Ouvidoria da Câmara recebeu 35% a mais de solicitações em 2015

DA REDAÇÃO

A Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo recebeu 35% a mais de solicitações em 2015 se comparado ao ano anterior. Foram registrados 6.681 sugestões, reclamações ou críticas da população referentes a projetos de leis e eventos.

“A maioria das pessoas (86%) procurou o atendimento presencial, que viabiliza o contato direto entre o munícipe e os agentes”, revelou o ouvidor Marcelino Atanes Neto. “Consideramos o atendimento da Ouvidoria acolhedor. Sempre na busca de informar, orientar e encaminhar, quando for o caso, o cidadão da melhor forma possível. Isto acaba se refletindo na satisfação das pessoas e no aumento da demanda deste serviço”, acrescentou.

O projeto de revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – zoneamento – foi uma das propostas mais requisitadas na Ouvidoria. De acordo com balanço da instituição, cidadãos pediram a cópia dos áudios dos debates que foram realizados na Câmara e nas regiões e apresentaram sugestões para serem incorporadas ao texto.

Os detalhes do Projeto de Lei (PL) 842/2013, dos vereadores Mario Covas Neto (PSDB) e Toninho Vespoli (PSOL), que cria o Bilhete Especial do Desempregado, foram motivos de procura da sociedade à Ouvidoria. De acordo com a proposta aprovada no segundo semestre do ano passado, o benefício será concedido pelo Executivo a trabalhadores que exerceram o cargo por pelo menos seis meses no último emprego com carteira assinada e foram demitidos sem justa causa.

A Ouvidoria atendeu à população para esclarecer dúvidas sobre o Câmara no Seu Bairro – projeto realizado pelo legislativo no ano passado com o objetivo de aproximar os vereadores da população. “Os principais questionamentos foram para saber quais vereadores estariam presentes nas reuniões, programação, sugestões de alteração do local de determinada reunião e para que se tenha uma equipe responsável pelo programa dentro da Câmara e elogios sobre o projeto”, contou Atanes.

Para este ano, explicou o ouvidor, o objetivo é ampliar a divulgação da Ouvidoria. “Queremos que o cidadão possa cada vez mais interagir com o poder legislativo, reclamando, solicitando informações, criticando e elogiando as atividades da Câmara e de seus parlamentares”, revelou Atanes.

O jornalista da Ouvidoria, Wilson dos Santos, falou que o objetivo é sempre melhorar o serviço prestado à população. “Temos como meta chegar a um nível de satisfação plena no atendimento dos que nos procuram. Por ser o canal oficial de interação com o público externo, os trabalhos desenvolvidos no setor prezam por respostas no menor prazo possível, de forma clara, objetivo e precisa, para garantir a transparência, integridade e o respeito no trato das informações produzidas e prestadas aos usuários”, explicou.

A Ouvidoria da Câmara, acrescentou Atanes, tem um papel fundamental para o município. “A Ouvidoria é um estímulo para que a cidadania seja efetivamente praticada na sociedade”, explicou. “O trabalho da Ouvidoria nunca é essencialmente instrumental, ele também tem uma função política e social, tendo como fundamento a prestação de um serviço de representação e intermediação de interesses”, disse.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também