Conselho da Condição Feminina entrega medalha Ruth Cardoso

RenattodSousa

O Conselho Estadual da Condição Feminina se reuniu nesta quinta-feira na Câmara Municipal de São Paulo para homenagear quatro conselheiras com a medalha Ruth Cardoso, compondo, desta forma, o Conselho da Medalha. As escolhidas serão responsáveis por eleger as entidades ou personalidades que deverão ser agraciadas com a mesma medalha no mês de março, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Receberam a homenagem as conselheiras Gislaine Doraide Ribeiro Pato, Maria Elizabeth Falcão Silva, Maria Shirabayashi de Castro Porto e Thais Cassoli Reato Cézar.

Para Gislaine Doraide Ribeiro Pato, uma das homenageadas por seu trabalho como conselheira, delegada e coordenadora das delegacias de defesa da mulher do Estado de São Paulo, houve avanços nas políticas públicas para as mulheres, como a Lei Maria da Penha (nº 11.340).

No entanto, ainda segundo Gislaine, faltam campanhas e ampliação da rede de apoio à Justiça. Muitas vezes, as mulheres morrem dentro de seus lares, porque dependem do marido ou não podem contar com o acolhimento de familiares. É necessária a ampliação das casas abrigo, afirmou.

O vereador Floriano Pesaro (PSDB) compareceu ao evento e relembrou a importância do incentivo de Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e morta em 2008, em sua carreira política. Ruth foi importante em toda a sua militância como feminista, como lutadora pela garantia de direitos e defesa da igualdade da justiça social. E a reunião do Conselho hoje que presta homenagem a mulheres que se destacaram ao longo desse ano por seu trabalho social, especialmente no combate à violência física, moral e sexual contra a mulher na cidade e no Estado de São Paulo, destacou.

Nascida em Araraquara, em 1930, Ruth Cardoso iniciou os estudos acadêmicos aos 19 anos, quando ingressou em primeiro lugar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Tendo vasta e premiada carreira, a ex-primeira-dama (Fernando Henrique Cardoso) fez parte, em 1983, da primeira formação do Conselho Estadual da Condição Feminina, criado pelo então governador André Franco Montoro.

(22/11/2012 – 21h55)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também