Betinho 80 anos: debate aborda o legado do sociólogo na luta por políticas públicas

 

IMG_2643

Debate “Betinho 80 anos – o seu legado e as novas fomes do Brasil”            Foto:André Bueno/CMSP

DA REDAÇÃO

Os 80 anos de Herbert de Souza – o Betinho – que seriam completados este ano, foram homenageados na Câmara Municipal com o debate “Betinho 80 anos –  o seu legado e as novas fomes do Brasil”, destacando a importância que o sociólogo teve e tem no nosso país. Realizado na noite desta terça-feira (8/12), pela Equipe de Eventos e a Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo, a discussão também contou com a exibição do documentário “Betinho – A Esperança Equilibrista”.

As mudanças sociais ocorridas no Brasil nas últimas décadas e a luta por direitos ainda em curso no país foram o tema central da discussão, que trouxe questões das agendas atuais de combate à pobreza e à desigualdade e a atuação de ONGs para a promoção da Democracia e Cidadania.

“O Betinho tem uma força simbólica impressionante. A Escola do Parlamento visa discutir entre outras questões da cidade, as políticas públicas. E nessa celebração de 80 anos do Betinho, trazer para o parlamento um debate que foi a vida dele – é de fato nosso papel. É uma conjunção fortuita trazer um debate sobre a militância de uma pessoa que foi muito atuante nesses tempos, em um cenário onde a cidade precisa debater com mais cuidado as políticas públicas atreladas a erradicação da fome”, destacou o diretor presidente da Escola do Parlamento, Christy Ganzert Pato.

Para o filho do sociólogo e idealizador do documentário “Betinho – A Esperança Equilibrista”, Daniel de Souza, além de uma homenagem, o trabalho é forma estimular a população em prol dos direitos humanos. “O projeto começou para celebrar estes 80 anos e também com o objetivo de mostrar para os jovens que não conheceram ele ou todas suas campanhas e lutas. Mostrar quem ele foi é uma forma de mobilizar os brasileiros em cima das lutas que ele deixou para a gente. E até em função da situação política atual acabou sendo um manifesto em prol dos direitos humanos e da democracia”, afirmou.

A professora de Gestão de Políticas Publicas da EACH –SP, Renata Bichir ressaltou a importância de manter este debate em pauta na sociedade e o exemplo de Betinho como um perfil empreendedor de política publica. “Acho que temos avanços importantes. A desigualdade no Brasil tem diminuído e a insegurança alimentar tem caído de maneira importante, mas ainda temos situações regionais ou grupos demográficos que ainda são afetados. Precisamos continuar com uma agenda de política pública de garantia de direitos. Precisamos de pessoas entusiastas como o próprio Betinho. Esse é um conceito importante em análise de política pública, que tipo de figura pública e política a gente precisa para provocar esses temas na agenda”, destacou.

Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania – edição 2016

O evento lançou a edição 2016 do Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo anualmente, desde 1997.  A premiação é destinada às ONGs que se destacam em projetos direcionados à luta pela cidadania no município de São Paulo. O objetivo é enaltecer o exemplo de vida e perpetuar o trabalho realizado por Betinho em prol da Democracia e da Igualdade de Direitos.

As inscrições estarão abertas de 06 a 24 de junho de 2016 e a premiação acontecerá dia 08 de agosto do mesmo ano.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também