuso, até para ler o que escreveram dele…

Responder
ROBSON STICA

Quando o extremismo religioso chega ao ponto de envergonhar os próprios membros de determinado grupo, a saída fácil é dizer que foi falta de deus…
Lamentável, desrespeitoso e desonesto seu comentário Laércio Benko.

Responder
Janaina Panizza

Caro senhor vereador Laércio Benko, todas as barbaridades cometidas em nome de alguma religião foram exatamente isso: cometidas por homens em nome de seus deuses. Nunca se viram ateus infiltrados em organizações religiosas a fim de macular a honra das “pessoas de bem” com cruzadas, perseguições e atentados.
Muito pelo contrário, somos discriminados e aviltados como se a falta de religião fosse uma deformidade de moral e caráter.
Estude, leia e retrate-se pois sua declaração é abuso moral!

Responder
Sebastião de Oliveira Pessoa

É lamentável que o presidente da Comissão de Direitos Humanos coloque a sua fé acima do interesse público, fazer proselitismo religioso não deve ser o objetivo de uma comissão de direitos humanos.

Atacar os Ateus e Agnósticos não ajuda em nada na solução dos problemas, pelo contrário, só incentiva o ódio a uma minoria que é já sofre demais com o preconceito daqueles que pregam o famoso “Amor Cristão”.

Responder
Thiago estevam

Não e só pelo fato de que o cargo de vereador e algo que veio da idade media que ele deva pensar dessa forma retrógrada.
“Caraca” vamos tomar referencia de paises europeus que “quase não tem” religiosos e o pais vive em harmonia e prosperidade.
Já que a culpa e de quem não tem deus no coração vamos ver os benefícios que os cristãos/religiosos políticos fazem por nosso Brasil.
A população carceraria é 95% cristã( ou seja acreditam em deus ou deuses. Me explica isso?!
Vereador/ políticos e tratar e representar os interesses da população e não regurgitar bobagens como essas.
INDIGNADO DMAIS!
TEMOS QUE BOICOTAR PESSOAS COM METES COMO ESSA.

Responder
vande silva

infeliz essa atitude desta advogada sem¨ DEUS no coração¨¨ conheço muitos ateus que tem mais carater que muitos pastores e pai de santo e sarcerdotes de outras religiões eu sou sacerdotes de uma desta e sei e respeito a opinião de tods menos dos fanaticos

Responder
Altair Melo

“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o
que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem
não tem Deus no coração.”

Responder
Paulo

O Vereador está mal informado porque os atentados de Paris foram sim, cometidos por pessoas que tem Deus no coração, e mais, o Deus que esses terroristas seguem é o mesmo da Bíblia, do Tora e do Alcorão, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Ateu nenhum sairia atirando em seres humanos por considera-los infiéis.

Responder
José Valter

Discordo dessa parte que “Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração. A soma de todas as religiões é igual a Deus”. Isso é totalmente divergente de chegar a uma união de religiões. O estado é laico de acordo com a constituição. Não tenho deus no coração, e nem por isso estou matando e nem roubando, etc, por aí. Pelo contrário estou a cada dia mais enfurecido por ter um país que não segue nem as suas leis.

Responder
Cauê

“mas de quem não tem Deus no coração”, fica bastante claro a incompetência do vereador Laércio Benko, ele não sabe o que é tolerância religiosa. Um absurdo sua declaração.

Responder
Josenildo

É absurda a falta de respeito e o despreparo desse senhor que ocupando um cargo público não saiba respeitar o direito e a liberdade de crença das pessoas. As pessoas são livres para acreditar e também para não acreditar, o Estado é laico. Eu por exemplo sou Ateu e me senti ofendido ao ser comparado com terroristas apenas por não acreditar em seres imaginários. Esse senhor é completamente sem noção, ocupando um cargo desses para falar essas asneiras!

Responder
Eder

de todos os comentários aqui, gostaria de afirmar parabenizar a pessoa que escreveu: ” sou ateu e me sensibilizei com os atendados, como pode isto acontecer se sou ateu?” nunca vou negar ou afirmar a existência de Deus, agora aqueles que afirmam mas não respeitam os que não acreditam, sinceramente! são pobres de espíritos e devemos ter pena deles, são verdadeiramente pessoas ignorantes.

Responder
Flávio Ribeiro

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo promoveu um evento para discutir intolerância religiosa, quando o seu presidente, o vereador Laércio Benko, declarou o seguinte:
“Tratamos especificamente do caso de Paris para mostrar que o que foi feito lá não é fruto de nenhuma religião, mas de quem não tem Deus no coração.”

Isso já mostra uma intolerância contra ateus. Para ser bom preciso de religião? aaaah para, né?

Responder
Alexandre Montenegro

Estou realmente abismado em saber que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo promoveu um evento para discutir intolerância religiosa, na qual o seu presidente, o vereador Laércio Benko, irresponsavalmente declara que os atentados de Paris foram praticados por quem “não tem Deus no coração.”
Quando vão finalmente parar de “demonizar” quem não acredita em Deus?!
Além disso, basta um mínimo de conhecimento geral para saber que atos terroristas estão normalmente (senão sempre) ligados a fanatismo religioso. Ou seja: SÃO PRATICADOS POR QUEM “TEM DEUS NO CORAÇÃO”!
Chega de hipocrisia! Mais respeito!

Responder
silvio

Só que a homofobia, extorsão, charlatanismo, machismo, violência infantil e o curandeirismo (sem contar o excesso de ruído) tem “deus no coração”.

Responder
Edivan

É incrível a capacidade que muitos seres humanos tém
de distorcer a verdade. acredito que pelo desejo oculto
de manter-se com razão, mesmo sendo irracional.
É notável como fazem essa distinção de verdade lógica
e verdade divina, inclusive alguns se vangloriam
por ignorarem o que é notável. e seguirem de cabeça erguida
com seus princípios.
De certo modo não vejo conexão lógica entre respeito a religião
e respeito ao ser humano. Não há como os dois existirem
em sintonia.

Responder
Marcos Paulo

A maior prova de que não existe nenhum deus é que se reuniram com diversas religiões para discutir sobre um atentado religioso, mas, eu disse: Mas; não havia nenhum deus palestrando!!! kkkkkkkkk

Responder
Solano Holz

Inicialmente, vale lembrar que as pessoas envolvidas no episódio acreditam piamente seguir um Deus. Em segundo lugar, não acreditar em Deus, ou seja, não possuir “Deus no coração”, não implica em cometer atos desse tipo. Necessário se faz ainda lembrar que o Estado brasileiro é laico, não sendo sequer plausível que se atribua importância à crença em algum Deus para se considerar uma pessoa melhor ou pior. Comentário infeliz, preconceituoso, discriminatório, pouco esclarecido e inoportuno.

Responder
Maomé

Creio eu o vereador percebeu a lambança e trocaram a palavra “deus” por “amor”

Alguém tem o print da tela? Não podemos deixar batido uma frase tão absurda como a proferida pelo vereador Laércio Benko.

Aliás, o terrorista devia ter amor no coração… mas amor por outras causas das quais provavelmente discordamos.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também