Compositor e instrumentista Cléber Augusto recebe Título de Cidadão Paulistano

abre-titulo

Compositor, cantor e violonista Cléber Augusto posa para foto com o vereador Alessandro Guedes (PT)
Foto: Luiz França / CMSP


DA REDAÇÃO

O compositor, cantor e violonista Cléber Augusto recebeu o Titulo de Cidadão Paulistano em uma sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (23/3), no Salão Nobre da Câmara Municipal. A solenidade foi uma iniciativa do vereador Alessandro Guedes (PT) e reuniu personalidades da musica popular e de movimentos culturais.

Cleber Augusto nasceu no Rio de Janeiro em 1950 e iniciou sua carreira de violonista aos 20 anos, por influência dos grandes músicos e artistas da época, como Manuel da Conceição, Baden Powell, João Bosco, entre outros, o que fez com que tomasse gosto pelos ritmos genuinamente brasileiros, como a bossa nova, MPB, chorinho e samba. Chegou a se formar em arquitetura, mas não exerceu a profissão para se dedicar à música. Em 1980, Cléber se lançou como compositor no ‘Berço dos Bambas’, do Cacique de Ramos.

Ainda no início da década de 80 entrou no grupo Fundo de Quintal, do qual foi um dos principais compositores durante os 24 anos em que participou do grupo. Em 2003 partiu para a carreira solo, mas em 2004 sofreu uma cirurgia na garganta para tratar de um tumor e ficou impossibilitado de cantar. Hoje, segue carreira de violonista e compositor de grandes sucessos.

“Cléber é um cara iluminado, talentoso e humilde. Um exemplo que vai além da música, um exemplo de resignação. Hoje ele fala com o violão e encanta todos com a sua arte. Esse é um momento muito especial de reconhecimento”, ressaltou o produtor musical e amigo Mauricio Rocha.

Para o vereador Alessandro Guedes, o Título representa um reconhecimento da dedicação de Cléber à música e de suas contribuições culturais à cidade. “A comunidade do samba de São Paulo propôs realizar essa homenagem e eu achei merecida. Não pensei duas vezes, porque sei do currículo dele, do serviço quem tem prestado para a cultura e para o samba nacional. O histórico dele fala por si só, desde muito jovem se dedicando à música e se tornando um verdadeiro arquiteto do samba. Então, São Paulo o recebe de braços abertos por ter feito muita gente feliz através de suas composições”, afirmou o vereador.

A filha e porta voz do compositor, Carien Bastos, falou da emoção do pai em receber o reconhecimento. “Ele ficou muito feliz com essa homenagem, ficou muito ansioso por este dia. É muito legal para a gente, que é de um lugar diferente, apesar de viver muito aqui por conta dos shows e de toda carreira, receber este carinho da cidade, é muito gratificante”, disse.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também