GCM terá cartilha para orientar como guardas devem tratar moradores de rua

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Secretário de segurança urbana e vereadores discutem trabalho da GCM junto aos moradores de rua
Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) terá a partir do próximo ano uma cartilha com orientações para que o policial saiba lidar com a população em situação de rua. Os projetos e ações desta pasta foram apresentados nesta quarta-feira (9/12) pelo secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, durante reunião da subcomissão instalada pela Comissão de Finanças e Orçamento para analisar os impactos dos programas e políticas públicas para essas pessoas.

“As cartilhas terão 10 recomendações e uma lista com serviços e telefones voltados para moradores de rua. O material será distribuído nas 36 inspetorias da GCM e em algumas subprefeituras”, declarou Mariano. “A ideia surgiu após recebermos algumas reclamações de que os GCMs e servidores das subprefeituras estariam retendo pertences pessoais da população em situação de rua”, acrescentou.

Para o presidente do colegiado, vereador Paulo Fiorilo (PT), essa iniciativa é fundamental para melhorar a relação do poder público com pessoas em situação de rua. “As reclamações que chegaram até nós, principalmente em relação à região central, é que a GCM estava apreendendo documentos e outras coisas de uso pessoal desses cidadãos, e isso não pode acontecer. Essa cartilha ajudará a orientar o profissional a saber o que pode ou não apreender”, declarou.

O relator da subcomissão, vereador Aurélio Nomura (PSDB), gostou das propostas, mas sinalizou para a necessidade de ações integradas entre todas as secretarias. “Percebemos que existe um grande investimento para a população em situação de rua e os resultados são poucos. É necessário que haja uma maior interação entre os setores envolvidos para garantir um melhor atendimento para essas pessoas”, disse. 

Subcomissão 

A Subcomissão dos Moradores em Situação de Rua foi instalada neste semestre pela Comissão de Finanças e Orçamento após reunião dos parlamentares com o cardeal Dom Odilo Scherer e a secretária Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social). “Verificamos que existem alguns problemas. Por isso, decidimos produzir um relatório da Câmara para apresentar sugestões de melhorias desses serviços”, explicou o vice-presidente da subcomissão, vereador Ricardo Nunes (PMDB).

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